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Pneus e sistema iTPMS/TPMS Empty Pneus e sistema iTPMS/TPMS

28/5/2017, 19:26
Boa noite pessoal

Tenho uma duvida. Alguém aqui tem em seu Jeep o sistema iTPMS?
Nunca tive carro com isso e estou na dúvida.

Devo calibrar o pneu sempre, como faço com carros sem isso? Ou devo esperar o sistema me alertar da necessidade de calibragem?

Alguém sabe?

Abraços
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Eslf
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Pneus e sistema iTPMS/TPMS Empty Re: Pneus e sistema iTPMS/TPMS

28/5/2017, 21:39
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Boa noite!

O sistema iTPMS é diferente do sistema TPMS, mais sofisticado. O iTPMS é um sistema que utiliza os sensores do ABS para verificar se algum dos pneus do veículo está com pressão muito abaixo do padrão estipulado pela fábrica (entre 32 e 38, este para economia) e é mais útil para indicar ao motorista se tem alguns pneu furado. Já o TPMS informa ao condutor a pressão exata dos pneus por ter um sensor de pressão em cada roda do carro.

Em resumo: o iTPMS "só" é útil para indicar se um pneu está furado. Você deve recalibrar os pneus como um carro que não tem esse sistema (geralmente num intervalo de 15 dias ou menor) para mantê-los sob a pressão ideal.

Espero ter ajudado!
Eslf
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28/5/2017, 23:21
Ajudou muito!
Obrigado
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Spike
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Pneus e sistema iTPMS/TPMS Empty Explicação nota 10!

29/5/2017, 08:36
Eslf escreveu:Boa noite!

O sistema iTPMS é diferente do sistema TPMS, mais sofisticado. O iTPMS é um sistema que utiliza os sensores do ABS para verificar se algum dos pneus do veículo está com pressão muito abaixo do padrão estipulado pela fábrica (entre 32 e 38, este para economia) e é mais útil para indicar ao motorista se tem alguns pneu furado. Já o TPMS informa ao condutor a pressão exata dos pneus por ter um sensor de pressão em cada roda do carro.

Em resumo: o iTPMS "só" é útil para indicar se um pneu está furado. Você deve recalibrar os pneus como um carro que não tem esse sistema (geralmente num intervalo de 15 dias ou menor) para mantê-los sob a pressão ideal.

Espero ter ajudado!
Eslf


Parabéns pela excelente explicação!
São artigos como este que fazem com que um Clube como o JEEPRENEGADECLUBE tenha sucesso e faça com cada um de nós participantes sinta muito orgulho de ser um integrante. Juntos somos mais fortes!

Abraços ao amigo Eslf!!!
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29/5/2017, 09:06
Eslf escreveu:Boa noite!

O sistema iTPMS é diferente do sistema TPMS, mais sofisticado. O iTPMS é um sistema que utiliza os sensores do ABS para verificar se algum dos pneus do veículo está com pressão muito abaixo do padrão estipulado pela fábrica (entre 32 e 38, este para economia) e é mais útil para indicar ao motorista se tem alguns pneu furado. Já o TPMS informa ao condutor a pressão exata dos pneus por ter um sensor de pressão em cada roda do carro.

Em resumo: o iTPMS "só" é útil para indicar se um pneu está furado. Você deve recalibrar os pneus como um carro que não tem esse sistema (geralmente num intervalo de 15 dias ou menor) para mantê-los sob a pressão ideal.

Espero ter ajudado!
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Ótimo tópico. Complementando...

Aqui em casa temos 2 Renegades (flex (chegou semana passada) e diesel (já com 40k)) e no flex é o iTPMS e no diesel é o TPMS. Recentemente troquei os pneus do Diesel e postei a foto dos sensores, é bem interessante: http://jeeprenegadeclube.forumeiros.com/t1394-michelin-ltx-force-no-renegade e caros!

Ainda assim, eu vou dar uma procurada para saber, sistematicamente, como funciona o iTPMS, pois ainda não está claro para mim como o ABS "reconhece" essa baixa de pressão.

Uma dúvida que surgiu é, no caso do iTPMS, quando baixar a calibragem do pneu para areia, por exemplo. Será que o sistema vai reclamar? Uma hora vou testar.

J.

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29/5/2017, 10:18
Marcus Ponce escreveu:
Eslf escreveu:Boa noite!

