Página 1 de 2 • 1, 2
- wisanvc
Pontos : 4
Reputação : 0
Câmbio automático de 9 machas, 4x4, diesel.
12/4/2016, 16:32
Boa tarde, pessoal!
Sei que há um tópico sobre câmbio automático de 9 machas, porém, não vi nenhuma comentário sobre o seguinte: Quando o carro muda de macha, a 3ª para 4ª, ele dá um sopapo acompanhado de pequeno estalo, barulho. Isso é normal?
Sei que há um tópico sobre câmbio automático de 9 machas, porém, não vi nenhuma comentário sobre o seguinte: Quando o carro muda de macha, a 3ª para 4ª, ele dá um sopapo acompanhado de pequeno estalo, barulho. Isso é normal?
- ConvidadoConvidado
Cambio automático de 9 marchas 4x4 diesel
12/4/2016, 16:55
wisanvc escreveu:Boa tarde, pessoal!
No meu também acontece quando a transmissão esta fria. Depois fica normal.
- wisanvc
Pontos : 4
Re: Câmbio automático de 9 machas, 4x4, diesel.
12/4/2016, 17:05
Isso mesmo, Chico. Quando a transmissão está fria acontece isso. A minha preocupação é saber se isso é normal.
- Luiz
Pontos : 179
Reputação : 22
Modelo do Carro : TrailHawk - prata
13/4/2016, 10:31
Na minha da esse sopapo com o estalo quando faço a retomada logo após passar em algum quebra mola na velocidade entre 13 a 20 km/h. O mais curioso é q já deixei o câmbio em modo manual e acontece com a segunda marcha engatada. Na css falaram q era normal, mas que deixa a gente grilado, deixa...
- ernanilm
Pontos : 235
Reputação : 26
13/4/2016, 16:19
O meu nao tem este barulho.Luiz escreveu:Na minha da esse sopapo com o estalo quando faço a retomada logo após passar em algum quebra mola na velocidade entre 13 a 20 km/h. O mais curioso é q já deixei o câmbio em modo manual e acontece com a segunda marcha engatada. Na css falaram q era normal, mas que deixa a gente grilado, deixa...
- Luiz
13/4/2016, 16:21
ernanilm escreveu:O meu nao tem este barulho.Luiz escreveu:Na minha da esse sopapo com o estalo quando faço a retomada logo após passar em algum quebra mola na velocidade entre 13 a 20 km/h. O mais curioso é q já deixei o câmbio em modo manual e acontece com a segunda marcha engatada. Na css falaram q era normal, mas que deixa a gente grilado, deixa...
Mas ele faz o sopapo?
- renatoamueller
Pontos : 14
14/4/2016, 14:58
wisanvc escreveu:Boa tarde, pessoal!
Boa tarde pessoal, para aqueles que estão incomodados com o solavanco nas trocas de marcha do modelo AT 9 velocidades, seguem alguns videos que explicam sobre as características e funcionamento do câmbio zf-9. Realmente o solavanco de 4ª para 5ª e 7ª para 8ª, e suas respectivas reduções, é comportamento normal do cambio devido ao acionamento e liberação do Dog Clutch, sistema introduzido no mercado por essa versão de Câmbio. Por isso não da para comparar esse câmbio com outros, nem mesmo as do mesmo fabricante.
Alguns carros sentem menos que outros, no caso da Honda a sensação de solavanco é menor que na JEEP devido a configurações de motor e cambio, mas o funcionamento é mesmo.
Espero ter ajudado.
Nessa parte 2, ao simular as trocas de marcha nota-se que da 4 para 5 e 7 para 8 são liberado e acionados os respectivos Dog Clutch, nessa simulação é usado ar comprimido, mas no veiculo é óleo por pressão hidráulica, é ai que vem o solavanco.
- ernanilm
14/4/2016, 16:39
Tambem nao, para mim é muito macio, ele tinha um leve tranco de 4 para 3 que sumiu apos atualização de softwareLuiz escreveu:ernanilm escreveu:O meu nao tem este barulho.Luiz escreveu:Na minha da esse sopapo com o estalo quando faço a retomada logo após passar em algum quebra mola na velocidade entre 13 a 20 km/h. O mais curioso é q já deixei o câmbio em modo manual e acontece com a segunda marcha engatada. Na css falaram q era normal, mas que deixa a gente grilado, deixa...
Mas ele faz o sopapo?
- Luiz
14/4/2016, 16:55
ernanilm escreveu:Tambem nao, para mim é muito macio, ele tinha um leve tranco de 4 para 3 que sumiu apos atualização de softwareLuiz escreveu:ernanilm escreveu:
O meu nao tem este barulho.
