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Spike
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JEEP Renegade enfrentando alagamentos Empty JEEP Renegade enfrentando alagamentos

20/9/2016, 15:18
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Olá amigos do JEEP Renegade Clube!

Tenho um Renegade Sport Automático e certa vez me deparei com um alagamento na Barra da Tijuca com cerca de 40cm de lâmina d'água. Enfrentei receoso o alagamento e me saí bem, vendo que diversos carros haviam parado no meio do caminho. Após chegar em casa comecei ler sobre o assunto (incluindo sites internacionais) e verifiquei que o limite que os Renegade suportam seria de 48cm de lâmina d'água (todos os modelos) a 8km/h. Ao acessar o compartimento do motor do meu Renegade efetuei a medição que vai da da boca da tomada de ar até o solo e confirmei a medida (dá um pouco mais de 48cm mas entendo que o excesso seja uma margem de segurança da montadora).

Veja a foto abaixo. Ela mostra nitidamente onde fica a boca da estensão da caixa do filtro de ar - há alguns poucos centímetros acima da longarina direita do automóvel).

JEEP Renegade enfrentando alagamentos IMG_8136

Estou buscando uma forma eficaz de elevar esta tomada de ar por alguns centímetros adicionais (de 10 a 15cm), o que já seria um grande ganho, mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão. Assim que conseguir compartilharei com o grupo, incluindo as fotografias de como fazer sem alterar a estrutura do automóvel e assim perder a garantia.
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Spike
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JEEP Renegade enfrentando alagamentos Empty Re: JEEP Renegade enfrentando alagamentos

20/9/2016, 15:24
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Apenas para complementar o post, segue o diagrama explodido do sistema de tomada de ar do Jeep Renegade com a estensão da caixa do filtro de ar realçada.

JEEP Renegade enfrentando alagamentos S-l1600
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JEEP Renegade enfrentando alagamentos Empty Re: JEEP Renegade enfrentando alagamentos

20/9/2016, 21:43
Legal o seu post. Espero que tenhamos mais ideias com o intuito de melhorar o nosso renegade
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JEEP Renegade enfrentando alagamentos Empty Re: JEEP Renegade enfrentando alagamentos

21/9/2016, 08:21
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Marcus Ponce escreveu:Olá amigos do JEEP Renegade Clube!

Tenho um Renegade Sport Automático e certa vez me deparei com um alagamento na Barra da Tijuca com cerca de 40cm de lâmina d'água. Enfrentei receoso o alagamento e me saí bem, vendo que diversos carros haviam parado no meio do caminho. Após chegar em casa comecei ler sobre o assunto (incluindo sites internacionais) e verifiquei que o limite que os Renegade suportam seria de 48cm de lâmina d'água (todos os modelos) a 8km/h. Ao acessar o compartimento do motor do meu Renegade efetuei a medição que vai da da boca da tomada de ar até o solo e confirmei a medida (dá um pouco mais de 48cm mas entendo que o excesso seja uma margem de segurança da montadora).

Veja a foto abaixo. Ela mostra nitidamente onde fica a boca da estensão da caixa do filtro de ar - há alguns poucos centímetros acima da longarina direita do automóvel).

Estou buscando uma forma eficaz de elevar esta tomada de ar por alguns centímetros adicionais (de 10 a 15cm), o que já seria um grande ganho, mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão. Assim que conseguir compartilharei com o grupo, incluindo as fotografias de como fazer sem alterar a estrutura do automóvel e assim perder a garantia.

Excelente foto, muito esclarecedora. No facebook (Grupo RN 4x4), há algum tempo, um cara conseguiu fazer uma adaptação perfeita da entrada de ar da Pajero Full. Posto aqui a foto que está também aqui: Adaptação Full

JEEP Renegade enfrentando alagamentos 1jucev

A ideia dele era comercializar esse kit. Inclusive, ele era plug-and-play, pois é de desencaixe fácil para voltar ao original.

J.

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21/9/2016, 17:38
Cara!!! Valeu mesmo!!! Ficou muito legal. Essa acredito ser a melhor solução dentre todas as que já vi. Vou fazem pra mim. Muitíssimo obrigado!
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21/9/2016, 18:07
Marcus Ponce escreveu:Cara!!! Valeu mesmo!!! Ficou muito legal. Essa acredito ser a melhor solução dentre todas as que já vi. Vou fazem pra mim. Muitíssimo obrigado!

Assim que finalizar, poste aqui para nós as fotos!
J.

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7/10/2016, 16:03
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Eis como ficou. Todas as peças tiveram que ser feitas manualmente. Deu um trabalho grande, mas no final ficou discreto e agora meu Renegade pode enfrentar alagamentos até a altura de seus faróis.JEEP Renegade enfrentando alagamentos 14522936_972967352848635_8380577529334188117_n
JEEP Renegade enfrentando alagamentos 14485176_972967459515291_8948083551732742171_n
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7/10/2016, 16:10
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Observações: O diâmetro de captação de ar foi mantido como de fábrica (50mm) e o local da captação recebe ar frio regularmente pois fica antes do motor e na mesma linha da longarina do carro. Tudo muito calculado. O dreno existente no interior da caixa do filtro de ar teve de ser fechado, caso contrário entraria água na caixa do filtro de ar antes mesmo da água atingir a altura limite. O rendimento do meu Renegade está exatamente o mesmo, sem prejuízo nenhum. Ao lavar o motor não há risco de ingresso de água no "snorkell" interno uma vez que o mesmo é 100% vedado com silicone desde a sua conexão com a caixa do filtro de ar. Fácil de instalar e desinstalar. O maior desafio foi desenhar (idealizar) as peças e fazer as conexões - mas valeu à pena.
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7/10/2016, 17:09
Marcus muito show!! Tem que dar mais detalhes deste projeto!! Sou do RJ - Bangu!!
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7/10/2016, 20:20
Marcus Ponce escreveu:Observações: O diâmetro de captação de ar foi mantido como de fábrica (50mm) e o local da captação recebe ar frio regularmente pois fica antes do motor e na mesma linha da longarina do carro. Tudo muito calculado. O dreno existente no interior da caixa do filtro de ar teve de ser fechado, caso contrário entraria água na caixa do filtro de ar antes mesmo da água atingir a altura limite. O rendimento do meu Renegade está exatamente o mesmo, sem prejuízo nenhum. Ao lavar o motor não há risco de ingresso de água no "snorkell" interno uma vez que o mesmo é 100% vedado com silicone desde a sua conexão com a caixa do filtro de ar. Fácil de instalar e desinstalar. O maior desafio foi desenhar (idealizar) as peças e fazer as conexões - mas valeu à pena.

Excelente Marcus!!!
Nos passe mais detalhes. A peça laranja da vista explodida foi mantida? Ou você trocou ela? Usou canos de PVC de 50mm?

Abraços cordiais,
Rocino.
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Spike
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7/10/2016, 22:55
@RMON escreveu:
Marcus Ponce escreveu:Observações: O diâmetro de captação de ar foi mantido como de fábrica (50mm) e o local da captação recebe ar frio regularmente pois fica antes do motor e na mesma linha da longarina do carro. Tudo muito calculado. O dreno existente no interior da caixa do filtro de ar teve de ser fechado, caso contrário entraria água na caixa do filtro de ar antes mesmo da água atingir a altura limite. O rendimento do meu Renegade está exatamente o mesmo, sem prejuízo nenhum. Ao lavar o motor não há risco de ingresso de água no "snorkell" interno uma vez que o mesmo é 100% vedado com silicone desde a sua conexão com a caixa do filtro de ar. Fácil de instalar e desinstalar. O maior desafio foi desenhar (idealizar) as peças e fazer as conexões - mas valeu à pena.

Excelente Marcus!!!
Nos passe mais detalhes. A peça laranja da vista explodida foi mantida? Ou você trocou ela? Usou canos de PVC de 50mm?

Abraços cordiais,
Rocino.

Olá Rocino,

A peça laranja teve de ser removida para conectar uma outra peça feita à mão. Essa remoção foi um pouco complexa pois houve a necessidade de desmontar a capa plástica protetora da caixa de roda do lado direito do carro. Além disso foi necessário uma chave de boca e muita paciência pois a peça laranja é presa por um parafuso à lataria do carro - e esse parafuso é de difícil acesso.

A conexão entre essa peça laranja da vista explodida e a caixa do filtro de ar é um simples encaixe - e tem que ser mudada por uma conexão à base de braçadeira a fim de que tudo fique à prova d'água.

Você tem razão - usei canos de PVC 50mm (quatro joelhos de 90 graus unidos por uma mangueira de 50mm e 12 cm de comprimento). No entanto, tive de realizar uma série de cortes neles para perder o aspecto grosseiro de cano de PVC e depois pintei eles interna e externamente com tinta preto fosco (spray).

Infelizmente como tudo foi feito à mão, não tirei fotos das desmontagens feitas no carro nem do processo de manufatura das peças. Foram duas semanas de tentativa, modelagem, lixa daqui e lixa dali até que as coisas ficassem perfeitamente como eu queria. Eu vou tentar fazer um desenho explicativo para postar aqui e ajudar aos amigos que desejem fazer a mesma coisa. Minha intenção é ajudar a todos. Farei o melhor que puder. Posto o desenho em breve.

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8/10/2016, 09:30
Marcus Ponce escreveu:
@RMON escreveu:
Marcus Ponce escreveu:Observações: O diâmetro de captação de ar foi mantido como de fábrica (50mm) e o local da captação recebe ar frio regularmente pois fica antes do motor e na mesma linha da longarina do carro. Tudo muito calculado. O dreno existente no interior da caixa do filtro de ar teve de ser fechado, caso contrário entraria água na caixa do filtro de ar antes mesmo da água atingir a altura limite. O rendimento do meu Renegade está exatamente o mesmo, sem prejuízo nenhum. Ao lavar o motor não há risco de ingresso de água no "snorkell" interno uma vez que o mesmo é 100% vedado com silicone desde a sua conexão com a caixa do filtro de ar. Fácil de instalar e desinstalar. O maior desafio foi desenhar (idealizar) as peças e fazer as conexões - mas valeu à pena.

Excelente Marcus!!!
Nos passe mais detalhes. A peça laranja da vista explodida foi mantida? Ou você trocou ela? Usou canos de PVC de 50mm?

Abraços cordiais,
Rocino.

Olá Rocino,

A peça laranja teve de ser removida para conectar uma outra peça feita à mão. Essa remoção foi um pouco complexa pois houve a necessidade de desmontar a capa plástica protetora da caixa de roda do lado direito do carro. Além disso foi necessário uma chave de boca e muita paciência pois a peça laranja é presa por um parafuso à lataria do carro - e esse parafuso é de difícil acesso.

A conexão entre essa peça laranja da vista explodida e a caixa do filtro de ar é um simples encaixe - e tem que ser mudada por uma conexão à base de braçadeira a fim de que tudo fique à prova d'água.

Você tem razão - usei canos de PVC 50mm (quatro joelhos de 90 graus unidos por uma mangueira de 50mm e 12 cm de comprimento). No entanto, tive de realizar uma série de cortes neles para perder o aspecto grosseiro de cano de PVC e depois pintei eles interna e externamente com tinta preto fosco (spray).

Infelizmente como tudo foi feito à mão, não tirei fotos das desmontagens feitas no carro nem do processo de manufatura das peças. Foram duas semanas de tentativa, modelagem, lixa daqui e lixa dali até que as coisas ficassem perfeitamente como eu queria. Eu vou tentar fazer um desenho explicativo para postar aqui e ajudar aos amigos que desejem fazer a mesma coisa. Minha intenção é ajudar a todos. Farei o melhor que puder. Posto o desenho em breve.


