- André Capareli
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Pessoal, boa tarde!
Meu mecanico está recomendando a troca do óleo da transmissão do RNG, não por ele ter identificado algum problemas, mas por experiência e precaução.
Meu RNG tá com 58mil km.
Vcs recomendam seguir com a troca?
E pra quem já fez esse troca, quanto $$$ gastaram?
Abraços!
Meu mecanico está recomendando a troca do óleo da transmissão do RNG, não por ele ter identificado algum problemas, mas por experiência e precaução.
Meu RNG tá com 58mil km.
Vcs recomendam seguir com a troca?
E pra quem já fez esse troca, quanto $$$ gastaram?
Abraços!
- nandogp
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Olá André,
Estou morando em São Bernardo , onde fica seu mecânico ?
Estou morando em São Bernardo , onde fica seu mecânico ?
- André Capareli
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RORAMA Porto Seguro, na Av Faria Lima.
- lederman
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Lubtec Atibaia . Demora umas duas horas e meia.
São 9 litros de troca total , sai por R$1.100,00
São 9 litros de troca total , sai por R$1.100,00
- Pereira
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André Capareli escreveu:Pessoal, boa tarde!
Meu mecanico está recomendando a troca do óleo da transmissão do RNG, não por ele ter identificado algum problemas, mas por experiência e precaução.
Meu RNG tá com 58mil km.
Vcs recomendam seguir com a troca?
E pra quem já fez esse troca, quanto $$$ gastaram?
Abraços!
Olá André
Esse é um tema polêmico pois o fabricante aponta no manual que não é necessária a troca, mas se formos pesquisar este modelo de câmbio Aisin, vamos encontrar um período de troca do fluido em torno de 40 ou 50 mil km (não lembro exatamente a quilometragem).
Vemos pela internet diversas opiniões contra e a favor da troca, o que ajuda a confundir mais.
Eu particularmente sou contra a troca de óleo e demais fluidos antes do prazo normal, exceto em casos onde o uso do carro é severo, assunto da moda hoje em dia.
Neste caso específico, eu estou tendendo a também efetuar a troca desse fluido do câmbio, até por uma questão de manutenção preventiva de um item de manutenção corretiva geralmente cara. Ainda não está na hora de eu me preocupar com essa troca, haja vista que o meu RNGD ainda está com 13mil km, mas já me interessa saber mais informações.
Eu assisto muitos vídeos e canais e vejo que esse não é um serviço barato, até pela quantidade de fluido e os preços de cada litro, mais a mão de obra, mas observei que esse é um serviço que deve ser feito em uma oficina que tenha ferramentas e maquinário específico. Acho que uma pesquisa de locais que realizam esse serviço e uma visita presencial é importante. Sugiro que tente fazer uma relação de oficinas e pesquise na internet se tem boas referências.
Se o seu mecânico tem na mecânica, aquela máquina que faz a retirada do fluido velho e já vai colocando o novo, e você confia no serviço dele, então faça. Eu faria e vou fazer essa troca, no devido tempo.
Não ajudei muito, pois não te dei as referências que queria, mas trouxe as minhas impressões do que já andei pesquisando, e gostaria que compartilhasse com a gente como foi realizado o serviço, local, valor...
Abs
- danduk
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André Capareli escreveu:Pessoal, boa tarde!
Meu mecanico está recomendando a troca do óleo da transmissão do RNG, não por ele ter identificado algum problemas, mas por experiência e precaução.
Meu RNG tá com 58mil km.
Vcs recomendam seguir com a troca?
E pra quem já fez esse troca, quanto $$$ gastaram?
Abraços!
Eu recomendo a substituição do fluido de câmbio AT com 60 mil km. Já tive um C4 com o famigerado AL4 e fazendo essa substituição ele não apresentava nenhum problema.
Atualmente este tipo de serviço deve custar entre R$ 1.200,00 a R$ 2.000,00 dependendo da loja e do óleo utilizado (busque o original ou recomendado).
Obs.: Importante, aproveite e substitua o trocador de calor do câmbio. Não espere dar vazamento para trocá-lo.
Achei esse vídeo no YT, a oficina é em SP. Deve ser próximo da sua cidade.
- André Capareli
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Modelo do Carro : Longitude 1.8 AT 2017/2018
Obrigado a todos que responderam, foi de grande ajuda!!
Meu RNG tá com quase 60mil km e realmente vou optar pela troca do fluido, por segurança... Sou o segundo proprietário desse veículo e nao sei qual foi a condição de uso anterior, se foi severa ou não...
Realmente é muito dificil confiar no que diz o manual. Pensar em uma "durabilidade eterna" do fluido, sem a perca de viscosidade ou contaminação zero é impossível.
Quanto aos valores para a troca:
Fiz uma pesquisa e a melhor condição que achei foi comprar o fluido ATF VI SINTÉTICO com um importador do Mercado Livre, no valor de R$ 615 p/ 8 litros (quantidade recomendada pelo meu mecânico p/ troca + limpeza).
Cotei na concessionária e o valor do litro desse óleo foi oferecido por R$ 180, um absurdo...
O valor da mão de obra, com equipamento adequado para a troca e limpeza do sistema ficará em R$ 450, totalizado R$ 1.065.
Importante dizer que não vai filtro nesse conjunto de transmissão AT do RNG.
Segue link dos anúncios do fluido de transmissão ATF VI 100% Sintético:
Unitário: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1228691543-motul-atf-vi-1um-litro-mercon-lv-100-sintetico-_JM
8 litros: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1719701793-motul-atf-vi-8oito-litros-100-sintetico-motul-_JM
Meu RNG tá com quase 60mil km e realmente vou optar pela troca do fluido, por segurança... Sou o segundo proprietário desse veículo e nao sei qual foi a condição de uso anterior, se foi severa ou não...
Realmente é muito dificil confiar no que diz o manual. Pensar em uma "durabilidade eterna" do fluido, sem a perca de viscosidade ou contaminação zero é impossível.
Quanto aos valores para a troca:
Fiz uma pesquisa e a melhor condição que achei foi comprar o fluido ATF VI SINTÉTICO com um importador do Mercado Livre, no valor de R$ 615 p/ 8 litros (quantidade recomendada pelo meu mecânico p/ troca + limpeza).
Cotei na concessionária e o valor do litro desse óleo foi oferecido por R$ 180, um absurdo...
O valor da mão de obra, com equipamento adequado para a troca e limpeza do sistema ficará em R$ 450, totalizado R$ 1.065.
Importante dizer que não vai filtro nesse conjunto de transmissão AT do RNG.
Segue link dos anúncios do fluido de transmissão ATF VI 100% Sintético:
Unitário: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1228691543-motul-atf-vi-1um-litro-mercon-lv-100-sintetico-_JM
8 litros: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1719701793-motul-atf-vi-8oito-litros-100-sintetico-motul-_JM
- André Capareli
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Data de inscrição : 28/07/2021
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Modelo do Carro : Longitude 1.8 AT 2017/2018
Atualizando sobre esse assunto:
Fiz a troca do óleo do câmbio. Gastei 8 litros com a limpeza + carregamento. Usei o Motul ATF VI 100% sintético conforme mencionei no post acima.
Realmente a troca era necessária: meu RNG com 58mil KM já estava com o óleo bem preto e "ralo". Percebi também uma boa diferença no comportamento das trocas de marcha depois da revisão. O carro está muito mais gostoso de dirigir!
Porém, o gasto foi além da troca do óleo: por cautela, troquei também o Trocador de Calor e os gaskets (anéis de vedação). Essa peça é responsável pelo resfriamento do sistema e gerencia a circulação do óleo da transmissão e da água de resfriamento. Com o tempo, essa peça pode se degrastar e causar vazamento e a mistura da água com o óleo dentro da transmissão (!)
O investimento total foi:
Mão-de-obra: R$ 450
8 litros do óleo Motul ATF VI Sintetico: R$ 615
4 litros do Liquido de arrefecimento: R$ 120
Trocador de calor do câmbio: R$ 530 (peça original de origem italiana, vide link do ML abaixo)
Gaskets de vedação: R$ 112 (comprado na concessionária)
Gasto total: R$ 1.827
Link Trocador de calor do câmbio (Mercado Livre):
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1875630518-resfriador-trocador-de-calor-cambio-jeep-renegade-compass-_JM?quantity=1
Espero ter ajudado!
Fiz a troca do óleo do câmbio. Gastei 8 litros com a limpeza + carregamento. Usei o Motul ATF VI 100% sintético conforme mencionei no post acima.
Realmente a troca era necessária: meu RNG com 58mil KM já estava com o óleo bem preto e "ralo". Percebi também uma boa diferença no comportamento das trocas de marcha depois da revisão. O carro está muito mais gostoso de dirigir!
Porém, o gasto foi além da troca do óleo: por cautela, troquei também o Trocador de Calor e os gaskets (anéis de vedação). Essa peça é responsável pelo resfriamento do sistema e gerencia a circulação do óleo da transmissão e da água de resfriamento. Com o tempo, essa peça pode se degrastar e causar vazamento e a mistura da água com o óleo dentro da transmissão (!)
O investimento total foi:
Mão-de-obra: R$ 450
8 litros do óleo Motul ATF VI Sintetico: R$ 615
4 litros do Liquido de arrefecimento: R$ 120
Trocador de calor do câmbio: R$ 530 (peça original de origem italiana, vide link do ML abaixo)
Gaskets de vedação: R$ 112 (comprado na concessionária)
Gasto total: R$ 1.827
Link Trocador de calor do câmbio (Mercado Livre):
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1875630518-resfriador-trocador-de-calor-cambio-jeep-renegade-compass-_JM?quantity=1
Espero ter ajudado!
- Pereira
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André Capareli escreveu:Atualizando sobre esse assunto:
Fiz a troca do óleo do câmbio. Gastei 8 litros com a limpeza + carregamento. Usei o Motul ATF IV 100% sintético conforme mencionei no post acima.
Realmente a troca era necessária: meu RNG com 58mil KM já estava com o óleo bem preto e "ralo". Percebi também uma boa diferença no comportamento das trocas de marcha depois da revisão. O carro está muito mais gostoso de dirigir!
Porém, o gasto foi além da troca do óleo: por cautela, troquei também o Trocador de Calor e os gaskets (anéis de vedação). Essa peça é responsável pelo resfriamento do sistema e gerencia a circulação do óleo da transmissão e da água de resfriamento. Com o tempo, essa peça pode se degrastar e causar vazamento e a mistura da água com o óleo dentro da transmissão (!)
O investimento total foi:
Mão-de-obra: R$ 450
8 litros do óleo Motul ATF IV Sintetico: R$ 615
4 litros do Liquido de arrefecimento: R$ 120
Trocador de calor do câmbio: R$ 530 (peça original de origem italiana, vide link do ML abaixo)
Gaskets de vedação: R$ 112 (comprado na concessionária)
Gasto total: R$ 1.827
Link Trocador de calor do câmbio (Mercado Livre):
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1875630518-resfriador-trocador-de-calor-cambio-jeep-renegade-compass-_JM?quantity=1
Espero ter ajudado!
Ajudou muito André, obrigado pelo detalhamento.
- mauro darezzo
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Boa tarde,
Estou vendo a possibilidade de colocar como prevenção um radiador de óleo no meu Renegade 1.8 AT6 ano 2016, estou com ele desde zero.
Ví no youtube uma indicação e achei para venda no mercado livre, me pareceu interessante, dessa forma não terei mais preocupação em misturar água com óleo do câmbio.
Meu carro está com 45.000 km e pelo que li aqui, a troca deveria ser feita com 60.000 km. Como essa troca tem um valor um pouco elevado, por volta de 1.000,00 com mão de obra, e ainda faltam uns 15.000 km, é possível somente completar já que terei a mais as mangueiras e o radiador?
Desde já agradeço
Estou vendo a possibilidade de colocar como prevenção um radiador de óleo no meu Renegade 1.8 AT6 ano 2016, estou com ele desde zero.
Ví no youtube uma indicação e achei para venda no mercado livre, me pareceu interessante, dessa forma não terei mais preocupação em misturar água com óleo do câmbio.
Meu carro está com 45.000 km e pelo que li aqui, a troca deveria ser feita com 60.000 km. Como essa troca tem um valor um pouco elevado, por volta de 1.000,00 com mão de obra, e ainda faltam uns 15.000 km, é possível somente completar já que terei a mais as mangueiras e o radiador?
Desde já agradeço
- Pereira
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mauro darezzo escreveu:Boa tarde,
Estou vendo a possibilidade de colocar como prevenção um radiador de óleo no meu Renegade 1.8 AT6 ano 2016, estou com ele desde zero.
Ví no youtube uma indicação e achei para venda no mercado livre, me pareceu interessante, dessa forma não terei mais preocupação em misturar água com óleo do câmbio.
Meu carro está com 45.000 km e pelo que li aqui, a troca deveria ser feita com 60.000 km. Como essa troca tem um valor um pouco elevado, por volta de 1.000,00 com mão de obra, e ainda faltam uns 15.000 km, é possível somente completar já que terei a mais as mangueiras e o radiador?
Desde já agradeço
Olá
Confesso que fico receoso de colocar esses componentes paralelos. Se essas soluções fossem assim tão boas, por que as montadoras não utilizariam? Você faz as revisões e trocas do líquido de arrefecimento conforme determina o fabricante? Seguem os links de dois vídeos onde esse assunto é abordado e que achei bem plausível.
High Torque
Opinião Sincera
Abs
- André Capareli
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mauro darezzo escreveu:Boa tarde,
Estou vendo a possibilidade de colocar como prevenção um radiador de óleo no meu Renegade 1.8 AT6 ano 2016, estou com ele desde zero.
Ví no youtube uma indicação e achei para venda no mercado livre, me pareceu interessante, dessa forma não terei mais preocupação em misturar água com óleo do câmbio.
Meu carro está com 45.000 km e pelo que li aqui, a troca deveria ser feita com 60.000 km. Como essa troca tem um valor um pouco elevado, por volta de 1.000,00 com mão de obra, e ainda faltam uns 15.000 km, é possível somente completar já que terei a mais as mangueiras e o radiador?
Desde já agradeço
Mauro,
Não existe completar óleo da transmissão. Até pq não se trata de consumo do óleo, mas sim perda da capacidade refrigerante e lubricante do fluido. Além disso, troca-se o oléo para limpar a caixa de transmissão. Também concordo com o amigo acima e não recomendo qualquer adaptação que não seja original de fábrica. A troca do óleo da transmissão é bastante comum a diversos carros e se pensar no custo de 1.500 reais a cada 60mil km, estamos falando de R$ 0,025/km, muito pouco.
- keepwalking
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Fala Andre ! Show seu relato, muito obrigado pelas informações e links.
Vc poderia indicar qual oficina fez a troca do óleo e trocador de calor ?
Valeu e abs !
Vc poderia indicar qual oficina fez a troca do óleo e trocador de calor ?
Valeu e abs !
- SILVIO LOPES
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Sem sombra de dúvida que essas trocas são um serviço preventivo!
Tenha óleo e trocador de calor substituídos por mecânico competente. O serviço que tive executado pela ETL Motors (SBernardo do Campo, SP) foi de muita competência.
Se for CVT (como em outros), a troca aos 35 mil também é recomendada por ser de fricção constante entre as partes metálicas da "correia" e polias que formam esse conjunto.
Tenha óleo e trocador de calor substituídos por mecânico competente. O serviço que tive executado pela ETL Motors (SBernardo do Campo, SP) foi de muita competência.
Se for CVT (como em outros), a troca aos 35 mil também é recomendada por ser de fricção constante entre as partes metálicas da "correia" e polias que formam esse conjunto.
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