Mas ele faz o sopapo?
Obrigado pelo retorno.
Nao sabia que tem esta atualizaçao de software para o cambio. Quando que você fez??? pode nos passar mais informações sobre ela???
Abraço
- ernanilm
15/4/2016, 15:32
Luiz escreveu:ernanilm escreveu:Tambem nao, para mim é muito macio, ele tinha um leve tranco de 4 para 3 que sumiu apos atualização de softwareLuiz escreveu:
Mas ele faz o sopapo?
Obrigado pelo retorno.
Nao sabia que tem esta atualizaçao de software para o cambio. Quando que você fez??? pode nos passar mais informações sobre ela???
Abraço
Eu fiz a uns 3 meses, a atualizacao nao e especifica, mas mim deu efeito
- Jamanta
Pontos : 8
24/4/2017, 14:30
Olá, pessoal!
De fato, os vídeos ajudam, então, a explicar porque percebo um tranco da 4ª para 5ª marcha... Porém, não percebo nada da 7ª para 8ª; no meu caso, outra mudança de marchas que vem apresentando um solavanco é da 2ª para 3ª. Alguém mais aqui apresenta isso? Acham que pode ser algum problema?
Há alguns meses, solicitei numa concessionária a atualização do câmbio e, segundo me informaram quando devolveram o carro, eles realizaram todos os procedimentos indicados pela Jeep, mas não notei melhora nesses "soluços". Não gosto muito deles, pois me lembram os tais câmbios automatizados...!
Abraços
De fato, os vídeos ajudam, então, a explicar porque percebo um tranco da 4ª para 5ª marcha... Porém, não percebo nada da 7ª para 8ª; no meu caso, outra mudança de marchas que vem apresentando um solavanco é da 2ª para 3ª. Alguém mais aqui apresenta isso? Acham que pode ser algum problema?
Há alguns meses, solicitei numa concessionária a atualização do câmbio e, segundo me informaram quando devolveram o carro, eles realizaram todos os procedimentos indicados pela Jeep, mas não notei melhora nesses "soluços". Não gosto muito deles, pois me lembram os tais câmbios automatizados...!
Abraços
renatoamueller escreveu:wisanvc escreveu:Boa tarde, pessoal!
Boa tarde pessoal, para aqueles que estão incomodados com o solavanco nas trocas de marcha do modelo AT 9 velocidades, seguem alguns videos que explicam sobre as características e funcionamento do câmbio zf-9. Realmente o solavanco de 4ª para 5ª e 7ª para 8ª, e suas respectivas reduções, é comportamento normal do cambio devido ao acionamento e liberação do Dog Clutch, sistema introduzido no mercado por essa versão de Câmbio. Por isso não da para comparar esse câmbio com outros, nem mesmo as do mesmo fabricante.
Alguns carros sentem menos que outros, no caso da Honda a sensação de solavanco é menor que na JEEP devido a configurações de motor e cambio, mas o funcionamento é mesmo.
Espero ter ajudado.
Nessa parte 2, ao simular as trocas de marcha nota-se que da 4 para 5 e 7 para 8 são liberado e acionados os respectivos Dog Clutch, nessa simulação é usado ar comprimido, mas no veiculo é óleo por pressão hidráulica, é ai que vem o solavanco.
- carlos00eduardo
Pontos : 60
Reputação : 8
Modelo do Carro : TH 2015
25/4/2017, 14:42
Boa tarde á todos, segundo os 2 mecânicos que perguntei( LAND ROVER E JEEP) mais provável é a falta de óleo no câmbio, ou seja, na hora de colocar o óleo( a fábrica) colocaram menos, isso provoca menos pressão de óleo para movimentar as marchas suavemente.
- jeb
Pontos : 992
Reputação : 100
Modelo do Carro : Sport 4x4 e Trailhawk
26/4/2017, 08:06
Me parece que na revisão dos 40k é revisado o nível do óleo do câmbio. Talvez eu fique em cima para ver sobre isso mais de perto, quando chegar do meu.
ps: acho péssimo estes câmbios "blindados" que não se consegue medir o nível (e consequente nem cor, viscosidade e cheiro) do óleo do câmbio com facilidade. Acho que não custava colocarem a velha a boa vareta de óleo.
J.
ps: acho péssimo estes câmbios "blindados" que não se consegue medir o nível (e consequente nem cor, viscosidade e cheiro) do óleo do câmbio com facilidade. Acho que não custava colocarem a velha a boa vareta de óleo.
J.
