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Kotz
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Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível Empty Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível

em 20/3/2019, 12:35
Bom dia Pessoal,

Possuo um Renegade Diesel Sport 2015/2016 que está com alguns problemas na admissão de combustível.

Primeiro sintoma que eu tive foi o alerta de "água no filtro". Levei na CSS (Jeep Azurra Tijuca) e o mecânico aparentemente desconhecia o procedimento de fazer a drenagem no pré-filtro (abrir uma valvula de dreno que fica na parte superior da carcaça). Quando cheguei em casa, fiz isso e saiu um combustível com coloração de ferrugem. O carro ficou parado durante uma semana aproximadamente devido ao carnaval e começou a apresentar dificuldades na partida. Mesmo assim, fiquei andando com o carro mesmo com dificuldade de partida inclusive completei o taque com Diesel Podium e adicionei aditivo para ver se melhorava o carro. Até que uma vez no trânsito, apareceu a luz de verificar motor junto com um monte de aviso desde desligamento de AWD e TCS até verificar freio de estacionamento e o carro entrou em modo de segurança e passou a andar até as 50km/h.
Dado o medo de ficar enguiçado em plena linha vermelha levei diretamente na CSS novamente para que o pessoal passasse o scanner. Não foi encontrado nenhum defeito e ao ensinar o mecânico a drenar o combustível trouxe uma amostra para mim e eles ficaram com o carro para avaliar. Essa amostra que eu trouxe, deixei decantar durante uns dias e não apareceu separação de água, somente uma sedimentação no combustível, que mesmo assim aparentava leitoso ao invés de ser translúcido.

Na avaliação, desmontaram a bomba de baixa pressão atestando ferrugem na carcaça dela (na parte metálica dela e era visível a sujeira do combustível. O problema porém é que a CSS disse que possivelmente a bomba de alta pressão e os bicos injetores estão comprometidos, e recomendaram enviar para a BOSCH para diagnóstico e manutenção caso seja necessário. Fiquei cético pois eles não me mandaram fotos dos bicos injetores, somente um orçamento de 9 mil reais, com a bomba de baixa pressão custando 3887 reais. E ao movimentar o carro na CSS, depois de ao menos um dia parado, ele pegou rapidamente.

Gostaria da opinião dos caros amigos foristas sobre o assunto, se já tiveram esse problema e principalmente uma recomendação de onde seria possível fazer compra de peças aqui no Rio de
Janeiro (não sou natural daqui).

Obrigado

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Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível Empty Re: Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível

em 22/3/2019, 08:11
@Kotz escreveu:Bom dia Pessoal,

Possuo um Renegade Diesel Sport 2015/2016 que está com alguns problemas na admissão de combustível.

Primeiro sintoma que eu tive foi o alerta de "água no filtro". Levei na CSS (Jeep Azurra Tijuca) e o mecânico aparentemente desconhecia o procedimento de fazer a drenagem no pré-filtro (abrir uma valvula de dreno que fica na parte superior da carcaça). Quando cheguei em casa, fiz isso e saiu um combustível com coloração de ferrugem. O carro ficou parado durante uma semana aproximadamente devido ao carnaval e começou a apresentar dificuldades na partida. Mesmo assim, fiquei andando com o carro mesmo com dificuldade de partida inclusive completei o taque com Diesel Podium e adicionei aditivo para ver se melhorava o carro. Até que uma vez no trânsito, apareceu a luz de verificar motor junto com um monte de aviso desde desligamento de AWD e TCS até verificar freio de estacionamento e o carro entrou em modo de segurança e passou a andar até as 50km/h.
Dado o medo de ficar enguiçado em plena linha vermelha levei diretamente na CSS novamente para que o pessoal passasse o scanner. Não foi encontrado nenhum defeito e ao ensinar o mecânico a drenar o combustível trouxe uma amostra para mim e eles ficaram com o carro para avaliar. Essa amostra que eu trouxe, deixei decantar durante uns dias e não apareceu separação de água, somente uma sedimentação no combustível, que mesmo assim aparentava leitoso ao invés de ser translúcido.

Na avaliação, desmontaram a bomba de baixa pressão atestando ferrugem na carcaça dela (na parte metálica dela e era visível a sujeira do combustível. O problema porém é que a CSS disse que possivelmente a bomba de alta pressão e os bicos injetores estão comprometidos, e recomendaram enviar para a BOSCH para diagnóstico e manutenção caso seja necessário. Fiquei cético pois eles não me mandaram fotos dos bicos injetores, somente um orçamento de 9 mil reais, com a bomba de baixa pressão custando 3887 reais. E ao movimentar o carro na CSS, depois de ao menos um dia parado, ele pegou rapidamente.

Gostaria da opinião dos caros amigos foristas sobre o assunto, se já tiveram esse problema e principalmente uma recomendação de onde seria possível fazer compra de peças aqui no Rio de
Janeiro (não sou natural daqui).

Obrigado


Colega, que chato! O que me deixou intrigado é desse acúmulo de água, pois o Renegade possui um sistema de evaporação desta água (já abordado aqui no fórum, dê uma pesquisada). Eu desconheço deste problema de alguém aqui no fórum (pelo menos relatado). Vou fazer algumas perguntas para tentar entender melhor.

