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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho Empty Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

em 16/2/2016, 10:47
Olá a todos! Tirei meu Renegade diesel Longitude há um mês e meio e desde então venho notando problemas com o câmbio ZF de 9 marchas. Primeiramente, gostaria de frisar que sou bastante acostumado com câmbios automáticos e um entusiasta de carros. Portanto, o problema que irei relatar não está relacionado à falta de costume com esse tipo de câmbio. Um dos problemas está relacionado com a indecisão do câmbio em subir marcha. Mesmo acelerando levemente, sem nenhum intuito de dar uma esticada, às vezes ele sobe a rotação até as 3.500 rotações ou até mais, por minuto, para só então fazer a troca. Repetindo o experimento alguns momentos depois, o câmbio já volta ao normal, fazendo a troca antes de 2.500 rotações. Outro problema está relacionado ao processo de desaceleração do carro. Quando solto o pé do acelerador e o câmbio começa a redução das marchas, o carro simplesmente acelera sozinho. Por exemplo, em situações em que estou me aproximando de uma curva acentuada e solto o acelerador por completo, ao invés de o carro desacelerar, ele reduz de quinta para quarta marcha e dá uma pequena acelerada, o que me dá um baita susto. Isto tem acontecido quase sempre quando estou em torno de 53/54 Km/h, estando o câmbio em quinta marcha. Chegando perto de um obstáculo, solto o pé do acelerador. A velocidade começa a cair. Quando chega em 43 Km/h, o câmbio faz a redução para quarta marcha e o carro acelera, indo a 45 Km/h. Pode parecer pouco, mas a sensação é muito esquisita, gerando insegurança. Isto continua a acontecer quando piso no freio e o câmbio vai baixando marcha, pois eu sinto certa resistência à frenagem do veículo, como se estivesse pisando nos dois pedais (freio e acelerador) ao mesmo tempo.

E aí, alguém tem sentido algo parecido?
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

em 16/2/2016, 11:32
Reputação da mensagem: 50% (2 votos)
Ricardo Mariano escreveu:Olá a todos! Tirei meu Renegade diesel Longitude há um mês e meio e desde então venho notando problemas com o câmbio ZF de 9 marchas. Primeiramente, gostaria de frisar que sou bastante acostumado com câmbios automáticos e um entusiasta de carros. Portanto, o problema que irei relatar não está relacionado à falta de costume com esse tipo de câmbio. Um dos problemas está relacionado com a indecisão do câmbio em subir marcha. Mesmo acelerando levemente, sem nenhum intuito de dar uma esticada, às vezes ele sobe a rotação até as 3.500 rotações ou até mais, por minuto, para só então fazer a troca. Repetindo o experimento alguns momentos depois, o câmbio já volta ao normal, fazendo a troca antes de 2.500 rotações. Outro problema está relacionado ao processo de desaceleração do carro. Quando solto o pé do acelerador e o câmbio começa a redução das marchas, o carro simplesmente acelera sozinho. Por exemplo, em situações em que estou me aproximando de uma curva acentuada e solto o acelerador por completo, ao invés de o carro desacelerar, ele reduz de quinta para quarta marcha e dá uma pequena acelerada, o que me dá um baita susto. Isto tem acontecido quase sempre quando estou em torno de 53/54 Km/h, estando o câmbio em quinta marcha. Chegando perto de um obstáculo, solto o pé do acelerador. A velocidade começa a cair. Quando chega em 43 Km/h, o câmbio faz a redução para quarta marcha e o carro acelera, indo a 45 Km/h. Pode parecer pouco, mas a sensação é muito esquisita, gerando insegurança. Isto continua a acontecer quando piso no freio e o câmbio vai baixando marcha, pois eu sinto certa resistência à frenagem do veículo, como se estivesse pisando nos dois pedais (freio e acelerador) ao mesmo tempo.

E aí, alguém tem sentido algo parecido?