O sistema iTPMS é diferente do sistema TPMS, mais sofisticado. O iTPMS é um sistema que utiliza os sensores do ABS para verificar se algum dos pneus do veículo está com pressão muito abaixo do padrão estipulado pela fábrica (entre 32 e 38, este para economia) e é mais útil para indicar ao motorista se tem alguns pneu furado. Já o TPMS informa ao condutor a pressão exata dos pneus por ter um sensor de pressão em cada roda do carro.

Em resumo: o iTPMS "só" é útil para indicar se um pneu está furado. Você deve recalibrar os pneus como um carro que não tem esse sistema (geralmente num intervalo de 15 dias ou menor) para mantê-los sob a pressão ideal.

Espero ter ajudado!
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Parabéns pela excelente explicação!
São artigos como este que fazem com que um Clube como o JEEPRENEGADECLUBE tenha sucesso e faça com cada um de nós participantes sinta muito orgulho de ser um integrante. Juntos somos mais fortes!

Abraços ao amigo Eslf!!!

Valeu, Marcus Ponce!

Eu acredito que numa comunidade como essa nós podemos ajudar uns aos outros compartilhando experiências e conhecimentos. Caso alguém sinta a necessidade de corrigir a explicação do iTPMS/TPMS, fiquem a vontade, o objetivo é aprender!

Abraços!
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29/5/2017, 10:26
jeb escreveu:
Eslf escreveu:Boa noite!

O sistema iTPMS é diferente do sistema TPMS, mais sofisticado. O iTPMS é um sistema que utiliza os sensores do ABS para verificar se algum dos pneus do veículo está com pressão muito abaixo do padrão estipulado pela fábrica (entre 32 e 38, este para economia) e é mais útil para indicar ao motorista se tem alguns pneu furado. Já o TPMS informa ao condutor a pressão exata dos pneus por ter um sensor de pressão em cada roda do carro.

Em resumo: o iTPMS "só" é útil para indicar se um pneu está furado. Você deve recalibrar os pneus como um carro que não tem esse sistema (geralmente num intervalo de 15 dias ou menor) para mantê-los sob a pressão ideal.

Espero ter ajudado!
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Ótimo tópico. Complementando...

Aqui em casa temos 2 Renegades (flex (chegou semana passada) e diesel (já com 40k)) e no flex é o iTPMS e no diesel é o TPMS. Recentemente troquei os pneus do Diesel e postei a foto dos sensores, é bem interessante: http://jeeprenegadeclube.forumeiros.com/t1394-michelin-ltx-force-no-renegade e caros!

Ainda assim, eu vou dar uma procurada para saber, sistematicamente, como funciona o iTPMS, pois ainda não está claro para mim como o ABS "reconhece" essa baixa de pressão.

Uma dúvida que surgiu é, no caso do iTPMS, quando baixar a calibragem do pneu para areia, por exemplo. Será que o sistema vai reclamar? Uma hora vou testar.

J.

Caro J.,

O iTPMS reconhece a pressão baixa de algum pneu no carro pela interpretação das informações que o sensor ABS traz; e o que exatamente ele traz? A rotação de cada roda. Quando uma das roda apresenta uma velocidade muito diferente das outras 3 rodas, constantemente, o sensor informa à central que um dos pneus está girando mais devagar, e isso pode ser interpretado como um pneu furado. Sobre a sua segunda dúvida, eu não sei o que irá acontecer, mas penso em duas possibilidades:

- 1ª possibilidade: O sistema não acusará nada caso você esvazie as quatro rodas de maneira regular (ou seja, com a mesma pressão), já que o sistema não perceberia uma diferença de velocidade grande entre qualquer uma das 4 rodas;
- 2ª possibilidade: O sistema pode entender que há pelo menos um pneu furado já que as rodas estarão girando numa velocidade diferente do intervalo estipulado pela fábrica como uma velocidade regular.

O jeito é testar e ver o que acontece. Caso teste, por favor, manda um feedback para sabermos melhor como o sistema funciona!

Abraços!
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30/5/2017, 19:30
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Saiu esta materia na best cars sobre como funcionam os monitores de pressao dos pneus.

http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/noticias/como-funcionam-os-monitores-de-pressao-dos-pneus/

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Pneus e sistema iTPMS/TPMS Empty Re: Pneus e sistema iTPMS/TPMS

31/5/2017, 13:51
Bastante esclarecedora a matéria Lorenzo.

Pensando junto com o pessoal....

