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larini
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Comportamento do cambio 9 marchas Empty Comportamento do cambio 9 marchas

em 15/1/2019, 14:02
Beleza pessoal?

Adquiri meu TrailHawk 2019 a pouco, e gostaria de saber de vocês, proprietários do modelo Diesel, se o comportamento do câmbio é sempre estar engatado, mesmo tirando o pé do acelerador. Tive outros carros automáticos a gasolina, que quando se tira do pé do acelerador, ele meio que "pisa na embreagem" e a rotação desce como se estive em neutro.

Estando sempre engatado parece que o carro "segura" mais.

Valeu
antemax
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Comportamento do cambio 9 marchas Empty Re: Comportamento do cambio 9 marchas

em 15/1/2019, 14:30
opa, blz!

é dificil comparar um motor a gasolina/flex com um diesel.. naturalmente o motor diesel vai segurar mais o carro por ter uma faixa de rotação menor e ser tb mais torcudo.
entao, qndo vc tira o pé do acelerador numa descida, o motor a gasolina/flex vai embalar mais q o diesel.

de qlqr forma, não é comum, em qlqr tipo de motor, o carro desengatar de fato. o q acontece é essa diferençe na elasticidade dos motores.
até ai, tudo normal com o seu motor e cambio!
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luizeduardo
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Comportamento do cambio 9 marchas Empty Re: Comportamento do cambio 9 marchas

em 16/1/2019, 09:09
100% normal!
Segue em frente!
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Ccesar
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Comportamento do cambio 9 marchas Empty Re: Comportamento do cambio 9 marchas

em 8/2/2019, 14:24
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Essa é mais uma das vantagens do motor diesel: um baita freio motor! Aliás, os algoritmos da caixa de marcha parece que sabem disso e reduzem uma marcha em descida quando vc usa o freio motor, que dá uma roncada, por exemplo na terceira, e segura bem o peso do bichão. Aliás, a tal da borboleta é uma mão na roda: trânsito lento à frente, já dou logo uma cutucada na marcha anterior e nem uso freio.

O meu já está com mais de 70000 km com pneus originais e só na revisão de 60000 troquei as pastilhas de freio (ainda iam mais longe, mas resolvi adiantar pra não ter que voltar na oficina entre revisões), e olha que moro em BH, uma cidade cheia de morros.

Minha opinião é usar e abusar do freio motor, pois além de economizar freio (pois quem freia é o motor) e pastilhas, você gera esforço no conjunto biela, cilindro etc que é contrário ao da explosão, o que, na minha opinião é bom para o desgaste mais uniforme do motor.
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Roberto Benzi
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Comportamento do cambio 9 marchas Empty Re: Comportamento do cambio 9 marchas

em 9/2/2019, 18:28
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Boa tarde larini,