Prezado Ricardo,
Primeiramente bem vindo ao clube. Esse comportamento e normal nesse câmbio ZF9, o meu renegade também faz isso, já me acostumei... Andei pesquisando sobre o câmbio no youtube e achei um vídeo que explica o porque que esse câmbio é diferente.
Segue o link do vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=Z7EMGnjEhmE

Espero ter ajudado.
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

em 16/2/2016, 11:32
Meu caro, confesso que senti a mesma coisa que vc. Vou dizer mais, a Jeep tem que acertar a redução neste câmbio. A sensação é ruim. O câmbio fica doidinho em lugares com muitas ladeiras como minha cidade.
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

em 16/2/2016, 13:37
Ok.


Última edição por Ricardo Mariano em 18/12/2017, 17:06, editado 1 vez(es)
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

em 16/2/2016, 14:08
Ok.


Última edição por Ricardo Mariano em 18/12/2017, 17:07, editado 1 vez(es)
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

em 16/2/2016, 15:43
Ricardo Mariano escreveu:É, pessoal, pesquisei aqui e achei um site que tá falando bastante dos problemas dessa transmissão. Mas não tenho permissão para postar o link.

Preocupei-me um pouco mais agora.

Ricardo,
Antes de eu comprar o renegade, pesquisei muito sobre o conjunto mecânico dele. A questão do câmbio, os problemas que achei são todos referentes ao software de gerenciamento dele, tanto que a ZF não realizou nenhum recall, pois não há problema mecânico. Acho que não há motivo pra preocupação, até porque a land rover colocou este câmbio no novo discovery sport, sinal que não há nada grave mecanicamente no câmbio.
Abraço
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

em 16/2/2016, 16:07
@Luiz escreveu:
Ricardo Mariano escreveu:É, pessoal, pesquisei aqui e achei um site que tá falando bastante dos problemas dessa transmissão. Mas não tenho permissão para postar o link.

Preocupei-me um pouco mais agora.

Ricardo,
Antes de eu comprar o renegade, pesquisei muito sobre o conjunto mecânico dele. A questão do câmbio, os problemas que achei são todos referentes ao software de gerenciamento dele, tanto que a ZF não realizou nenhum recall, pois não há problema mecânico. Acho que não há motivo pra preocupação, até porque a land rover colocou este câmbio no novo discovery sport, sinal que não há nada grave mecanicamente no câmbio.
Abraço


Luiz, muito obrigado pelas informações. Falei com um rapaz da concessionária sobre o assunto e, diante dos sintomas que relatei acima, ele me informou que devo fazer uma reprogramação do software do câmbio. Marquei um horário pra próxima sexta-feira. Depois disso vou testar mais o carro e postarei aqui se houver alguma mudança de situação.

Um abraço.
Luiz
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

em 16/2/2016, 16:12
Ricardo Mariano escreveu:
@Luiz escreveu:
Ricardo Mariano escreveu:É, pessoal, pesquisei aqui e achei um site que tá falando bastante dos problemas dessa transmissão. Mas não tenho permissão para postar o link.

Preocupei-me um pouco mais agora.

Ricardo,
Antes de eu comprar o renegade, pesquisei muito sobre o conjunto mecânico dele. A questão do câmbio, os problemas que achei são todos referentes ao software de gerenciamento dele, tanto que a ZF não realizou nenhum recall, pois não há problema mecânico. Acho que não há motivo pra preocupação, até porque a land rover colocou este câmbio no novo discovery sport, sinal que não há nada grave mecanicamente no câmbio.
Abraço


Luiz, muito obrigado pelas informações. Falei com um rapaz da concessionária sobre o assunto e, diante dos sintomas que relatei acima, ele me informou que devo fazer uma reprogramação do software do câmbio. Marquei um horário pra próxima sexta-feira. Depois disso vou testar mais o carro e postarei aqui se houver alguma mudança de situação.

Um abraço.