Agora, sobre o iTPMS me chamou a atenção o seguinte:
"Para contornar essas desvantagens e reduzir o custo, surgiu o monitoramento indireto. Não se trata de sensor de pressão: os sensores de rotação de cada roda, necessários para o sistema de freios antitravamento (ABS), é que informam à central se um dos pneus estiver girando mais rápido que os demais (ou que o outro do mesmo eixo) ao dirigir em linha reta, o que indica menor pressão, pois nessa condição diminui o raio dinâmico do pneu."

Em muitas condições é normal que uma roda gire mais que a outra, justamente pelo diferencial. E em situações off-road que normalmente as rodas giram diferente?

J.

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1/6/2017, 10:12
jeb escreveu:Bastante esclarecedora a matéria Lorenzo.

Pensando junto com o pessoal....

Agora, sobre o iTPMS me chamou a atenção o seguinte:
"Para contornar essas desvantagens e reduzir o custo, surgiu o monitoramento indireto. Não se trata de sensor de pressão: os sensores de rotação de cada roda, necessários para o sistema de freios antitravamento (ABS), é que informam à central se um dos pneus estiver girando mais rápido que os demais (ou que o outro do mesmo eixo) ao dirigir em linha reta, o que indica menor pressão, pois nessa condição diminui o raio dinâmico do pneu."

Em muitas condições é normal que uma roda gire mais que a outra, justamente pelo diferencial. E em situações off-road que normalmente as rodas giram diferente?

J.
JEB, com o pneu mais baixo o diâmetro geométrico diminui mas a banda continua com o mesmo perímetro, ou seja, a cada perímetro percorrido corresponderia a um giro e isso seria igual em todas as rodas. O que seria o raio dinâmico?
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1/6/2017, 12:23
CRACASSIS escreveu:
jeb escreveu:Bastante esclarecedora a matéria Lorenzo.

Pensando junto com o pessoal....

Agora, sobre o iTPMS me chamou a atenção o seguinte:
"Para contornar essas desvantagens e reduzir o custo, surgiu o monitoramento indireto. Não se trata de sensor de pressão: os sensores de rotação de cada roda, necessários para o sistema de freios antitravamento (ABS), é que informam à central se um dos pneus estiver girando mais rápido que os demais (ou que o outro do mesmo eixo) ao dirigir em linha reta, o que indica menor pressão, pois nessa condição diminui o raio dinâmico do pneu."

Em muitas condições é normal que uma roda gire mais que a outra, justamente pelo diferencial. E em situações off-road que normalmente as rodas giram diferente?

J.
JEB, com o pneu mais baixo o diâmetro geométrico diminui mas a banda continua com o mesmo perímetro, ou seja, a cada perímetro percorrido corresponderia a um giro e isso seria igual em todas as rodas. O que seria o raio dinâmico?

CRACASSIS, achei um artigo bem explicativo https://www.tirerack.com/tires/tiretech/techpage.jsp?techid=44.

"Indirect Systems
use the vehicle's anti-lock braking system's wheel speed sensors to compare the rotational speed of one tire versus the others. If a tire is low on pressure, it will roll at a different number of revolutions per mile than the other three and alert the vehicle's on-board computer. Indirect systems (except for the TPMS on several 2009+ Audi models and 2010+ Volkswagen models) are unable to generate accurate readings in cases where all four tires are losing pressure at the same rate, such as the effects of time and temperature."


Entendi que ele se baseia no número de rotações de cada pneu, dado coletado pelo ABS. É um sistema bastante interessante e, por isso, a cada vez que encher o pneu deve-se resetar no painel (para a leitura dos novos parâmetros).

Uma das minhas dúvidas era quanto à questão do off-road, e que é respondida no artigo:

"Unfortunately, indirect tire pressure monitoring systems have several shortcomings. Indirect systems won't tell the drivers which tire is low on pressure, and won't warn the driver if all four tires are losing pressure at the same rate (as occurs during the fall and winter months when ambient temperatures get colder). Additionally, our current experience with indirect systems indicates that they can generate frequent false warnings. We have found that false warnings may occur when the tires spin on wet, icy and snow-covered roads. In these cases, the false alarms would train the driver to disregard the tire pressure monitoring system's warnings, negating its purpose completely."


Ou seja, uma vez que o sistema lê dados de rotação da roda, em situações de baixa aderência a leitura de cada roda pode se diferenciar, causando um falso sinal de pneu murcho, situação comum em chuvas fortes, orr-road, grama, areia, etc....