Vi as respostas dos outros amigos do forum e acredito que sua dúvida já esteja sanada. Só vou te contar alguma experiencia que tive como Renegade pois talvez possa ajudá-lo a conduzir de uma forma que te agrade mais.
Tenho um Trailhawk tb, e um Land Rover Defender (como a maioria sabe é um veículo extremamente robusto e desconfortável em todos os aspectos). Comprei o Renegade justamente para substituir meu antigo carro de cidade (Toyota Fielder, que era bastante macio na direção). Quando vi o material publicado sobre o Renegade, imaginei que teria um comportamento on road diferenciado dos outros SUVs. Fiz um test drive, mas não deu tempo para sentir o carro pois aqui em SP o test drive é basicamente dar a volta no quarteirão. Depois que passei a usar o Renegade no dia a dia, percebi que o ZF9 não era esse milagre que a FCA vendeu como perfeito pareamento motor-cambio. O motor da FCA eu acho uma maravilha (gostaria de poder enfiar um daqueles dentro da Defender rs). E também me incomodou bastante uma sensação de "tranco" quando em baixa velocidade retirava o pé do acelerador (freio motor atuando muito severamente em um cambio tão moderno) e também uma sensação muito chata de tranco quando em baixa velocidade eu voltava a acelerar. Perguntei para a FCA se era normal e sempre dizem que é tudo normal dentro do esperado. Confesso que fiquei um pouco decepcionado naquela hora pois eu já tinha um veículo "bruto" e estava justamente esperando ter um segundo carro mais confortável. Fizeram várias programações e updates no software do cambio mas nada ficou diferente. Hoje em dia aprendi a conviver com essa situação. Uma dica que me deram na própria FCA para "enganar" um pouco o cambio foi: quando estiver em via lenta e sentir que o giro está muito alto e o carro está muito preso ao acelerador (cada pequeno movimento no acelerador vc sente frear ou arrancar), pise lentamente no acelerador para aumentar um pouco a velocidade (levemente para que não haja kick down) e depois libere um pouco o pedal do acelerador. O carro muitas vezes fará uma troca para uma marcha mais leve e manterá essa marcha até que seja solicitado por um novo kick down ou um aclive no trajeto, onde ele trocará para a marcha adequada. Em descidas eu te aconselho o mesmo que os amigos disseram. Desça na marcha que o cambio escolher e espere chegar até o fim da ladeira, quando você acelerará e o cambio mudará para uma marcha mais leve sozinho. Infelizmente dependendo do local, as pessoas olham mal um carro descendo engrenado com o motor fazendo muito barulho de rotação alta, mas se isso não te incomodar, siga em frente. Acho que você vai ter bons momentos com seu Jeep Renegade e também uma ótima economia de combustível. P.s. esse texto é 100% pensando em uma condução on road. Não leve em consideração caso você vá para fora de estrada pois a condução é bem diferente. Um grande abraço e muito sucesso com o carro! Very Happy
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Pop
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Comportamento do cambio 9 marchas Empty Re: Comportamento do cambio 9 marchas

em 19/2/2019, 14:34
Pessoal, belê!
Adquiri um Renegade Trailhawk 2019 - 0 km (agora com 600 km rodados) e estou incomodado com o câmbio. Levei na Jeep Florença aqui em Curitiba e fizeram 2 atualizações que não resolveram o problema...
O Problema: Ao chegar acima da velocidade de 50km/h, e mantendo a velocidade constante entre 50 e 60 km/h, parece que há uma vibração (tipo um ronco) vindo do diferencial, pois a sensação é que o tal ronco venha de trás. Quando essa leve vibração começa, ela continua mesmo se a velocidade baixar até quase parar o carro. Mesmo se eu não paro completamente e volto a acelerar gradualmente, o tal ronco persiste. Da a impressão que as engrenagens estão fora de sincronismo. Se eu parar o problema só recomeça acima dos 50 novamente.
Detalhe: Se eu acelerar forte, não aparece o problema.

Alguém pode me dizer o que pode ser?


Última edição por Pop em 19/2/2019, 16:15, editado 1 vez(es)
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Roberto Benzi
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Comportamento do cambio 9 marchas Empty Re: Comportamento do cambio 9 marchas

em 19/2/2019, 14:50
Olá Pop,

Não sei se te ajuda, mas mas você chegou a verificar os giros do motor nessas duas situações? (com vibração e sem vibração?)
O motor diesel faz um ronco mais forte quando está tracionando em baixa rotação, ou seja com a turbina enviando menos ar para as camaras de combustão.
Já percebi que o cambio ZF9 as vezes insiste em manter uma marcha muito leve, deixando o motor com giros realmente baixos. Nessas situações o ruido do motor fica diferente e tende a vibrar mais.
Antes de tudo, eu faria um teste de chegar nesse ponto de "ronco" e acionar de modo manual a troca de marchas e escolher uma marcha mais pesada para elevar os giros do motor para pelo menos 1500/1700 rpm, para assim verificar se o ruido melhora.
Acho um pouco difícil ser uma falta de sincronia do diferencial traseiro pois ele só faz o acoplamento em situação de muita perda de aderência ou então com acionamento manual no seletor do painel. Em todo o caso, faça o teste também de acionar o botão 4WD durante a condução para ver se faz alguma diferença no ruido.
E em relação a FCA, eu aconselharia a procurar outras concessionárias, pois a qualidade do serviço não é igual para todas.
Espero que tenha ajudado de alguma forma.
Um abraço e boa sorte com o carro!
Roberto
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Pop
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Comportamento do cambio 9 marchas Empty Re: Comportamento do cambio 9 marchas

