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Sport Diesel ou 1.8 Flex para PNE Empty Sport Diesel ou 1.8 Flex para PNE

23/2/2016, 01:04
Srs.,

Vou compartilhar alguns cálculos que estou fazendo para decidir qual a melhor opção de compra para quem tem desconto de IPI e ICMS para comprar de carro 0 Km. Minha carta de desconto saiu e estou na duvida, agradeço qualquer ajuda !

Opções: Renegade Sport Diesel ou Renegade 1.8 Flex AUT (versão específica para PNE)

Considerações iniciais:
* Não levei em conta o IPVA (isento);
* Não pretendo usar o carro para trilhas off-road (eventualmente uma ou outra estrada de terra em alguma viagem);
* Usarei o carro para trabalhar em SP, pego muito transito, o trecho até que não é longo (13 km ida e 13 km volta) mas meu Polo 1.6 faz nesse trecho 7 km/l...
* Pretendo ficar uns 4 anos com o carro.

Bom, vamos aos calculos...

Custo de Compra x Venda
Usei como base a desvalorização de outros carros semelhantes...

Diesel
Compra com desconto: R$ 84.800,00 e venda R$ 73.436 - Desvalorização de R$ 11.355,70
Flex
Compra com desconto: R$ 54.000,00 e venda R$ 51.501 - Desvalorização de R$ 2.498,98

Combustível
Considerei 1.000km por mes, sendo 660 na cidade e 240 na estrada durante 4 anos.

Diesel (media de 10 km/l na cidade e 16 km/l na estrada): R$ 11.664
Flex (rodando com gasolina media de 5,5 km/l na cidade e 10 km/l na estrada): R$ 24.883

seguro
Considerei usei dados que pesquisei na internet e considerei 4 anos de seguro pagos (tenho classe de bonus alta, garagem coberta, sem adolescentes em casa, etc.)

Diesel: R$ 12.148
Flex: R$ 9.786

Revisão
Considerei os dados no site da jeep para as 3 primeiras revisões 1,2 e 3 anos.

Diesel: R$ 3.007
Flex: R$ 1.905

Custo Total do Carro após 4 anos

Diesel: R$ 38.175,82
Flex: R$ 39.073,24

Ou seja, praticamente o mesmo custo! Com o Diesel fico com um carro melhor durante esse período mas também fico com o dinheiro preso no carro. Com o Flex uso um carro "pior" mas não invisto muito dinheiro no carro e ainda fico livre para vender o carro antes se quiser sem perder dinheiro (se vender o diesel nos primeiros anos é prejuízo já que ele vai ganhando nos gastos de combustível).

Não estou levando em conta o custo do capital, pois estou considerando que o carro também vai acompanhar a inflação e não seria relevante a diferença entre as opções.

Alguém tem alguma dica? Estou cometendo algum erro grosseiro nas contas? Qual a opinião de vocês sobre essa escolha?

Não sou apaixonado por carros, acho que vou de Flex mesmo... No O duvida !!! Laughing

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rdiniz
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23/2/2016, 11:31
Não sei sua disponibilidade financeira exata, mas sendo possível financeiramente pegar o Diesel, acho que não tem muita dúvida... é ele! Smile
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Sport Diesel ou 1.8 Flex para PNE Empty Re: Sport Diesel ou 1.8 Flex para PNE

23/2/2016, 13:12
Disponibilidade financeira para o Diesel até tenho, mas não tá sobrando ! Senão não estaria fazendo tanta conta... rs

O carro é muito melhor, não tenho dúvida, mas não gostaria de investir muito para ter esse "conforto". Lógico que perder um pouco mais em 4 anos não é problema...