Então a mangueira fica por dentro dos tubos de PVC? Não entendi onde entra a mangueira. Outra dúvida a peça laranja é só de encaixe, mas como você fixou a nova com abraçadeiras? Ela encaixou por cima(por fora) ou por dentro do bocal?

Agradeço bastante a ajuda!
Abraços cordiais,
Rocino Marinho.
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8/10/2016, 21:54
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Pessoal, segue um desenho explicativo que tentei fazer pra vocês para ilustrar a montagem desse "snorkell interno". Gostaria de esclarecer que todo este processo foi feito artesanalmente, usando muito da criatividade e improviso - assim, não existe um certo ou errado nesta montagem. Estou certo de que alguém partindo da minha idéia vai criar algo bem melhor. Boa sorte!!!
JEEP Renegade enfrentando alagamentos 14606255_973904186088285_6386504492087623165_n
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9/10/2016, 12:03
Marcus Ponce escreveu:Pessoal, segue um desenho explicativo que tentei fazer pra vocês para ilustrar a montagem desse "snorkell interno". Gostaria de esclarecer que todo este processo foi feito artesanalmente, usando muito da criatividade e improviso - assim, não existe um certo ou errado nesta montagem. Estou certo de que alguém partindo da minha idéia vai criar algo bem melhor. Boa sorte!!!
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JEEP Renegade enfrentando alagamentos 14657463_973904272754943_574118940648156607_n

Marcus ficou show e os desenhos ilustrativos quase tão bom quanto o próprio snorkel. No caso do seu a conexão e o snorkel do filtro de ar foi feita como? Você nos deu várias opções,gostaria de saber qual utilizou?
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9/10/2016, 19:55
A conexão que eu fiz foi de madeira impregnada com stain. Ela fica totalmente à prova dágua e é mais fácil de manusear. Na hora de encaixar na caixa do filtro de ar usei silicone e uma graçadeira para dar firmeza. Ficou 10! Gostaria de poder ajudar mais aos amigos a superar essa pequena limitação do Renegade. Abraços a todos!!!! Espero ter ajudado de alguma forma - nem que seja pra mostrar que é possível essa modificação.
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9/10/2016, 20:00
Marcus Ponce escreveu:A conexão que eu fiz foi de madeira impregnada com stain. Ela fica totalmente à prova dágua e é mais fácil de manusear. Na hora de encaixar na caixa do filtro de ar usei silicone e uma graçadeira para dar firmeza. Ficou 10! Gostaria de poder ajudar mais aos amigos a superar essa pequena limitação do Renegade. Abraços a todos!!!! Espero ter ajudado de alguma forma - nem que seja pra mostrar que é possível essa modificação.
Boa noite,
Fez como essa peça de madeira?
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10/10/2016, 08:10
Como disse, manualmente. Serra elétrica tico-tico e furadeira com serra-copo. Muita lixa até o encaixe ficar perfeito na caixa do filtro de ar. Depois de pronta impermeabilizei com stain impregnante (você encontra em qq loja de tinta). Tudo foi feito artesanalmente.
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JEEP Renegade enfrentando alagamentos Empty Re: JEEP Renegade enfrentando alagamentos

11/10/2016, 15:37
Marcus,
poderia me mandar as fotos e o desenho explicativo por e-mail? aqui as fotos não carregaram.
Grato
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11/10/2016, 16:14
@Alisson Matos escreveu:Marcus,
poderia me mandar as fotos e o desenho explicativo por e-mail? aqui as fotos não carregaram.
Grato

Olá Alisson.
Posso enviar sim. Poderia me informar seu e-mail?

Forte abraço,

Marcus
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11/10/2016, 22:51
Marcus Ponce escreveu:
@Alisson Matos escreveu:Marcus,
poderia me mandar as fotos e o desenho explicativo por e-mail? aqui as fotos não carregaram.
Grato

Olá Alisson.
Posso enviar sim. Poderia me informar seu e-mail?

Forte abraço,

Marcus

O Marcus é um cara bastante atencioso. Basta ver a qualidade dos desenhos...
Parabéns amigo.
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