Quando drenou, saiu este combustível com ferrugem. Foi neste que fez a decantação?
Talvez fosse interessante decantar o diesel que está no tanque.
O filtro de combustível que utilizou é o original ou outro?
Apesar dos avisos no painel, o motor apresentou falha, fraqueza, etc?

J.




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Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível Empty Re: Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível

em 22/3/2019, 09:48
@jeb escreveu:
@Kotz escreveu:Bom dia Pessoal,

Possuo um Renegade Diesel Sport 2015/2016 que está com alguns problemas na admissão de combustível.

Primeiro sintoma que eu tive foi o alerta de "água no filtro". Levei na CSS (Jeep Azurra Tijuca) e o mecânico aparentemente desconhecia o procedimento de fazer a drenagem no pré-filtro (abrir uma valvula de dreno que fica na parte superior da carcaça). Quando cheguei em casa, fiz isso e saiu um combustível com coloração de ferrugem. O carro ficou parado durante uma semana aproximadamente devido ao carnaval e começou a apresentar dificuldades na partida. Mesmo assim, fiquei andando com o carro mesmo com dificuldade de partida inclusive completei o taque com Diesel Podium e adicionei aditivo para ver se melhorava o carro. Até que uma vez no trânsito, apareceu a luz de verificar motor junto com um monte de aviso desde desligamento de AWD e TCS até verificar freio de estacionamento e o carro entrou em modo de segurança e passou a andar até as 50km/h.
Dado o medo de ficar enguiçado em plena linha vermelha levei diretamente na CSS novamente para que o pessoal passasse o scanner. Não foi encontrado nenhum defeito e ao ensinar o mecânico a drenar o combustível trouxe uma amostra para mim e eles ficaram com o carro para avaliar. Essa amostra que eu trouxe, deixei decantar durante uns dias e não apareceu separação de água, somente uma sedimentação no combustível, que mesmo assim aparentava leitoso ao invés de ser translúcido.

Na avaliação, desmontaram a bomba de baixa pressão atestando ferrugem na carcaça dela (na parte metálica dela e era visível a sujeira do combustível. O problema porém é que a CSS disse que possivelmente a bomba de alta pressão e os bicos injetores estão comprometidos, e recomendaram enviar para a BOSCH para diagnóstico e manutenção caso seja necessário. Fiquei cético pois eles não me mandaram fotos dos bicos injetores, somente um orçamento de 9 mil reais, com a bomba de baixa pressão custando 3887 reais. E ao movimentar o carro na CSS, depois de ao menos um dia parado, ele pegou rapidamente.

Gostaria da opinião dos caros amigos foristas sobre o assunto, se já tiveram esse problema e principalmente uma recomendação de onde seria possível fazer compra de peças aqui no Rio de
Janeiro (não sou natural daqui).

Obrigado


Colega, que chato! O que me deixou intrigado é desse acúmulo de água, pois o Renegade possui um sistema de evaporação desta água (já abordado aqui no fórum, dê uma pesquisada). Eu desconheço deste problema de alguém aqui no fórum (pelo menos relatado). Vou fazer algumas perguntas para tentar entender melhor.

Quando drenou, saiu este combustível com ferrugem. Foi neste que fez a decantação?
Talvez fosse interessante decantar o diesel que está no tanque.
O filtro de combustível que utilizou é o original ou outro?
Apesar dos avisos no painel, o motor apresentou falha, fraqueza, etc?

J.




Olá!

Aparentemente não foi a água o problema, e sim borra que impregnou nos sistemas, apesar do filtro que deve ter saturado. O carro não apresentou falha, porém notei que o barulho do motor (combustão) mudou, soando mais feio quase que som de motor gasolina batendo tucho.

Foi feita a limpeza do tanque e a bomba de baixa está bem enferrujada, porém o maior problema aparenta estar no sistema de alta pressão. A pressão está medindo o triplo do normal, inclusive comparamos com um test drive lá da CSS. Provavelmente o regulador de pressão da bomba de alta, ou entupimento no manifold ou tubos ou bicos. O que tive que fazer foi autorizar a desmontagem e envio do sistema para a Bosch realizar laudos e manutenção.

Nunca esperava isso de um carro que se vende como robusto. Eu garanto que um MWM 3.0 equipando um Troller teria problema com uma borrinha e água, apesar de colocarmos os bixos debaixo de lama. Isso porque o RN só vê asfalto de cidade...
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Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível Empty Re: Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível

em 22/3/2019, 13:08
@Kotz escreveu:


Olá!

Aparentemente não foi a água o problema, e sim borra que impregnou nos sistemas, apesar do filtro que deve ter saturado. O carro não apresentou falha, porém notei que o barulho do motor (combustão) mudou, soando mais feio quase que som de motor gasolina batendo tucho.

Foi feita a limpeza do tanque e a bomba de baixa está bem enferrujada, porém o maior problema aparenta estar no sistema de alta pressão. A pressão está medindo o triplo do normal, inclusive comparamos com um test drive lá da CSS. Provavelmente  o regulador de pressão da bomba de alta, ou entupimento no manifold ou tubos ou bicos. O que tive que fazer foi autorizar a desmontagem e envio do sistema para a Bosch realizar laudos e manutenção.

Nunca esperava isso de um carro que se vende como robusto. Eu garanto que um MWM 3.0 equipando um Troller teria problema com uma borrinha e água, apesar de colocarmos os bixos debaixo de lama. Isso porque o RN só vê asfalto de cidade...

Entendi Kotz.
Não é um problema do Renegade, mas de motores padrão Euro VI. Eles são econômicos em termos de consumo, baixa emissão, etc.... mas são chatos quanto à qualidade do combustível e revisões. O MWM é sem conversa.... mas, mesmo assim, hoje, o T4 não sai mais com este, mas com o da Ranger....

De qualquer forma nos mantenha informados do resultado, pois poderemos ter (infelizmente) outros colegas na mesma situação.

Ah.... Renegade não é um carro "bruto" como dizem. Adoro o carro, mas a verdade é que trata-se de um SUV com algumas "aptidões" melhores que os demais, como o sistema de tração, segurança, etc.... mas em se tratando de off-road um pouco mais pesado.... sem chance.... ele até vai, mas ai será pouco durável.

J.

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Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível Empty Re: Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível

em 3/4/2019, 23:23
Oi jeb.

Só atualizando. A CSS enviou o sistema de alta pressão para uma conveniada da BOSCH que testou e CONDENOU os 4 bicos injetores, a bomba de alta pressão e parte da tubulação de alta.

O orçamento que me passaram é de aprox. 12k só das peças.
Estou procurando outro local para comprar essas peças. Por não ser do RJ fico na dúvida onde conseguiria comprar peças BOSCH originais.
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Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível Empty Re: Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível

em 4/4/2019, 20:14
É por essas e outras amigos que eu JAMAIS rodo os 20 k com o mesmo óleo e filtros, especialmente esse de combustível, que é único. O nosso diesel, ainda mais o S10, é bem contaminável por umidade. Troco os filtros com no máximo os 10 mil km.
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Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível Empty Re: Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível

em 5/4/2019, 10:04
@Kotz escreveu:Oi jeb.

Só atualizando. A CSS enviou o sistema de alta pressão para uma conveniada da BOSCH que testou e CONDENOU os 4 bicos injetores, a bomba de alta pressão e parte da tubulação de alta.

O orçamento que me passaram é de aprox. 12k só das peças.
Estou procurando outro local para comprar essas peças. Por não ser do RJ fico na dúvida onde conseguiria comprar peças BOSCH originais.

Complicado Kotz. Mas, mesmo pesquisando, o preço não vai ficar (infelizmente) menor que 10k, pois bico injetor é uma facada para qualquer motor diesel.

Assim que tiver novidades vá postando os resultados.
Boa sorte!
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em 5/4/2019, 10:05
@GERALDO VERAS escreveu:É por essas e outras amigos que eu JAMAIS rodo os 20 k com o mesmo óleo e filtros, especialmente esse de combustível, que é único. O nosso diesel, ainda mais o S10, é bem contaminável por umidade. Troco os filtros com no máximo os 10 mil km.

De fato Geraldo. Uma hora a Jeep vai ter que rever seu plano de manutenção.....
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Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível Empty Re: Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível

em 5/4/2019, 10:58
Pois é. Há 15 mesmo eu comprei os filtros (ar, óleo e diesel) do meu RN para trocar e achei numa autopeças da minha cidade a R$ 160 o três, com quatro opções de marca: MANN, FRAM, TECFIL e WEGA. Comprei da MANN por ser uma marca que já uso nos caminhões. O óleo também comprei por fora. Nem preciso falar dos preços absurdos desses itens na CCS, e tudo só porque "tem" a logomarca MOPAR.
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em 5/4/2019, 13:44
Se não me engano, os filtros originais são fabricados pela MANN. Só não vai ter a logo da MOPAR, mas o filtro é o mesmo.



@GERALDO VERAS escreveu:Pois é. Há 15 mesmo eu comprei os filtros (ar, óleo e diesel) do meu RN para trocar e achei numa autopeças da minha cidade a R$ 160 o três, com quatro opções de marca: MANN, FRAM, TECFIL e WEGA. Comprei da MANN por ser uma marca que já uso nos caminhões. O óleo também comprei por fora. Nem preciso falar dos preços absurdos desses itens na CCS, e tudo só porque "tem" a logomarca MOPAR.
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em 5/4/2019, 14:48
@Luiz escreveu:Se não me engano, os filtros originais são fabricados pela MANN. Só não vai ter a logo da MOPAR, mas o filtro é o mesmo.

Luiz, até onde eu sei só o filtro de ar que é MANN, nacional mesmo.

O filtro de combustível e de óleo são da Ricambio (ou Ricambe) que fabrica exclusivamente para a Fiat na Itália, tanto que ambos são importados de lá.

Os códigos dos importados, para pesquisa, são:

Filtro de combustível
77366607-001

Filtro de óleo
71754237-001

Ambos podem ser comprados na FIAT com preços menores que na Jeep.

J.

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