Pelas contas acima não perco muito, mas não sei se a conta esta certa.
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rdiniz
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Sport Diesel ou 1.8 Flex para PNE Empty Re: Sport Diesel ou 1.8 Flex para PNE

23/2/2016, 13:54
É difícil comparar 2 carros tão diferentes, tem que pesar muita coisa além do financeira, que é claro que tem sua importância também.
Acho que suas contas estão condizentes com a realidade, exceto que a desvalorização do flex deve ser um pouco maior, o que só reforça a escolha que eu faria no Diesel Very Happy
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Sport Diesel ou 1.8 Flex para PNE Empty Re: Sport Diesel ou 1.8 Flex para PNE

23/2/2016, 18:49
Na situaçao que vc esta descrevendo vale mais a pena o flex do ponto de vista economico sem duvida (quando comprei o meu fiz calculos parecidos) .  Depois tem que ver se para vc o gosto e a satisfaçao de ter um motor mais potente e traçao 4x4 vale os 30mil reais amais que vc vai gastar na compra do diesel, Por outras coisas tirando algum opcionais de segundaria importancia .... com uso principalmente na cidade... e falando de conforto, basicamente è o mesmo carro. No caso do flex pessoalmente aconselho o cambio manual, na minha opiniao o carro fica mais esperto e com melhor desempenho.  Mas encima de tudo isso, pense que um suv nao è o melhor carro possivel para uso principal em transito de cidade.
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23/2/2016, 19:44
Colega, você já analisou tudo perfeitamente! Fica tudo por conta do quanto você valoriza o diesel - acho que praticamente todos concordam que é melhor que o flex. Vale a pena esses 30k de diferença? Só você pode dizer. Eu se tivesse a chance e disponibilidade, pegaria o diesel.
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Filipeflow
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Sport Diesel ou 1.8 Flex para PNE Empty Re: Sport Diesel ou 1.8 Flex para PNE

23/2/2016, 20:28
eu tenho um flex e ja rodei 25 mil km e estou vendendo o meu para trocar por um diesel ,ambos os carros sao bons e sua conta esta correta ,eu somaria a preferencia pelo 4x4 no item segurnança n a chuva por ser 4x4
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23/2/2016, 21:36
rdiniz escreveu:É difícil comparar 2 carros tão diferentes, tem que pesar muita coisa além do financeira, que é claro que tem sua importância também.
Acho que suas contas estão condizentes com a realidade, exceto que a desvalorização do flex deve ser um pouco maior, o que só reforça a escolha que eu faria no Diesel Very Happy

Rdiniz, obrigado pelas dicas. Acho que a escolha vai acabar sendo menos lógica e mais emoção mesmo...

Apenas para completar o estudo, nas contas que fiz de desvalorização usei como base para o Flex a desvalorização média entre dois modelos que já tem histórico: Ecosport 2.0 SE (28%) e um Duster Dyn 2.0 AUT (36%), assim ele ficou na média dos dois com 32% apos 4 anos.

Para o Diesel estava difícil, então fiz um mix entre: Ranger 4x4 Diesel AUT (26%), Amarok CD 4x4 AUT (34%), IX 35 2.0 AUT (30%) e Jeep Compass (33%) ficando na média com 31% de desvalorização após 4 anos.

Também acho que o Diesel vai desvalorizar menos (é o carro Disel 4x4 mais barato e vendendo muito) e o Flex pode desvalorizar um pouco mais depois que sair uma versão com motor mais forte 2.0 ou 2.4.

Não mudei porque não queria deixar minha vontade influenciar na conta matemática.
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23/2/2016, 21:41
Marco.V escreveu:Na situaçao que vc esta descrevendo vale mais a pena o flex do ponto de vista economico sem duvida (quando comprei o meu fiz calculos parecidos) .  Depois tem que ver se para vc o gosto e a satisfaçao de ter um motor mais potente e traçao 4x4 vale os 30mil reais amais que vc vai gastar na compra do diesel, Por outras coisas tirando algum opcionais de segundaria importancia .... com uso principalmente na cidade... e falando de conforto, basicamente è o mesmo carro. No caso do flex pessoalmente aconselho o cambio manual, na minha opiniao o carro fica mais esperto e com melhor desempenho.  Mas encima de tudo isso, pense que um suv nao è o melhor carro possivel para uso principal em transito de cidade.