em 19/2/2019, 15:15
Roberto,
O diferencial realmente é quase certo que não é... até porque se fosse, faria em todos os regimes de rotação e velocidade.
Realmente as vezes o problema não aparece. As vezes sim. Fica difícil até para os consultores da Jeep verificarem, pois andaram com o carro e disseram que não notaram nada.
De qualquer maneira vou seguir seu conselho e tentar alterar os giros em modo manual pra ver se resolve. Se resolver, é uma característica do Powertrain. (quem sabe fazer um test drive no carro da revenda).
Se não, deve ser algo no câmbio e aí o problema é maior.
Quero ver se agendo em outra concecionária Jeep para ver outra opinião.

Obrigado pela ajuda.
jeb
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Comportamento do cambio 9 marchas Empty Re: Comportamento do cambio 9 marchas

em 19/2/2019, 18:07
@Roberto Benzi escreveu:Olá Pop,

Não sei se te ajuda, mas mas você chegou a verificar os giros do motor nessas duas situações? (com vibração e sem vibração?)
O motor diesel faz um ronco mais forte quando está tracionando em baixa rotação, ou seja com a turbina enviando menos ar para as camaras de combustão.
Já percebi que o cambio ZF9 as vezes insiste em manter uma marcha muito leve, deixando o motor com giros realmente baixos. Nessas situações o ruido do motor fica diferente e tende a vibrar mais.
Antes de tudo, eu faria um teste de chegar nesse ponto de "ronco" e acionar de modo manual a troca de marchas e escolher uma marcha mais pesada para elevar os giros do motor para pelo menos 1500/1700 rpm, para assim verificar se o ruido melhora.
Acho um pouco difícil ser uma falta de sincronia do diferencial traseiro pois ele só faz o acoplamento em situação de muita perda de aderência ou então com acionamento manual no seletor do painel. Em todo o caso, faça o teste também de acionar o botão 4WD durante a condução para ver se faz alguma diferença no ruido.
E em relação a FCA, eu aconselharia a procurar outras concessionárias, pois a qualidade do serviço não é igual para todas.
Espero que tenha ajudado de alguma forma.
Um abraço e boa sorte com o carro!
Roberto

Roberto, esse ronco pode ser testado na areia ou barro, pelo seletor, caso seja o diferencial. Também acredito que não seja.
A única coisa que gostaria de mencionar é de que o sistema 4WD do Renegade é acionado nas seguintes situações:
* Inclinação com baixa velocidade (por exemplo, uma saída de shopping ou uma rampa de alinhamento/balanceamento)
* Perda de aderência.
* Retomadas na estrada.
O 4WD é completamente desligado quando ele está em inércia. Do contrário, o sistema vai dosando entre 30% e 60%.

Os trancos no ZF9 ocorrem, normalmente, quando o câmbio está abaixo de 70/65 graus (frio eu diria). Acima disso é mínimo, porém mais forte entre 4a e 5a marchas.
Eu acho um ótimo câmbio, mas esses "engasgos" são chatos demais.

J.

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Comportamento do cambio 9 marchas Empty Re: Comportamento do cambio 9 marchas

em 20/2/2019, 09:18
Isso mesmo Jeb... sempre ocorre entre quarta e quinta marchas.
É normal das versões diesel?
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Comportamento do cambio 9 marchas Empty Re: Comportamento do cambio 9 marchas

em 20/2/2019, 09:49
@Pop escreveu:Isso mesmo Jeb... sempre ocorre entre quarta e quinta marchas.
É normal das versões diesel?

Sim, no sentido de ocorrer sim. Mas não é bem normal.

