Jeep Renegade Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Parceria Amazon
Mudança da especificção do óleo do motor Renegade Loja_a10
Anúncios
Últimos assuntos
Multimídia 2023 no Renegade 2018Ontem à(s) 12:53marioamado
CARCAÇA DO FAROL RENEGADE 2049/202018/7/2024, 11:31Márcio Benedito Moreira
Zumbido/Ronco quando ligo o Ar Condicionado12/7/2024, 11:49rause.wanderley
Capas de maçaneta10/7/2024, 21:36LRSSANTOS
Comportamento do cambio 9 marchas10/7/2024, 16:00diguim
alargador ou espaçador10/7/2024, 11:27Edilson Gonçalez Carneiro
Remap de cambio ZF9 diesel 10/7/2024, 08:57Pedecebola
Carregador por indução 28/6/2024, 00:44Marlon
Pneus e sistema iTPMS/TPMS26/6/2024, 15:54Marco Paim
Linha dinamica camera de ré19/6/2024, 20:03Gabriel F Freire
Luz do porta luvas16/6/2024, 14:31LRSSANTOS
Barulho motor 1.812/6/2024, 16:23dibarbosaa
Pane elétrica11/6/2024, 22:49exception
curiosidade3/6/2024, 11:53Jek7galo
Barulho de Agua31/5/2024, 10:40elton dominghetti
Multimídia original renegade 2017 limited 1.830/5/2024, 15:10Cristiano Lourenço
Pneu Xbri 225/60r18 no Renegade 2017 Limited30/5/2024, 14:57Cristiano Lourenço
Antifurto23/5/2024, 08:30Alvaro61
Problema na Partida13/5/2024, 09:29alexander ferreira
Direção "passarinhando"2/5/2024, 18:50igorlthomaz
Mensagem " Verificar Motor"24/4/2024, 17:17Prata
Pressão do Óleo do Motor > Mensagem no painel24/4/2024, 11:59PEDRO SCHNEIDER JR
Pessoal do DF!22/4/2024, 13:57Marcos Patrocínio
Jeep Renegade 2017 diesel sport 16v22/4/2024, 09:28Faustaobh
Sensor de pressão dos pneus18/4/2024, 21:06Thaidnt
QUILOMETRAGEM18/4/2024, 21:00Thaidnt
PARACHOQUE RENEGADE FLEX18/4/2024, 20:28Thaidnt
Temperatura do oleo do motor18/4/2024, 20:19Thaidnt
Kit Lift - Muda o consumo???14/4/2024, 19:00Oblac
Consumo Médio14/4/2024, 16:53Oblac
Whatsapp Renegade Diesel 14/4/2024, 13:20Oblac
Agua dentro do carro9/4/2024, 15:05André Carvalho
Mecânico de confiança São Paulo - SP30/3/2024, 08:59HerminioCanalis
Dúvidas na Compra de um USADO22/3/2024, 10:58Hmoda
Barulho no Renegade9/3/2024, 09:35elton dominghetti
Kit Lift20/2/2024, 11:05Pedra3
Troca de motor17/2/2024, 13:46Rbagatini
Ruídos Internos ou Externos17/2/2024, 13:45Rbagatini
Trocar Som e Auto-Falantes Originais2/2/2024, 08:38LRSSANTOS
Sensor de Estac. Renegade 2019 (PCD)1/2/2024, 09:40OSVALDO MONHO
Stop/Start não disponível31/1/2024, 09:12FVAROCHA
Multiecuscan29/1/2024, 10:33SILVIO LOPES
Câmera de Ré29/1/2024, 09:35PEDRO HENRIQUE DRAEGER
Trocador de Calor23/1/2024, 21:24altairprimo
Sistema iTPMS inibido! Como reativar?22/1/2024, 14:58anderson.moraisdiniz
MECANICA/CAMBIO19/1/2024, 15:21Emanuel Candido Bordão
RETROVISOR EXTERNO MOTORISTA13/1/2024, 11:20Estevam
CONTROLE DE TRAÇÃO5/1/2024, 12:00Cracco
Me ajudem Por favor2/1/2024, 10:18Faustaobh
Buzina Disparando Jeep28/12/2023, 21:48andreklein
Alto Falantes renegate PCD 202026/12/2023, 12:13rodrigobr
Mudança Tipo Botão Farol Renegade24/12/2023, 11:31OSVALDO MONHO
Encontro e passeio off-road RJ27/11/2023, 10:49Arda
Marcha lenta irregular em D (flex)14/11/2023, 23:00brayanss
APITO AO PISAR NO FREIO10/11/2023, 09:33Pereira
Multimidia Uconnect Wireless 7"7/11/2023, 18:04Lucas Souza
Atualização Central Uconnect30/10/2023, 09:24infiltrate
Novas lanternas de LED do 202029/10/2023, 09:48OSVALDO MONHO
Barulho Toc Toc na suspensão5/10/2023, 10:39rodrigobr
Cornering Light27/9/2023, 09:23Wallace Fernandes
Ventilador e Ar Condicionado Desligado27/9/2023, 00:43Heberson Oliveira
Sou muito azarado?22/9/2023, 17:08Pereira
ar condicionado não funciona.18/9/2023, 21:45Edmar Souza
Freio aciona em movimento18/9/2023, 16:42andreklein
Anúncios
Instagram
Classificados