Marco, obrigado pela resposta ! Também iria preferir o manual no caso do flex, estou lendo que para economia o pessoal esta tendo que mudar algumas marchas no manual, perdendo o sentido do automático...

O problema é que para ter o desconto preciso comprar automático, acho que isso vai pesar para eu optar pelo Diesel. Ja tive Um Astra (fiquei uns 3 anos) e um Polo (Estou com ele uns 4 anos já), não queria outro carro desse estilo, o SUV me agradou bastante no volante. Não sou estressado de ficar custurando o transito, vou escutando música de boa...
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23/2/2016, 21:44
Wooky escreveu:Colega, você já analisou tudo perfeitamente! Fica tudo por conta do quanto você valoriza o diesel - acho que praticamente todos concordam que é melhor que o flex. Vale a pena esses 30k de diferença? Só você pode dizer. Eu se tivesse a chance e disponibilidade, pegaria o diesel.

Wooky, não gastaria 30k a mais só para ter a versão Diesel, mas o fato é que pelas contas o dinheiro volta (se ficar 4 anos com o carro rodando o previsto). Estou pendendo para o Diesel mesmo...
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23/2/2016, 21:47
Filipeflow escreveu:eu tenho um flex e ja rodei 25 mil km e estou vendendo o meu para trocar por um diesel ,ambos os carros sao bons e sua conta esta correta ,eu somaria  a preferencia pelo 4x4  no item segurnança  n a chuva por ser 4x4

Filipeflow, estava tentando ser o mais imparcial possível, benefícios mais qualitativos estava deixando de fora, mas concordo que é mais seguro mesmo, tanto pelo 4x4 na chuva quanto pela potencia nas ultrapassagens quando na estrada... Isso é difícil de por no papel...

Valeu pelo comentário !
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24/2/2016, 10:42
fbperrone escreveu: Não sou estressado de ficar custurando o transito, vou escutando música de boa...


nao è so isso, no transito um suv bebe muito mais que um carro normal. Claramente tudo è relativo, mais que tudo vale a satisfaçao pessoal Very Happy
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24/2/2016, 20:50
Amigo, o melhor que você faz é NÃO comprar nenhum dos dois.
Eu peguei o meu TH com isenção do IPI... Escolhi essa versão porque acheio que por 8k a mais que a Longitude valia a pena. E agora to com um carro todo bugado na mão, cheio de defeitos de fábricas, o qual não posso vender por dois longos anos.
SE eu tivesse a opção de me livrar dessa bosta de carro venderia perdendo o $$$ que fosse necessário. A chateação que estou tendo com ele levando toda hora na css não tem dinheiro no mundo que compense. Tava todo empolgado com o carro, comprei acessórios, coloquei banco de couro, e agora onto os meses que faltam para completar dois anos para poder me livrar dele...
Leia os problemas do carro, certeza vai mudar de ideia.
Esse carro está todo cheio de falhas, não compre.
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26/2/2016, 17:30
Daniel Kleinberg escreveu:Amigo, o melhor que você faz é NÃO comprar nenhum dos dois.
Eu peguei o meu TH com isenção do IPI... Escolhi essa versão porque acheio que por 8k a mais que a Longitude valia a pena. E agora to com um carro todo bugado na mão, cheio de defeitos de fábricas, o qual não posso vender por dois longos anos.
SE eu tivesse a opção de me livrar dessa bosta de carro venderia perdendo o $$$ que fosse necessário. A chateação que estou tendo com ele levando toda hora na css não tem dinheiro no mundo que compense. Tava todo empolgado com o carro, comprei acessórios, coloquei banco de couro, e agora onto os meses que faltam para completar dois anos para poder me livrar dele...
Leia os problemas do carro, certeza vai mudar de ideia.
Esse carro está todo cheio de falhas, não compre.

Daniel,

Tenho acompanhado os problemas que o pessoal comenta por aqui, e apesar de simples acabam sendo uma dor de cabeça...

Como não se compra um carro novo todo dia (pelo menos na minha realidade não ! rs) fiz test-drive em todos modelos de "SUV compactos" ou similares:

- Duster: É mal acabado e o cambio de 4 marchas é horrível (no test-drive sentia os trancos fortes quando pisava mais forte e o carro reduzia). Até compraria, acho legal por fora.
- Tucson: É o maior de todos e minha primeira opção antes do test-drive. Dirigindo desanimei totalmente, parece um caminhãozinho, sem contar a desvalorização que é a mais alta entre eles agora que vai sair de linha;
- Pegeout 2008: Nunca gostei (nem da marca nem do carro) mas surpreendeu quando dirigi, muito gostoso e ágil além de possuir o maior numero de itens de série. Ainda asusta o seguro e desvalorização na hora de vender. Mas não descarto como opção.
- Ecosport: Esse não cheguei nem a fazer testdrive, o carro é todo apertado dentro, tenho 1,80m e quase 100Kg, minha perna bate no painel. Acho um absurdo comercializar um carro desses, acho que é erro de projeto ou feito para baixinhos... Descartado.
- HRV: Esse é top mas não tem desconto para PNE (versão flex acima de 70 mil e sem versão a Diesel). Nem experimentei para não gostar pois em termos financeiros não é opção (quero comprar com bastante desconto para não perder na venda). Além do HRV os demais SUVs não tem desconto...
- Renegade: Gostei de tudo, sem nada para criticar ! No flex talvez o motor fraco, mas no Diesel o carro pra mim era perfeito !

Mesmo com esses problemas do Renegade ainda fico na duvida se não é a melhor opção (dentro das disponíveis)...

Vou montar uma enquete aqui no fórum para tentar quantificar qual % de ocorrências desses problemas...

Abs !
Alberto M. Tresinari
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Sport Diesel ou 1.8 Flex para PNE Empty Sport Diesel ou 1.8 Flex para PNE

26/2/2016, 19:12
Olha Fb, quando estudei a compra do meu Renegade fiquei com a mesma dúvida. Fiz o test drive em um longitude Flex, depois em um TH e depois em um Sport manual. A diferença de potencia do Diesel para o Flex foi o que convenceu a compra do Sport Diesel. Gosto de andar, ficar com um carro que vc pisa e ele não vai do jeito que gostaria que fosse, com certeza faria que perdesse o tesão pelo carro. Não tenho dinheiro sobrando, rsrs, mas mais fale um gosto do que que dinheiro no bolso. Faça uma pergunta para vc mesmo, qual carro vc merece?
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26/2/2016, 19:45
Amigos, vejam bem... Sei que o desconto é de um valor bem expressivo, e interessa logo de cara. Tinha um Duster e ia trocar noutro - mecânico, 06 marchas , 4x4. Não gosto de câmbio automático. Não me acostumo, a resposta é lenta, você não sente o carro. Motor do Renegade tem um torque absurdo, mas eventualmente o câmbio é lento nas respostas. Jamais compraria um Duster automático com 4 velocidades.
Comprei o Renegade mais pelo desconto do que pelo carro em si. Era uma boa opção para proteger o capital. Como falei, não gosto do câmbio automático. Ainda mais em um carro 4x4, não aguenta o tranco do off-road. Quem já teve, sabe...
Infelizmente enfrentei - e ainda enfrento - muitos problemas com o meu TH. Maioria problemas bestas, mas o fato de você ter que levar seu carro 0km a css por diversas vezes, faz você perder totalmente o gosto pelo carro. Eu já perdi pelo meu.
Afirmo com toda certeza que isso fatalmente acontecerá com todo futuro dono de Renegade. O carro é uma piada. Entre no banco de trás de um. Parece que está sentando em um banco de concreto. Tem o problema do erro de projeto da entrada de ar do motor: um Jeep que não aguenta atravessar uma poça d'água. Uma piada de mau gosto.
Realmente não aconselho. Não no momento. Espera o próximo modelo. Fizeram um carro "nas coxas" com mao de obra desqualificada e entregaram com o nome "JEEP". Teoricamente, era pra ser sinônimo de qualidade. Mas esse JEEP está mais pra FIAT: Fui Iludido Agora é Tarde.
Estou contando os meses pra me livrar dessa b****. Quem compra com desconto pra PNE só pode vender com 02 anos. Venderei pelo preço que for. Minha paz de espírito tem mais valor do que isso.
Meu Duster dava de 10x0 em conforto e espaço nesse carro. Desempenho e consumo muito razoáveis. Arrependimento enorme de não ter pego outro... Acabamento interno Renault todo mundo sabe que é terrível, mas o carro sempre me atendeu e nunca precisei levar na css, exceto nas revisões. Jeep NUNCA MAIS.
Pra constar: Achei o HR-V muito bom, mas o desconto oferecido pela css Honda é ridículo. Descartei na hora.
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27/2/2016, 11:21
Prezado Daniel,
Sei como é frustrante ter q levar o carro zero na css para resolver problemas. Mas, isso está suscetível a qualquer carro de qualquer marca ou modelo. Tenho como experiência uma bmw, que com mesmos de mil km começou a vazar óleo e não era pouco oleo (e tb não era um problema bobo), nem por isso condenei o carro, Simplesmente fui atrás de resolver o problema.
Resumindo, fiquei dias sem o carro até a peça chegar... Nem por isso considero o carro uma piada e tb não acho q a bmw seja uma porcaria de montadora. Acho q dei azar, após a solução do problema segui em frente e fui feliz.
Agora vejo dois equívocos no seu relato, primeiro, se não gosta de câmbio automático, pq comprou com?
Segundo, não consigo entender como proteger o capital comprando um automóvel, seja ele de qualquer marca, modelo, com problema, sem problema, com desconto de ipi ou sei lá o q. Existem formas infinitamente melhores de proteger e investir o seu capital.
Enfim, só espero q vc consiga resolver todos os problemas do seu veículo e possa, após isso, curti-lo bastante nessa terra maravilhosa q é fortaleza.
Abraço cara e boa sorte.
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27/2/2016, 21:59
muita coisas que fico leendo parece  piada.......  acredito em tudo isso nao....... Evil or Very Mad Rolling Eyes
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Sport Diesel ou 1.8 Flex para PNE Empty Re: Sport Diesel ou 1.8 Flex para PNE