Inclusive tenho acompanhado o fórum americano do Renegade e que relatam o mesmo problema.

https://www.jeeprenegadeforum.com/forum/305-transmission/50850-5th-gear-noise-vibration-9-speed-auto.html

https://www.jeeprenegadeforum.com/forum/305-transmission/75521-9-speed-auto-box-noise-between-changes.html

Li em algum lugar que é uma caraterística física do câmbio. Se eu lembrar ou achar, posto.

J.

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Comportamento do cambio 9 marchas Empty Re: Comportamento do cambio 9 marchas

em 20/2/2019, 12:00
@Pop escreveu:Pessoal, belê!
Adquiri um Renegade Trailhawk 2019 - 0 km (agora com 600 km rodados) e estou incomodado com o câmbio. Levei na Jeep Florença aqui em Curitiba e fizeram 2 atualizações que não resolveram o problema...
O Problema: Ao chegar acima da velocidade de 50km/h, e mantendo a velocidade constante entre 50 e 60 km/h, parece que há uma vibração (tipo um ronco) vindo do diferencial, pois a sensação é que o tal ronco venha de trás. Quando essa leve vibração começa, ela continua mesmo se a velocidade baixar até quase parar o carro. Mesmo se eu não paro completamente e volto a acelerar gradualmente, o tal ronco persiste. Da a impressão que as engrenagens estão fora de sincronismo. Se eu parar o problema só recomeça acima dos 50 novamente.
Detalhe: Se eu acelerar forte, não aparece o problema.

Alguém pode me dizer o que pode ser?

Pop,

Definitivamente isso não é normal e particularmente não gostei muito do atendimento da Florença, só fiz a revisão de 20mil lá pois a CSS que havia em São José dos Pinhais fechou (recentemente abriu uma Barigui na Av. das Torres).

Acho que seu carro pode ter vindo com alguma coisa de fabrica, se não conseguir descobrir nada de repente podemos nos encontrar para dar uma olhada e comparar, tenho um RN diesel que acabou de passar dos 30 mil km e jamais notei esses ruídos vindos da transmissão, estou pela região metropolitana de Curitiba.

@Roberto Benzi escreveu:Olá Pop,

Não sei se te ajuda, mas mas você chegou a verificar os giros do motor nessas duas situações? (com vibração e sem vibração?)
O motor diesel faz um ronco mais forte quando está tracionando em baixa rotação, ou seja com a turbina enviando menos ar para as camaras de combustão.
Já percebi que o cambio ZF9 as vezes insiste em manter uma marcha muito leve, deixando o motor com giros realmente baixos. Nessas situações o ruido do motor fica diferente e tende a vibrar mais.
Antes de tudo, eu faria um teste de chegar nesse ponto de "ronco" e acionar de modo manual a troca de marchas e escolher uma marcha mais pesada para elevar os giros do motor para pelo menos 1500/1700 rpm, para assim verificar se o ruido melhora.
Acho um pouco difícil ser uma falta de sincronia do diferencial traseiro pois ele só faz o acoplamento em situação de muita perda de aderência ou então com acionamento manual no seletor do painel. Em todo o caso, faça o teste também de acionar o botão 4WD durante a condução para ver se faz alguma diferença no ruido.
E em relação a FCA, eu aconselharia a procurar outras concessionárias, pois a qualidade do serviço não é igual para todas.
Espero que tenha ajudado de alguma forma.
Um abraço e boa sorte com o carro!
Roberto

Apesar de ser algo subjetivo e que depende de um referencial eu noto comportamento oposto ao seu às vezes (rpm acima do necessário). É comum ver ele pouco acima dos 2000rpm em uma reta, por exemplo, aí vc tem que dar aquela pisadinha a mais no acelerador para ele 'se espertar' ou então subir uma marcha manualmente na borboleta.

Via de regra o meu sempre trabalha entre 1500 e 2250rpm mas obviamente vai depender do transito, pressão no acelerador, etc. Lembrando que o melhor torque dele ocorre em 1750rpm se não estou enganado.