Ricardo,
Depois que fizer esta reprogramação, nos avise se melhorou alguma coisa. Não sabia que estava disponível essa reprogramação. Ahh e por favor nos fale qual concessionária você fará este serviço.
Valeu
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tiger58
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

em 16/2/2016, 16:22
Comprei meu Sport diesel faz pouco mais de 1 mês. Na revisão de entrega, solicitei ao vendedor, que fosse verificado se havia alguma atualização para o software do câmbio. Ele disse que seu mecânico chefe não reportou nenhuma alteração no sistema. Mas como ando desconfiado da ccs de minha cidade, não me surpreenderia se realmente houver alguma atualização.
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

em 16/2/2016, 16:26
Farei na Saga Jeep em Goiânia. O atendente não soube dizer se é uma atualização de software. Pelo que entendi seria mais como um reboot do sistema. Tipo uma formatação, sabem? Mas podem deixar que avisarei aqui sobre alguma melhora ou não do sistema de transmissão.
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

em 16/2/2016, 17:43
Colegas, o meu câmbio funciona exatamente como disse o Ricardo.

No aguardo dos retornos do Ricardo e Tiger58 para sabermos se realmente a reprogramação ou reset melhora isso.

J.

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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

em 17/2/2016, 13:48
Amigos,
To com uma dúvida, ao passar por uma lombada na velocidade de 12 a 17 km/h, quando aperto o acelerador o câmbio parece trocar a marcha meio áspero, como se fosse um tranco. Alguém já sentiu isso???
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em 17/2/2016, 14:00
Ok.


Última edição por Ricardo Mariano em 18/12/2017, 17:08, editado 1 vez(es)
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

em 17/2/2016, 14:14
Realmente Ricardo, esse câmbio é muito diferente. Eu sinto mais esse tranco na retomada nessa velocidade (ente 12 e 17 km/h). Meus pais possuem uma BMW 118, o câmbio dela também é meio desconfortável nas trocas. Antes de eu comprar o renegade, eu tinha um asx CVT, apesar de ser um câmbio com resposta lenta, ele era um doce como você falou da amarok.
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em 17/2/2016, 14:19
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Última edição por Ricardo Mariano em 18/12/2017, 17:09, editado 1 vez(es)
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em 17/2/2016, 14:27
Ricardo Mariano escreveu:
@Luiz escreveu:Realmente Ricardo, esse câmbio é muito diferente. Eu sinto mais esse tranco na retomada nessa velocidade. Meus pais possuem uma BMW 118, o câmbio dela também é meio desconfortável nas trocas. Antes de eu comprar o renegade, eu tinha um asx CVT, apesar de ser um câmbio com resposta lenta, ele era um doce como você falou da amarok.

Mas agora vou te contar uma então. Minha mãe comprou o H-RV, que tem câmbio CVT. Apesar de o ruído interno do H-RV ser meio alto, incomodar um pouco, o câmbio é uma coisa d'outro mundo. Não tem resposta lenta e está sempre pronto pra te servir, sem trancos nem nada. No entanto, não quero aqui causar discussões sobre qual carro é o melhor. Comprei o que atende mais minhas necessidades, o mais off road. Além, claro, de ter melhor acabamento interno e muitos outros mimos. No entanto, Luiz, que esse câmbio podia ser igual ao da Amarok, pelo menos, podia, viu?! Crying or Very sad

Massa Ricardo, também escolhi o renegade pelo fato de ser off road, pois vou muito para o interior do Goiás e pego estradas de terra. Espero que o reset que irão fazer no câmbio do seu carro melhore as trocas de marcha.
Abraço
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em 17/2/2016, 14:42
@Luiz escreveu:
Ricardo Mariano escreveu:
@Luiz escreveu:Realmente Ricardo, esse câmbio é muito diferente. Eu sinto mais esse tranco na retomada nessa velocidade. Meus pais possuem uma BMW 118, o câmbio dela também é meio desconfortável nas trocas. Antes de eu comprar o renegade, eu tinha um asx CVT, apesar de ser um câmbio com resposta lenta, ele era um doce como você falou da amarok.

Mas agora vou te contar uma então. Minha mãe comprou o H-RV, que tem câmbio CVT. Apesar de o ruído interno do H-RV ser meio alto, incomodar um pouco, o câmbio é uma coisa d'outro mundo. Não tem resposta lenta e está sempre pronto pra te servir, sem trancos nem nada. No entanto, não quero aqui causar discussões sobre qual carro é o melhor. Comprei o que atende mais minhas necessidades, o mais off road. Além, claro, de ter melhor acabamento interno e muitos outros mimos. No entanto, Luiz, que esse câmbio podia ser igual ao da Amarok, pelo menos, podia, viu?! Crying or Very sad

Massa Ricardo, também escolhi o renegade pelo fato de ser off road, pois vou muito para o interior do Goiás e pego estradas de terra. Espero que o reset que irão fazer no câmbio do seu carro melhore as trocas de marcha.
Abraço

Beleza, obrigado! Mando notícias a respeito.

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em 17/2/2016, 15:16
Ricardo Mariano escreveu:
@Luiz escreveu:Realmente Ricardo, esse câmbio é muito diferente. Eu sinto mais esse tranco na retomada nessa velocidade. Meus pais possuem uma BMW 118, o câmbio dela também é meio desconfortável nas trocas. Antes de eu comprar o renegade, eu tinha um asx CVT, apesar de ser um câmbio com resposta lenta, ele era um doce como você falou da amarok.

Mas agora vou te contar uma então. Minha mãe comprou o H-RV, que tem câmbio CVT. Apesar de o ruído interno do H-RV ser meio alto, incomodar um pouco, o câmbio é uma coisa d'outro mundo. Não tem resposta lenta e está sempre pronto pra te servir, sem trancos nem nada. No entanto, não quero aqui causar discussões sobre qual carro é o melhor. Comprei o que atende mais minhas necessidades, o mais off road. Além, claro, de ter melhor acabamento interno e muitos outros mimos. No entanto, Luiz, que esse câmbio podia ser igual ao da Amarok, pelo menos, podia, viu?! Crying or Very sad

Temos um FIT CVT aqui em casa, e é exatamente isso. Mas o CVT faz com que o motor trabalhe bastante em altas rotações, "gritando" o motor. Isso incomoda muito, principalmente quando vai ultrapassar alguém (parece que o carro é fraco e está pisando tudo) ....
J.

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em 17/2/2016, 15:49
@jeb escreveu:
Ricardo Mariano escreveu:
@Luiz escreveu:Realmente Ricardo, esse câmbio é muito diferente. Eu sinto mais esse tranco na retomada nessa velocidade. Meus pais possuem uma BMW 118, o câmbio dela também é meio desconfortável nas trocas. Antes de eu comprar o renegade, eu tinha um asx CVT, apesar de ser um câmbio com resposta lenta, ele era um doce como você falou da amarok.

Mas agora vou te contar uma então. Minha mãe comprou o H-RV, que tem câmbio CVT. Apesar de o ruído interno do H-RV ser meio alto, incomodar um pouco, o câmbio é uma coisa d'outro mundo. Não tem resposta lenta e está sempre pronto pra te servir, sem trancos nem nada. No entanto, não quero aqui causar discussões sobre qual carro é o melhor. Comprei o que atende mais minhas necessidades, o mais off road. Além, claro, de ter melhor acabamento interno e muitos outros mimos. No entanto, Luiz, que esse câmbio podia ser igual ao da Amarok, pelo menos, podia, viu?! Crying or Very sad

Temos um FIT CVT aqui em casa, e é exatamente isso. Mas o CVT faz com que o motor trabalhe bastante em altas rotações, "gritando" o motor. Isso incomoda muito, principalmente quando vai ultrapassar alguém (parece que o carro é fraco e está pisando tudo) ....
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Realmente, isto é uma verdade. Mas no uso normal e cotidiano na cidade, essas situações não são muito frequentes e o câmbio te dá um conforto danado.
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Ferrtesta
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em 20/2/2016, 17:39
Olá pessoal. Tirei meu trailhalk em agosto e até o momento não senti nenhum problema grave com meu cambio não. Viajo bastante no carro e já rodei mais de 10 mil Km. O que percebi foi que nas descidas quando solto o acelerador e dou umas freiadas leves o carro ajuda com o freio motor (o que achei muito útil). As vezes ao soltar o acelerador em terreno plano ele dá uma pequena acelerada ao reduzir a marcha, mas já me adaptei muito bem com esse ponto da transmissão. No geral estou gostando muito do carro e essa transmissão deixa ele bem econômico na estrada (15 km/L a 120 km/h).
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