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GERALDO VERAS
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FREIO MOTOR, CÂMBIO AUTOMÁTICO. Empty FREIO MOTOR, CÂMBIO AUTOMÁTICO.

em 27/1/2016, 23:39
Tenho uma dúvida: no meu Sport diesel e em outros automáticos que já dirigi, continuo da mesma forma com a posição do câmbio em D e sempre utilizando o freio comum, até porque em decidas longas e serras, eu ando geralmente bem devagar. Assim, nunca tive qualquer problema. Contudo, estava vendo um programa sobre automóveis e um motorista dava dicas a respeito dos câmbios automáticos. Pelo câmbio deu pra perceber que estava usando um Toyota, possivelmente um corolla, e ele dizia que em decidas longas sempre colocava o câmbio no modo sequencial e ficava passando as marchas manualmente. No caso do corolla, saiu do D para a posição 3 ou 2 do câmbio. No meu caso, como já disse, sempre fico usando o D mesmo por achar mais cômodo e por crer que o veículo encontre a melhor relação para a situação e confesso que nunca tive problemas. Mas diante dessas dicas do instrutor, me veio a dúvida se minha forma de dirigir prejudica a vida útil do câmbio do meu Renegade (no caso câmbio ZF de 9 marchas)?
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Sergio1969
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FREIO MOTOR, CÂMBIO AUTOMÁTICO. Empty Re: FREIO MOTOR, CÂMBIO AUTOMÁTICO.

em 28/1/2016, 14:53
Reputação da mensagem: 50% (2 votos)
Na minha opinião de leigo creio que não deve prejudicar em nada. Mesmo porque, nem todo carro com cambio automático tem a opção de sequencial. Acho que esse motorista está inventando moda pra não perder a sensação de piloto hehehe.
rhessel
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FREIO MOTOR, CÂMBIO AUTOMÁTICO. Empty Re: FREIO MOTOR, CÂMBIO AUTOMÁTICO.

em 28/1/2016, 18:36
O modo como tu dirige não prejudica em nada o câmbio, mas vai fazer com que o sistema de freio tenha um desgaste acentuado, exigindo a troca das pastilhas e discos mais frequentemente. Não é usual colocar o câmbio automático para segurar o carro na descida, geralmente quem utiliza este tipo de câmbio quer conforto, colocar no D e pronto. Mas também não se preocupe, é normal carros equipados com câmbio automático terem a vida útil da pastilha reduzida em ~30%, justamente por este perfil de utilização.
Se tiver vontade de utilizar o modo sequencial, vai em frente, com certeza irá poupar os freio do carro e talvez ainda se divirta um pouco.

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FREIO MOTOR, CÂMBIO AUTOMÁTICO. Empty Re: FREIO MOTOR, CÂMBIO AUTOMÁTICO.

em 28/1/2016, 20:07
Seria bom se o modo sequencial do renegade realmente fizesse o freio motor funcionar... Eu tinha um civic e sempre que precisava reduzir velocidade de maneira gradativa eu tocava na aleta e reduzia uma marcha, automaticamente o freio motor entrava em ação e eu sentia o carro desacelerar, quando reduzia o suficiente eu diminuía outra marcha, e assim até quase parar ou fazer uma curva e continuar acelerando. No renegade quando eu reduzo uma marcha na aleta, ao invés de entrar o freio motor ele joga o giro lá pra cima e continua embalado, chega o motor sai gritando, você faz é se assustar... Acabo nem usando essa técnica que me faria consumir menos combustivel... :/
GERALDO VERAS
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FREIO MOTOR, CÂMBIO AUTOMÁTICO. Empty Re: FREIO MOTOR, CÂMBIO AUTOMÁTICO.

em 29/1/2016, 07:43
Então na verdade o freio motor do renegade é praticamente inexistente? Eu na verdade nem me importe com esse desgaste um pouco maior do automático em relação ao manual, já até esperava isso, apenas fiquei na dúvida sobre se ficar sempre no D prejudicava o câmbio.
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FREIO MOTOR, CÂMBIO AUTOMÁTICO. Empty Re: FREIO MOTOR, CÂMBIO AUTOMÁTICO.

em 29/1/2016, 09:28
@GERALDO VERAS escreveu:Então na verdade o freio motor do renegade é praticamente inexistente? Eu na verdade nem me importe com esse desgaste um pouco maior do automático em relação ao manual, já até esperava isso, apenas fiquei na dúvida sobre se ficar sempre no D prejudicava o câmbio.

Geraldo,

O freio motor existe sim! Basta colocar no modo manual para segurar a marcha. Utilizo muito aqui no RJ quando desço o Alto da Boa Vista e a Grajaú-Jacarepaguá.

Não adianta deixar no drive e reduzir a marcha pelo paddle shift pois após alguns segundo ele volta pra posição D (drive).
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