Esse 'freio motor' no cambio automático dele é uma delicia mas realmente demora um pouco até se acostumar e eventualmente faz coisas que você não quer/precisa (tipo reduzir uma marcha em uma frenagem leve sem haver necessidade). No dia a dia lembra um automatizado mas com conforto e sem os trancos...rsrs   Very Happy

@jeb escreveu:
@Pop escreveu:Isso mesmo Jeb... sempre ocorre entre quarta e quinta marchas.
É normal das versões diesel?

Sim, no sentido de ocorrer sim. Mas não é bem normal.

Inclusive tenho acompanhado o fórum americano do Renegade e que relatam o mesmo problema.

https://www.jeeprenegadeforum.com/forum/305-transmission/50850-5th-gear-noise-vibration-9-speed-auto.html

https://www.jeeprenegadeforum.com/forum/305-transmission/75521-9-speed-auto-box-noise-between-changes.html

Li em algum lugar que é uma caraterística física do câmbio. Se eu lembrar ou achar, posto.

J.

Em um dos links que você postou tem um vídeo um pouco longo explicando isso (dog-clutch), ele ocorre em 4-5 como em 7-8 mas também não creio que tenha relação com o comportamento em questão.

Abraços,
Eduardo.
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Pop
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Comportamento do cambio 9 marchas Empty Re: Comportamento do cambio 9 marchas

em 20/2/2019, 14:05
Vou ver se agendo um test drive para comparar e, conforme for, vou levar na Jeep Divesa para ver se muda o diagnóstico.

Se tiverem problema parecido e resolvido, por favor, avisem.

Valeu pessoal.
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rafajung
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Comportamento do cambio 9 marchas Empty Re: Comportamento do cambio 9 marchas

em 10/3/2019, 22:19
Estou com um Trailhawk 2019 a quase duas semanas e tenho notado um comportamento que não sei se trata de anomalia ou característica do câmbio ZF9.
Tenho reparado que após uma manobra de ré (R) paro o carro e passo para o D, nesse momento não posso acelerar pois o câmbio não parece acoplar imediatamente, se acelerar o giro sobe mas o carro não anda.
Esse delay parece que dura 2 segundos no máximo mas é um tempo enorme na hora de manobrar no trânsito urbano.
Esse fenômeno acontece mais claramente quando o carro está frio, ou ficou parado por um tempo maior que 15 minutos. Depois de rodar um pouquinho não percebo o fenômeno ocorrer, apenas logo após iniciar o uso.
Fiz um vídeo mas é um pouco difícil de perceber o delay.
Alguém que tenha percebido algo parecido?
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neobr
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em 10/3/2019, 23:22
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@rafajung escreveu:Estou com um Trailhawk 2019 a quase duas semanas e tenho notado um comportamento que não sei se trata de anomalia ou característica do câmbio ZF9.
Tenho reparado que após uma manobra de ré (R) paro o carro e passo para o D, nesse momento não posso acelerar pois o câmbio não parece acoplar imediatamente, se acelerar o giro sobe mas o carro não anda.
Esse delay parece que dura 2 segundos no máximo mas é um tempo enorme na hora de manobrar no trânsito urbano.
Esse fenômeno acontece mais claramente quando o carro está frio, ou ficou parado por um tempo maior que 15 minutos. Depois de rodar um pouquinho não percebo o fenômeno ocorrer, apenas logo após iniciar o uso.
Fiz um vídeo mas é um pouco difícil de perceber o delay.
Alguém que tenha percebido algo parecido?

Creio que seja uma característica do ZF, o meu também tem comportamento similar desde sempre (quase 2 anos). Não percebo esse "delay" só com o carro frio/algum tempo parado e sim quase sempre, mas não chega a incomodar pois não é uma manobra que faço com muita frequência.

Nas primeiras vezes estranhei isso também mas imagino que seja uma forma do cambio se preservar enquanto inverte as engrenagens, acabei pegando o costume esperar alguns instantes ao mudar de R para D e vice-versa (você não comentou mas eventualmente percebo isso também).

Soltar o freio um pouco antes ajuda a sentir o 'timing' de acelerar pois o carro irá começar a se mover, desde que o Hill Start não esteja atuando.

Abs,
Eduardo.
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