- carlos00eduardo
Pontos : 60
Reputação : 8
Modelo do Carro : TH 2015
26/4/2017, 08:27
Exatamente Jeb, a vareta ajudaria muito, mas se pode monitorar a temperatura da transmissão, se tiver variações abruptas é sinal que não foi colocado óleo no nível correto, no meu caso quando mandei trocar o óleo do motor+filtro de óleo+anel de vedação do filtro com 10 k na CCS( não esperei chegar nos 20K , acho muito longa primeira troca nos 20k paguei R$ 600,00) mandei olhar o nível de óleo do câmbio.
- calabria
Pontos : 36
25/10/2017, 14:27
como você vê a temperatura do cambio?? qual a temperatura normal?
O meu só tinha da 4 para 5... hoje apresenta da 2 para 3 (mais forte. Dou ate cabecada)
Sinceramente este câmbio é pior q automatizado. É um absurdo a fiat estragar o motor e o cambio fazendo um ajuste de casamento tão ruim. Inacreditavel.
O meu só tinha da 4 para 5... hoje apresenta da 2 para 3 (mais forte. Dou ate cabecada)
Sinceramente este câmbio é pior q automatizado. É um absurdo a fiat estragar o motor e o cambio fazendo um ajuste de casamento tão ruim. Inacreditavel.
- jeb
Pontos : 992
Reputação : 100
Modelo do Carro : Sport 4x4 e Trailhawk
ZF9
26/10/2017, 10:42
calabria escreveu:como você vê a temperatura do cambio?? qual a temperatura normal?
A temperatura do câmbio é vista no painel mesmo, pelos botões do volante.
Eu discordo que é pior que o automatizado (a não ser aqueles que saem em carros de luxo, como Mercedes, BMW, Audi) dos carros de até 100k.
Apenas informando, esse câmbio não é da Fiat, é da fábrica alemã ZF que coloca este câmbio, inclusive, na Land Rover.
Mas concordo que ele poderia ser mais suave, como os da Toyota Hilux por exemplo. Mas, sabe-se até hoje que casar motor diesel com câmbio automático não é algo fácil...
Sugiro este tópico para aprofundamento desta discussão: http://jeeprenegadeclube.forumeiros.com/t588p40-cambio-automatico-de-9-marchas-indeciso-e-acelerando-sozinho
J.
- ernanilm
26/10/2017, 16:26
jeb escreveu:calabria escreveu:como você vê a temperatura do cambio?? qual a temperatura normal?
A temperatura do câmbio é vista no painel mesmo, pelos botões do volante.
Eu discordo que é pior que o automatizado (a não ser aqueles que saem em carros de luxo, como Mercedes, BMW, Audi) dos carros de até 100k.
Apenas informando, esse câmbio não é da Fiat, é da fábrica alemã ZF que coloca este câmbio, inclusive, na Land Rover.
Mas concordo que ele poderia ser mais suave, como os da Toyota Hilux por exemplo. Mas, sabe-se até hoje que casar motor diesel com câmbio automático não é algo fácil...
Sugiro este tópico para aprofundamento desta discussão: http://jeeprenegadeclube.forumeiros.com/t588p40-cambio-automatico-de-9-marchas-indeciso-e-acelerando-sozinho
J.
Creio que a questão do cambio vai da sensibilidade de cada motorista, o meu é macio como manteiga, nao vejo diferencas dele para outros automaticos que tive como honda e toyota
- calabria
Pontos : 36
27/10/2017, 10:16
Ontem observei a temperatura do cambio, pegando a dica dos colegas, e estava no meio (n lembro o numero)... hoje apareceu mais para a direita (71º), vou avaliar hoje no almoco e a noite.
- Chamber
Pontos : 736
Reputação : 95
Modelo do Carro : Renegade Sport 1.8 Flex automático 17/17
27/10/2017, 20:00
Meu cambio já chegou a 110º em uma trilha. É normal ficar entre 90 e 100º
Faróis, DRL e Milha em Led´s
Teto e capô adesivados
JBL GTO 328
- CRACASSIS
Pontos : 195
Reputação : 19
Modelo do Carro : Longitude 4X4 pac luxo
2/11/2017, 11:08
calabria escreveu:Ontem observei a temperatura do cambio, pegando a dica dos colegas, e estava no meio (n lembro o numero)... hoje apareceu mais para a direita (71º), vou avaliar hoje no almoco e a noite.
Subindo a Imigrantes no limite da pista, a temperatura do câmbio subiu para 92°C, depois voltou ao normal 77°C, na Airton Senna.
Página 1 de 2 • 1, 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos