Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Nossa loja
Anúncios
Últimos assuntos
Sou muito azarado?22/9/2023, 17:08Pereira
Luz do porta luvas21/9/2023, 16:34LRSSANTOS
ar condicionado não funciona.18/9/2023, 21:45Edmar Souza
Freio aciona em movimento18/9/2023, 16:42andreklein
LUZ DE POSIÇÃO DIANTEIRA ESQUERDA9/9/2023, 19:10victor_netmaxi
Estribo Mopar - ponteira traseira1/9/2023, 12:42Guilherme Ferreira
PNEU ARO 19 28/8/2023, 07:57alaflopes
Acessorios em Salvador 12/8/2023, 22:41Daniel Albuquerque
TEMPERATURA DA TRANSMISSÃO10/8/2023, 14:35ElioRenegade
TROCA DE ÓLEO DE CAMBIO10/8/2023, 13:43rafaelscalize
Troca do óleo do câmbio10/8/2023, 13:40rafaelscalize
Start/Stop engasgando9/8/2023, 21:09keepwalking
Protetor de diferencial traseiro7/8/2023, 16:54HenriqueBM
Painel Somente Inglês3/8/2023, 15:44AlbertoMascarello
Rangido no Porta Malas26/7/2023, 17:47LucasFS
Renegades RS?21/7/2023, 19:39LRSSANTOS
Novas lanternas de LED do 202019/7/2023, 19:33Victor.a.mota
Renegade Diesel 15/16 sem força.14/7/2023, 10:05walter bruno costa siquei
Som Original / Computador de bordo13/7/2023, 17:56Progerio
Teto solar panorâmico - Latitude 20167/7/2023, 12:19TiagoMendes
Transporte de bicicleta4/7/2023, 10:59infiltrate
Camera de Ré Original4/7/2023, 10:34infiltrate
Bieleta4/7/2023, 10:29infiltrate
Kit Lift6/6/2023, 18:15Olpvix
Controle não Funciona6/6/2023, 15:23alvisivni
parksense nao disponivel verificar sistema4/6/2023, 16:37mattiello2000
Bluetooth fazer ligação (microfone)1/6/2023, 11:24junior gonçalves
Consumo Médio1/6/2023, 10:19coutinhobr
Consumo médio28/5/2023, 19:44carlosaugusto77
BAGAGEIRO DE TETO28/5/2023, 18:59LRSSANTOS
Desabilitar o START/STOP22/5/2023, 21:12LRSSANTOS
Funilaria e Pintura22/5/2023, 13:26jmmpassos@uol.com.br
Ajuda 17/5/2023, 17:57renato2000
Futuro comprador14/5/2023, 21:32LRSSANTOS
Limpeza projetor farol Trailhalk13/5/2023, 15:53marcmelolima
Luz ABS 8/5/2023, 10:22R DIAS
Revisão de 60k em oficinas off topic29/4/2023, 06:19elton dominghetti
Peça de isopor26/4/2023, 12:46Pereira
Tipos de farol de milha em LED23/4/2023, 23:21AleGrego
Carregador de celular sem fio23/4/2023, 06:33Daniel Gadê
ACC - Piloto automático adaptativo28/3/2023, 14:20merce-sp
Kit Multimídia Renegade Original Uconnect12/3/2023, 08:17JURANDIR DONIZETI RAMALHO
Pneus e sistema iTPMS/TPMS6/3/2023, 10:55Pereira
Pneus 225/60R1824/2/2023, 15:49Pereira
Whatsapp Renegade Diesel 24/2/2023, 12:04marcosbutanta
Verificar motor3/2/2023, 16:05danduk
FARÓIS DE XENON25/1/2023, 08:16Hyglater
Scanner Proxy23/1/2023, 13:18fredwilliamtjr
Erro no multiecuscan - paddle shift18/1/2023, 22:50Nagaragem186
Farol e Lanterna Full Led 20215/1/2023, 21:05dentebruno
ODOMETRO PISCANDO28/12/2022, 14:37andreklein
PNEUS PARA TRAILHAWK 27/12/2022, 10:41fabriciorez
Versão Trailhawk sem engate traseiro26/12/2022, 15:26AdrianaPan
Temperatura do oleo do motor26/12/2022, 10:53Murillo81
Alarme desativado26/12/2022, 10:41Murillo81
Câmbio Renegade 2020 diesel19/12/2022, 20:08joaotemp
multimidia camera de re 18/12/2022, 10:16celsosartor
TROCA DE MARCHAS DEMORADAS DEPOIS DE RAMPAS12/12/2022, 17:51SILVIO LOPES
Problema na subida de rampa.12/12/2022, 17:38SILVIO LOPES
Problemas na partida11/12/2022, 13:35alex melo
Coxim Jeep Renegade 5/12/2022, 10:09milton vicente
Liquido de Arrefecimento22/11/2022, 18:25mgondim
LUZ BOMBA DE COMBUSTIVEL16/11/2022, 13:44Sergio1berto
Encontro Rio Grande do Sul13/11/2022, 22:06Régis Saraiva Fonseca
Anúncios
Instagram
Classificados


Mídias Sociais: TEXTO QUANDO O RATO ESTÁ POR CIMA TEXTO QUANDO O RATO ESTÁ POR CIMA TEXTO QUANDO O RATO ESTÁ POR CIMA Grupos: TEXTO QUANDO O RATO ESTÁ POR CIMA TEXTO QUANDO O RATO ESTÁ POR CIMA
Ir para baixo
fernandosousa
fernandosousa
Mensagens : 184
Pontos : 284
Reputação : 28
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 43
Localização : Paraná
Modelo do Carro : Sport Flex MT 2016/2016

Mudança da especificção do óleo do motor Renegade Empty Mudança da especificção do óleo do motor Renegade

6/4/2019, 21:09
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Consultando os manuais percebi que entre 2016 e 2017 a Jeep mudou a especificação do óleo lubrificante do motor.
A imagem abaixo é do manual do 2016:
Mudança da especificção do óleo do motor Renegade Oleo_r10

Pode-se observar que em 2016 a especificação era bastante exigente, requerendo um óleo que atendesse API SN, ILSAC-GF5 e ACEA A5/B5, além de atender a qualificação Fiat 955535 - G1. Nessa época a FCA fez parceria com a SHELL e foi lançado o óleo MOPAR MaxPro que é o único óleo com absolutamente todas essas homologações, até onde sei. Entretanto, a FIAT já utilizava no motor etorq o óleo Selenia K Pure Energy da Petronas. Esse é o óleo homologado FIAT para esse motor. Em 2017 com o lançamento da Toro, usando o mesmo motor do Renegade, a FIAT continuou recomendando o Selenia na TORO e foi mudada a recomendação do Renegade, conforme pode ser visto na figura abaixo.

Mudança da especificção do óleo do motor Renegade Oleo_r12

Atualmente tanto a Toro quanto o Renegade estão com a mesma especificação de lubrificante de motor e essa especificação é a mesa que Fiat usa há muito tempo para o motor etorq, ou seja, são as características do Selenia K Pure Energy. Eu acho muito estranha essa mudança, porque o padrão foi rebaixado na minha opinião. Considerando que o motor etorq do Renegade e da Tora tem diversas diferenças em relação ao que era utilizado nos carros Fiat, isso já em 2015 no lançamento do Renegade (variador de fase, corrente de comando, maior taxa de compressão, etc) e ainda mais após 2017 com as novas mudanças no motor (maior torque, maior potência, stop/start, etc), era de se esperar a recomendação de um óleo mais moderno, como o que está no manual do Renegade 2015 e 2016. Com a mudança em 2017 reduziram a recomendação do API de SN para SM, o que é estranho uma vez que o padrão SN é superior ao SM mas tem retrocompatibilidade.  A mesma coisa aconteceu com o ILSAC que foi reduzido do GF5 para GF3, mesmo o GF5 sendo superior e retrocompatível. Os padrões API SN e ILSAC GF5 são interessantes, por exemplo, porque preveem maior compatibilidade com alto teor de etanol no combustível, o que é comum no Brasil. Com relação à especificação ACEA, estão recomendando A1/B1, mas esse padrão foi abandonado na revisão de 2016 do ACEA uma vez que o A5/B5 supre as exigências e ainda engloba as exigências de melhorar a resistência ao desgaste da especificação A3/B4.

Fica a dúvida: Realmente o Selenia é melhor para o motor ou é apenas questão de parceria comercial?
jeb
jeb
Mensagens : 802
Pontos : 992
Reputação : 100
Data de inscrição : 10/11/2015
Idade : 45
Localização : São Carlos/SP
Modelo do Carro : Sport 4x4 e Trailhawk

Mudança da especificção do óleo do motor Renegade Empty Re: Mudança da especificção do óleo do motor Renegade

8/4/2019, 07:26
fernandosousa escreveu:Consultando os manuais percebi que entre 2016 e 2017 a Jeep mudou a especificação do óleo lubrificante do motor.
A imagem abaixo é do manual do 2016:
Mudança da especificção do óleo do motor Renegade Oleo_r10

Pode-se observar que em 2016 a especificação era bastante exigente, requerendo um óleo que atendesse API SN, ILSAC-GF5 e ACEA A5/B5, além de atender a qualificação Fiat 955535 - G1. Nessa época a FCA fez parceria com a SHELL e foi lançado o óleo MOPAR MaxPro que é o único óleo com absolutamente todas essas homologações, até onde sei. Entretanto, a FIAT já utilizava no motor etorq o óleo Selenia K Pure Energy da Petronas. Esse é o óleo homologado FIAT para esse motor. Em 2017 com o lançamento da Toro, usando o mesmo motor do Renegade, a FIAT continuou recomendando o Selenia na TORO e foi mudada a recomendação do Renegade, conforme pode ser visto na figura abaixo.

Mudança da especificção do óleo do motor Renegade Oleo_r12

Atualmente tanto a Toro quanto o Renegade estão com a mesma especificação de lubrificante de motor e essa especificação é a mesa que Fiat usa há muito tempo para o motor etorq, ou seja, são as características do Selenia K Pure Energy. Eu acho muito estranha essa mudança, porque o padrão foi rebaixado na minha opinião. Considerando que o motor etorq do Renegade e da Tora tem diversas diferenças em relação ao que era utilizado nos carros Fiat, isso já em 2015 no lançamento do Renegade (variador de fase, corrente de comando, maior taxa de compressão, etc) e ainda mais após 2017 com as novas mudanças no motor (maior torque, maior potência, stop/start, etc), era de se esperar a recomendação de um óleo mais moderno, como o que está no manual do Renegade 2015 e 2016. Com a mudança em 2017 reduziram a recomendação do API de SN para SM, o que é estranho uma vez que o padrão SN é superior ao SM mas tem retrocompatibilidade.  A mesma coisa aconteceu com o ILSAC que foi reduzido do GF5 para GF3, mesmo o GF5 sendo superior e retrocompatível. Os padrões API SN e ILSAC GF5 são interessantes, por exemplo, porque preveem maior compatibilidade com alto teor de etanol no combustível, o que é comum no Brasil. Com relação à especificação ACEA, estão recomendando A1/B1, mas esse padrão foi abandonado na revisão de 2016 do ACEA uma vez que o A5/B5 supre as exigências e ainda engloba as exigências de melhorar a resistência ao desgaste da especificação A3/B4.

Fica a dúvida: Realmente o Selenia é melhor para o motor ou é apenas questão de parceria comercial?

Fernando. Muito bom trazer esse assunto à tona. Essa situação me fez lembrar da Honda em meados de 2009, quando passaram a usar o óleo 0w20 sintético nos Fits, mesmo nos antigos (o antigo era mineral 5w30 se não me engano). Foi uma bateção de motor na época!

Em 2015, logo após o lançamento, usavam Selenia, mas pouco tempo depois passaram para o Shell (isso na versão diesel). De algum tempo para cá, o Selenia.

Como não houve mudança na viscosidade, creio que a mudança se deu por questão de parceria, embora o Selenia Perform seja A5/B5 e seu preço é muito próximo do que usam hoje. Hoje, cada vez mais o Renegade e Toro andam juntos na mecânica.
Eu mesmo tenho comprado o kit de troca (óleos, filtros) na Fiat e são os mesmos da Jeep, porém bem mais baratos.

[]s
J.

_________________
Trailhawk 21
Sport 4x4 16 + Pack Safety + TPMS
EX: Sport Flex 17
fernandosousa
fernandosousa
Mensagens : 184
Pontos : 284
Reputação : 28
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 43
Localização : Paraná
Modelo do Carro : Sport Flex MT 2016/2016

Mudança da especificção do óleo do motor Renegade Empty Re: Mudança da especificção do óleo do motor Renegade

8/4/2019, 22:01
As figuras abaixo mostram uma comparação entre as características de um lubrificante ACEA A1/B1-04, que é o atualmente recomendado pela JEEP e FIAT e o A5/B5 na sua última revisão em 2016. É possível perceber que houve uma grande melhora no que se refere a capacidade de manter o motor limpo e evitar o desgaste, o que deve prolongar a vida útil do motor. A outra figura compara os padrões  A3/B4-16 e A5/B5-16. Comparando as duas figuras é possível perceber que o A5/B5-16 engloba todas as características do A1/B1-04 e do A3/B4-16 e que o A3/B4-16 só é inferior ao  A1/B1-04 no quesito economia de combustível.  Eu realmente gostaria de saber qual a justificativa para manterem um lubrificante com características tão ultrapassadas. Uma coisa certa é que muito mais barato produzir um lubrificante API SM, ILSAC GF-3 e ACEA A1/B1-04 do um API SN, ILSAC GF-5 e ACEA A5/B5-16.

Mudança da especificção do óleo do motor Renegade A1b1-010


Mudança da especificção do óleo do motor Renegade A3b4-010
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos