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Óleo câmbio, caixa de transferência e diferencial Empty Óleo câmbio, caixa de transferência e diferencial

26/8/2018, 20:31
Boa noite amigos. Alguém sabe dizer qual a especificação e a capacidade do óleo da transmissão automática ZF de 9 marchas, da caixa de transferência e do diferencial traseiro do Renegade Diesel?

Independente do que as concessionárias dizem e por usar o carro em modo severo (arrasto a cada 15 dias um reboque com peso total de 1500 kg), eu pretendo sempre trocar o óleo desses itens do trem de força a cada 50 mil km, como sempre fiz em todo veículo que possuí. Ocorre que acho as informações contidas no manual, com exceção do óleo do motor, bem complicadas em comparação aos outros veículos e fico na dúvida. Também vou trocar todo o líquido de arrefecimento, mas esse já tenho os 6,5 litros necessários.
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Óleo câmbio, caixa de transferência e diferencial Empty Re: Óleo câmbio, caixa de transferência e diferencial

27/8/2018, 09:59
GERALDO VERAS escreveu:Boa noite amigos. Alguém sabe dizer qual a especificação e a capacidade do óleo da transmissão automática ZF de 9 marchas, da caixa de transferência e do diferencial traseiro do Renegade Diesel?

Independente do que as concessionárias dizem e por usar o carro em modo severo (arrasto a cada 15 dias um reboque com peso total de 1500 kg), eu pretendo sempre trocar o óleo desses itens do trem de força a cada 50 mil km, como sempre fiz em todo veículo que possuí. Ocorre que acho as informações contidas no manual, com exceção do óleo do motor, bem complicadas em comparação aos outros veículos e fico na dúvida. Também vou trocar todo o líquido de arrefecimento, mas esse já tenho os 6,5 litros necessários.
Meu Renegade é um Sport 2015/2016.

Geraldo. Seu Renegade é o mesmo que o meu, em ano e modelo.

Acredito que as especificações corretas sejam as constantes no manual (peguei do manual de 2015). Sei que já consultou, mas posto aqui para os demais colegas conhecerem.

Óleo câmbio, caixa de transferência e diferencial Manual12

Óleo câmbio, caixa de transferência e diferencial Manual13

No seu caso, acho prudente trocar. Só não sei se há filtro no câmbio também.

Do traseiro encontrei uma informação aqui https://www.morris4x4center.com/jeep-knowledge-center/renegade-bu-fluid-capacities/

Óleo câmbio, caixa de transferência e diferencial Manual14

0.6L me parece um valor dentro dentro do esperado para viaturas com tração na dianteira e sob-demanda na traseira.

Mas não sei, podem ter diferenças entre lá fora e aqui.

J.

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Óleo câmbio, caixa de transferência e diferencial Empty Re: Óleo câmbio, caixa de transferência e diferencial

27/8/2018, 12:40
Jeb, essa PTU que pega 0,4 L é tipo a caixa de transferência ? Ai fiquei na dúvida novamente. Tanto nela quando no diferencial leva um SAE 75W90 GL5? Posso comprar o mesmo óleo para o PTU e diferencial traseiro? Se for assim ótimo, pois é um óleo bem simples e fácil de encontrar, sendo que com 1 L da pra trocar o óleo de ambos. Sobre o câmbio com toda certeza tem filtro, e deve interno, o que pra trocar da o maior trabalho e custa os olhos da cara. Por isso vou trocar só o fluido e mais à frente com a quilometragem mais avançada eu mando dar uma revisão geral no câmbio, incluindo o filtro. Falando nisso, o óleo do câmbio só tem essas duas marcas, e não uma especificação. Vejo gente oferecendo um da Motul pra esse câmbio e outros ZF, como o da Amarok, outros oferecem um da Mobil. Tou achando que vai ser o jeito eu ir na CCS fazer o pedido dos 6L(pq não devem ter pronta entrega) e quando chegar mandar trocar.
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Óleo câmbio, caixa de transferência e diferencial Empty Re: Óleo câmbio, caixa de transferência e diferencial

27/8/2018, 14:16
GERALDO VERAS escreveu:Jeb, essa PTU que pega 0,4 L é tipo a caixa de transferência ? Ai fiquei na dúvida novamente. Tanto nela quando no diferencial leva um SAE 75W90 GL5? Posso comprar o mesmo óleo para o PTU e diferencial traseiro? Se for assim ótimo, pois é um óleo bem simples e fácil de encontrar, sendo que com 1 L  da pra trocar o óleo de ambos. Sobre o câmbio com toda certeza tem filtro, e deve interno, o que pra trocar da o maior trabalho e custa os olhos da cara. Por isso vou trocar só o fluido e mais à frente com a quilometragem mais  avançada eu mando dar uma revisão geral no câmbio, incluindo o filtro. Falando nisso, o óleo do câmbio só tem essas duas marcas, e não uma especificação. Vejo gente oferecendo um da Motul pra esse câmbio e outros ZF, como o da Amarok, outros oferecem um da Mobil. Tou achando que vai ser o jeito eu ir na CCS fazer o pedido dos 6L(pq não devem ter pronta entrega) e quando chegar mandar trocar.

Geraldo.
"essa PTU que pega 0,4 L é tipo a caixa de transferência". Não sei lhe dizer... Veja que o link que te mandei são especificações gerais e não estou certo de que são as especificações para nós, Brasil, pois podem ter diferenças devido à tropicalização.

Minha sugestão é ir à uma concessionária (grande) e consultar. Provavelmente devem vender os fluidos. Eu compraria lá mesmo, mesmo sendo um pouco mais caro.

Já tive outras viaturas e já fiz troca destes fluidos. Sempre procurei os das concessionárias (no caso era a Toyota). Troquei e rodei sempre tranquilo....

[]s
J.

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Óleo câmbio, caixa de transferência e diferencial Empty Re: Óleo câmbio, caixa de transferência e diferencial

27/8/2018, 14:30
Amigos,
O óleo do cambio é pra trocar ou não??? No manual diz que é full life, mas fico grilado com isso... Mandei um email pra ZF e eles disseram pra seguir o manual do carro.
Aí vem aquela dúvida... deixa full life e corre o risco do cambio quebrar por simplesmente não trocar o óleo...
O que vcs acham????
Abraço a todos

PS: nunca vi óleo nenhum full life... Shocked
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Óleo câmbio, caixa de transferência e diferencial Empty Re: Óleo câmbio, caixa de transferência e diferencial

27/8/2018, 14:41
Luiz, você não viu pq não existe. As concessionárias mandam t e montadoras mandam não trocar, mas temos que ver o que elas vizam em última análise. Não tou dizendo que o câmbio vai explodir se não trocar o óleo, mas rodando num país quente e cheio de vias ruins como o nosso, com trânsito pesado, com certeza terá uma vida últil menor. Vendo um óleo de caixa Mecanica ou automática após 50 mil km está preto. Mas aí a concessionária diz que é vedado e não tem contaminação e por isso não precisa trocar. Mas como fica preto? Esses resíduos de metal e carbono são oriundos do próprio fincamento do câmbio e constitui a contaminação interna (na concessionária só lembram da externa). Lembro que num programa de TV o representante da montadora foi o único que disse que não precisava trocar o óleo, sendo que os demais profissionais, incluindo o fabricante do câmbio afirmou que não é aconselhável manter esse óleo usado por tanto tempo. Eu por experiência própria troco todos os fluidos (incluindo freio etc) com um tempo ou quilometragem.
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27/8/2018, 16:52
GERALDO VERAS escreveu:Luiz, você não viu pq não existe. As concessionárias mandam t e montadoras mandam não trocar, mas temos que ver o que elas vizam em última análise. Não tou dizendo que o câmbio vai explodir se não trocar o óleo, mas rodando num país quente e cheio de vias ruins como o nosso, com trânsito pesado, com certeza terá uma vida últil menor. Vendo um óleo de caixa Mecanica ou automática após 50 mil km está preto. Mas aí a concessionária diz que é vedado e não tem contaminação e por isso não precisa trocar. Mas como fica preto? Esses resíduos de metal e carbono são oriundos do próprio fincamento do câmbio e constitui a contaminação interna (na concessionária só lembram da externa). Lembro que num programa de TV o representante da montadora foi o único que disse que não precisava trocar o óleo, sendo que os demais profissionais, incluindo o fabricante do câmbio afirmou que não é aconselhável manter esse óleo usado por tanto tempo. Eu por experiência própria troco todos os fluidos (incluindo freio etc) com um tempo ou quilometragem.

Pois é Geraldo. Eu quero também trocar o óleo do câmbio, mas fico com receio de levar na CSS, pois como não é uma coisa usual que eles trocam, e fazerem merda no carro.
Se alguém de Brasília poder indicar um local especializado em transmissão automática da ZF, seria de grande ajuda.
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27/8/2018, 17:23
Luiz escreveu:
GERALDO VERAS escreveu:Luiz, você não viu pq não existe. As concessionárias mandam t e montadoras mandam não trocar, mas temos que ver o que elas vizam em última análise. Não tou dizendo que o câmbio vai explodir se não trocar o óleo, mas rodando num país quente e cheio de vias ruins como o nosso, com trânsito pesado, com certeza terá uma vida últil menor. Vendo um óleo de caixa Mecanica ou automática após 50 mil km está preto. Mas aí a concessionária diz que é vedado e não tem contaminação e por isso não precisa trocar. Mas como fica preto? Esses resíduos de metal e carbono são oriundos do próprio fincamento do câmbio e constitui a contaminação interna (na concessionária só lembram da externa). Lembro que num programa de TV o representante da montadora foi o único que disse que não precisava trocar o óleo, sendo que os demais profissionais, incluindo o fabricante do câmbio afirmou que não é aconselhável manter esse óleo usado por tanto tempo. Eu por experiência própria troco todos os fluidos (incluindo freio etc) com um tempo ou quilometragem.

Pois é Geraldo. Eu quero também trocar o óleo do câmbio, mas fico com receio de levar na CSS, pois como não é uma coisa usual que eles trocam, e fazerem merda no carro.
Se alguém de Brasília poder indicar um local especializado em transmissão automática da ZF, seria de grande ajuda.

Uma coisa importante é verificar se o sistema de troca é por esgotamento ou flushing. Já vi ambos.

O primeiro é por drenagem mesmo. Porém sempre sobra alguma coisa no cárter. Neste caso, o que fizeram (na época, com outro carro) é trocar... andar uns dias e trocar novamente.... gastei o dobro do necessário, mas ficou tudo ótimo!

O segundo é uma máquina que "suga" o óleo.
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27/8/2018, 18:33
jeb escreveu:
Luiz escreveu:
GERALDO VERAS escreveu:Luiz, você não viu pq não existe. As concessionárias mandam t e montadoras mandam não trocar, mas temos que ver o que elas vizam em última análise. Não tou dizendo que o câmbio vai explodir se não trocar o óleo, mas rodando num país quente e cheio de vias ruins como o nosso, com trânsito pesado, com certeza terá uma vida últil menor. Vendo um óleo de caixa Mecanica ou automática após 50 mil km está preto. Mas aí a concessionária diz que é vedado e não tem contaminação e por isso não precisa trocar. Mas como fica preto? Esses resíduos de metal e carbono são oriundos do próprio fincamento do câmbio e constitui a contaminação interna (na concessionária só lembram da externa). Lembro que num programa de TV o representante da montadora foi o único que disse que não precisava trocar o óleo, sendo que os demais profissionais, incluindo o fabricante do câmbio afirmou que não é aconselhável manter esse óleo usado por tanto tempo. Eu por experiência própria troco todos os fluidos (incluindo freio etc) com um tempo ou quilometragem.

Pois é Geraldo. Eu quero também trocar o óleo do câmbio, mas fico com receio de levar na CSS, pois como não é uma coisa usual que eles trocam, e fazerem merda no carro.
Se alguém de Brasília poder indicar um local especializado em transmissão automática da ZF, seria de grande ajuda.

Uma coisa importante é verificar se o sistema de troca é por esgotamento ou flushing. Já vi ambos.

O primeiro é por drenagem mesmo. Porém sempre sobra alguma coisa no cárter. Neste caso, o que fizeram (na época, com outro carro) é trocar... andar uns dias e trocar novamente.... gastei o dobro do necessário, mas ficou tudo ótimo!

O segundo é uma máquina que "suga" o óleo.
J.


Amigo, pelo menos no procedimento que vi sendo aqui na minha cidade, numa oficina que mexe com câmbios automáticos, o óleo foi esgotado com a retirada do bujão e depois foi colocado um novo. Nessa troca o óleo saiu preto. Aí o mecânico ficou andando no carro por uns km e depois voltou pra oficina e feito nova retirada do óleo, que saiu bem menos preto e no final bem vermelho. Aí foi colocado óleo novo pela segunda vez e pronto. No caso o carro que vi era um Chevrolet Cruze.
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27/8/2018, 20:32
Prezado Geraldo Veras,

Dá uma olhada no TÓPICO - TEMPERATURA DA TRANSMISSÃO.

Postei o texto abaixo, o ATF (fluído da transmissão), deve ser trocado de acordo com a temperatura da mesma.

VEJA O TEXTO



Temperatura do ATF e vida útil em termos de distância percorrida (quilometragem): Um teste de durabilidade, desenvolvido conjuntamente pelos Estados Unidos e Japão, indicou a relação entre a temperatura do ATF sob operação e sua vida útil em termos de distância percorrida acumulada (quilometragem).
Por exemplo, se a temperatura do ATF que está sendo utilizado for de 80º C, ele permanecerá utilizável até uma distância percorrida de 84.000 quilômetros ou mais. Se a temperatura de trabalho dele for de 100º C, ele deverá ser substituído por um novo quando o veículo tiver percorrido no máximo a distância de 80.000 quilômetros. Adicionalmente, se a temperatura do ATF sob operação for aumentada em aproximadamente 15º C, o ATF irá se deteriorar significativamente causando acúmulo de verniz (ele mudará sua viscosidade para um líquido mais grosso semelhante ao verniz). Neste caso, o ATF deverá ser substituído quando o veículo atingir uma distância percorrida de somente 40.000 quilômetros. Também, se a temperatura do ATF subir em trabalho para 150º C, poderá haver tendência de patinação dos discos e cintas e o fluido deverá ser substituído após o veículo percorrer uma distância acumulada de somente 6.400 quilômetros. Se a temperatura do ATF exceder 160º C, a embreagem multidiscos será destruída pela queima e o ATF será carbonizado, danificando os vedadores da transmissão. Estes são os resultados deste teste desenvolvido nos Estados Unidos e Japão.
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