14/4/2016, 12:56
Eu tambem estou com a mesma duvida do autor do topico.
Minha isencao de IPI saiu agora no começo de abril, entao vou esperar até o fim do mes pra vender meu carro atual e bater o martelo.
Atualmete tenho um HB20S 1.6 AT , que nunca me deu dor de cabeça e uma Tr4 que é pau pra toda obra.
Acho que vou de diesel mesmo, pois o 4x4 tem seu valor.
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huhubr
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Sport Diesel ou 1.8 Flex para PNE Empty Re: Sport Diesel ou 1.8 Flex para PNE

24/4/2016, 10:34
Olá Pessoal, consegui minha isenção agora, muito bom esse tópico, estou pensando em pegar o Renegade Sport Diesel (85 mil) , fiz uma comparação com o HR-V EX (82 mil) e basicamente a diferença é de 3 mil, que em 2,5 anos tem retorno disso com combustível, levei em consideração a revenda também, que estamos tirando 20% do IPI no Renegade e o HRV somente uns 10%, considerando uma desvalorização de 10% nos dois primeiros anos acredito que possamos vender o Renegade no mesmo valor que pagamos após 2 anos.

Li que a emenda da subida do ipi para motores diesel acaba em dezembro/2017. Mas esse governo nunca nos decepciona logo pode postergar rs...

Como o seguro também é baseado no valor do veiculo acredito que a diferença não seja tão grande em torno de (3,5 - 4).

Aqui em SP não pagamos IPVA logo um item a menos para se preocupar.

Se rodar 40 mil km em 2 anos a Manutenção sai quase com o mesmo valor (renegade 1571 reais - HRV 1490 reais) , minha média é de 12 mil km ano, mas posso planejar mais viagens rs.

Comparando com o seu maior concorrente acredito que seja a melhor opção.

Gostaria da opiniões de vocês. =)
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