Mas como todo sistema baseado em geometria, acredito que deve ter uma tolerância no cálculo da rotação, de forma que só avise a partir de uma determinada diferença nas rotações.

É o que entendi!
[]s
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1/6/2017, 15:10
J. o artigo diz que o pneu com baixa pressão modifica as suas dimensões o que provoca uma diferença no número de giros em relação aos outros depois de uma determinada distância rodada o que é entendido pelo CB como uma deficiência de pressão. Como era de se esperar ele também diz que muitos fatores também influenciam na diferença de giro entre os pneus e por isso, em algumas situações, indicam falsos avisos e em outra não avisam. Entendi que os fatores que não a baixa pressão, tendem a se anulados com o aumento da distância percorrida, assim se persistirem o Cb entende que é baixa pressão e por experiência, isso só é detectado quando a pressão já atingiu 75% da normal.
O "i" não é de inteligente e sim de indireto.
Conclusão o iTPMS é mais uma decepção, colocado nos opcionais para aumentar o preço, como o paddle shift que só permite redução, mas isso já é outro tópico. Abs., Cracassis
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2/6/2017, 07:50
Cracassis concordo contigo, é uma redução de custos. Embora muitos carros de luxo estão saindo com o sistema iTPMS.

Um video bem explicativo sobre os dois sistemas.



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14/6/2017, 20:25
O meu Renegade veio com esse iTPMS, alguem sabe se eu colocar o sensor original a central multimidia reconhece ou tem que ter algum softer instalado? Tem como ser instalado como acessorio na css?
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9/7/2017, 10:10
Alguem já tentou instalar os sensores TPMS nos pneus? Será que o Uconnect reconhece?
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8/11/2017, 17:00
chico_freitas escreveu:Alguem já tentou instalar os sensores TPMS nos pneus? Será que o Uconnect reconhece?

Acho que dá, também tenho essa dúvida.

Deve precisar do scanner da JEEP que consegue alterar as configurações do carro.
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8/11/2017, 17:21
Eu tenho o Sport Flex 17 e instalei o jogo de pneus 225/75 16, um pneu bem mais alto que o original.

Por motivos já explicados em outro tópico, desfiz a mudança. Troquei esse jogo pelo jogo original.

Ao sair da oficina que voltou o jogo original (mais baixo), após andar alguns kms o painel acusou pressão baixa, e acendeu aquela luz forte amarela com um símbolo de atenção no painel.

Achei interessante pois notei o sistema adaptativo, eis que se acostumou com os pneus mais altos, e não reconheceu os próprios pneus originais ao tê-los de volta.

Em relação ao aviso, foi só pressionar o "ok" no volante para resetar o aviso. Nunca mais apareceu, o sistema deve ter se adaptado novamente.

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9/11/2017, 11:51
Para quem não possui o sistema de monitoramento da pressão dos pneus instalados, existem algumas opções práticas de se instalar:

https://www.gearbest.com/other-car-gadgets/pp_900379.html

https://www.gearbest.com/parking-sensor/pp_799353.html

https://www.gearbest.com/obd-diagnostic-tools/pp_385138.html

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Pneus e sistema iTPMS/TPMS Empty Re: Pneus e sistema iTPMS/TPMS

9/11/2017, 12:17
Daniel Gadê escreveu:Para quem não possui o sistema de monitoramento da pressão dos pneus instalados, existem algumas opções práticas de se instalar:


Não faz sentido comprar esses acessórios quando meu carro tem OS MESMOS itens da versão TH, só n é a diesel.

Tenho certeza que indo em algumas CSS e pegando um funcionário com boa vontade, é só colocar o scanner OBDII e ativar a função.

O problema é achar essa CSS rsrs.....
Daniel Gadê
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Pneus e sistema iTPMS/TPMS Empty Re: Pneus e sistema iTPMS/TPMS

9/11/2017, 15:32
gustavovaz1 escreveu:
Daniel Gadê escreveu:Para quem não possui o sistema de monitoramento da pressão dos pneus instalados, existem algumas opções práticas de se instalar:


Não faz sentido comprar esses acessórios quando meu carro tem OS MESMOS itens da versão TH, só n é a diesel.

Tenho certeza que indo em algumas CSS e pegando um funcionário com boa vontade, é só colocar o scanner OBDII e ativar a função.

O problema é achar essa CSS rsrs.....

Faz sentido se o carro NÃO VEIO com estes itens.

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