Mídias Sociais: TEXTO QUANDO O RATO ESTÁ POR CIMA TEXTO QUANDO O RATO ESTÁ POR CIMA TEXTO QUANDO O RATO ESTÁ POR CIMA Grupos: TEXTO QUANDO O RATO ESTÁ POR CIMA TEXTO QUANDO O RATO ESTÁ POR CIMA
Ir para baixo
fernandosousa
fernandosousa
Mensagens : 184
Pontos : 284
Reputação : 28
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 44
Localização : Paraná
Modelo do Carro : Sport Flex MT 2016/2016

Mudança da especificção do óleo do motor Renegade Empty Mudança da especificção do óleo do motor Renegade

6/4/2019, 21:09
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Consultando os manuais percebi que entre 2016 e 2017 a Jeep mudou a especificação do óleo lubrificante do motor.
A imagem abaixo é do manual do 2016:
Mudança da especificção do óleo do motor Renegade Oleo_r10

Pode-se observar que em 2016 a especificação era bastante exigente, requerendo um óleo que atendesse API SN, ILSAC-GF5 e ACEA A5/B5, além de atender a qualificação Fiat 955535 - G1. Nessa época a FCA fez parceria com a SHELL e foi lançado o óleo MOPAR MaxPro que é o único óleo com absolutamente todas essas homologações, até onde sei. Entretanto, a FIAT já utilizava no motor etorq o óleo Selenia K Pure Energy da Petronas. Esse é o óleo homologado FIAT para esse motor. Em 2017 com o lançamento da Toro, usando o mesmo motor do Renegade, a FIAT continuou recomendando o Selenia na TORO e foi mudada a recomendação do Renegade, conforme pode ser visto na figura abaixo.

Mudança da especificção do óleo do motor Renegade Oleo_r12

Atualmente tanto a Toro quanto o Renegade estão com a mesma especificação de lubrificante de motor e essa especificação é a mesa que Fiat usa há muito tempo para o motor etorq, ou seja, são as características do Selenia K Pure Energy. Eu acho muito estranha essa mudança, porque o padrão foi rebaixado na minha opinião. Considerando que o motor etorq do Renegade e da Tora tem diversas diferenças em relação ao que era utilizado nos carros Fiat, isso já em 2015 no lançamento do Renegade (variador de fase, corrente de comando, maior taxa de compressão, etc) e ainda mais após 2017 com as novas mudanças no motor (maior torque, maior potência, stop/start, etc), era de se esperar a recomendação de um óleo mais moderno, como o que está no manual do Renegade 2015 e 2016. Com a mudança em 2017 reduziram a recomendação do API de SN para SM, o que é estranho uma vez que o padrão SN é superior ao SM mas tem retrocompatibilidade.  A mesma coisa aconteceu com o ILSAC que foi reduzido do GF5 para GF3, mesmo o GF5 sendo superior e retrocompatível. Os padrões API SN e ILSAC GF5 são interessantes, por exemplo, porque preveem maior compatibilidade com alto teor de etanol no combustível, o que é comum no Brasil. Com relação à especificação ACEA, estão recomendando A1/B1, mas esse padrão foi abandonado na revisão de 2016 do ACEA uma vez que o A5/B5 supre as exigências e ainda engloba as exigências de melhorar a resistência ao desgaste da especificação A3/B4.

Fica a dúvida: Realmente o Selenia é melhor para o motor ou é apenas questão de parceria comercial?
jeb
jeb
Mensagens : 802
Pontos : 992
Reputação : 100
Data de inscrição : 10/11/2015
Idade : 46
Localização : São Carlos/SP
Modelo do Carro : Sport 4x4 e Trailhawk

Mudança da especificção do óleo do motor Renegade Empty Re: Mudança da especificção do óleo do motor Renegade

8/4/2019, 07:26
fernandosousa escreveu:Consultando os manuais percebi que entre 2016 e 2017 a Jeep mudou a especificação do óleo lubrificante do motor.
A imagem abaixo é do manual do 2016:
Mudança da especificção do óleo do motor Renegade Oleo_r10

Pode-se observar que em 2016 a especificação era bastante exigente, requerendo um óleo que atendesse API SN, ILSAC-GF5 e ACEA A5/B5, além de atender a qualificação Fiat 955535 - G1. Nessa época a FCA fez parceria com a SHELL e foi lançado o óleo MOPAR MaxPro que é o único óleo com absolutamente todas essas homologações, até onde sei. Entretanto, a FIAT já utilizava no motor etorq o óleo Selenia K Pure Energy da Petronas. Esse é o óleo homologado FIAT para esse motor. Em 2017 com o lançamento da Toro, usando o mesmo motor do Renegade, a FIAT continuou recomendando o Selenia na TORO e foi mudada a recomendação do Renegade, conforme pode ser visto na figura abaixo.

Mudança da especificção do óleo do motor Renegade Oleo_r12

Atualmente tanto a Toro quanto o Renegade estão com a mesma especificação de lubrificante de motor e essa especificação é a mesa que Fiat usa há muito tempo para o motor etorq, ou seja, são as características do Selenia K Pure Energy. Eu acho muito estranha essa mudança, porque o padrão foi rebaixado na minha opinião. Considerando que o motor etorq do Renegade e da Tora tem diversas diferenças em relação ao que era utilizado nos carros Fiat, isso já em 2015 no lançamento do Renegade (variador de fase, corrente de comando, maior taxa de compressão, etc) e ainda mais após 2017 com as novas mudanças no motor (maior torque, maior potência, stop/start, etc), era de se esperar a recomendação de um óleo mais moderno, como o que está no manual do Renegade 2015 e 2016. Com a mudança em 2017 reduziram a recomendação do API de SN para SM, o que é estranho uma vez que o padrão SN é superior ao SM mas tem retrocompatibilidade.  A mesma coisa aconteceu com o ILSAC que foi reduzido do GF5 para GF3, mesmo o GF5 sendo superior e retrocompatível. Os padrões API SN e ILSAC GF5 são interessantes, por exemplo, porque preveem maior compatibilidade com alto teor de etanol no combustível, o que é comum no Brasil. Com relação à especificação ACEA, estão recomendando A1/B1, mas esse padrão foi abandonado na revisão de 2016 do ACEA uma vez que o A5/B5 supre as exigências e ainda engloba as exigências de melhorar a resistência ao desgaste da especificação A3/B4.

Fica a dúvida: Realmente o Selenia é melhor para o motor ou é apenas questão de parceria comercial?

Fernando. Muito bom trazer esse assunto à tona. Essa situação me fez lembrar da Honda em meados de 2009, quando passaram a usar o óleo 0w20 sintético nos Fits, mesmo nos antigos (o antigo era mineral 5w30 se não me engano). Foi uma bateção de motor na época!

Em 2015, logo após o lançamento, usavam Selenia, mas pouco tempo depois passaram para o Shell (isso na versão diesel). De algum tempo para cá, o Selenia.

Como não houve mudança na viscosidade, creio que a mudança se deu por questão de parceria, embora o Selenia Perform seja A5/B5 e seu preço é muito próximo do que usam hoje. Hoje, cada vez mais o Renegade e Toro andam juntos na mecânica.
Eu mesmo tenho comprado o kit de troca (óleos, filtros) na Fiat e são os mesmos da Jeep, porém bem mais baratos.

[]s
J.

_________________
Trailhawk 21
Sport 4x4 16 + Pack Safety + TPMS
EX: Sport Flex 17
fernandosousa
fernandosousa
Mensagens : 184
Pontos : 284
Reputação : 28
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 44
Localização : Paraná
Modelo do Carro : Sport Flex MT 2016/2016

Mudança da especificção do óleo do motor Renegade Empty Re: Mudança da especificção do óleo do motor Renegade

8/4/2019, 22:01
As figuras abaixo mostram uma comparação entre as características de um lubrificante ACEA A1/B1-04, que é o atualmente recomendado pela JEEP e FIAT e o A5/B5 na sua última revisão em 2016. É possível perceber que houve uma grande melhora no que se refere a capacidade de manter o motor limpo e evitar o desgaste, o que deve prolongar a vida útil do motor. A outra figura compara os padrões  A3/B4-16 e A5/B5-16. Comparando as duas figuras é possível perceber que o A5/B5-16 engloba todas as características do A1/B1-04 e do A3/B4-16 e que o A3/B4-16 só é inferior ao  A1/B1-04 no quesito economia de combustível.  Eu realmente gostaria de saber qual a justificativa para manterem um lubrificante com características tão ultrapassadas. Uma coisa certa é que muito mais barato produzir um lubrificante API SM, ILSAC GF-3 e ACEA A1/B1-04 do um API SN, ILSAC GF-5 e ACEA A5/B5-16.

Mudança da especificção do óleo do motor Renegade A1b1-010


Mudança da especificção do óleo do motor Renegade A3b4-010
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos