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Renato007
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Renegade Diesel na Trilha

em 15/9/2016, 23:47
Prezados, abri esse tópico porque não vi nenhum título que se enquadre na minha dúvida.

Fui testar meu sport diesel em uma estrada de chão com alguns trechos com cascalho, buracos e subidas ingremes, resumindo em uma trilha leve.
Fiquei na dúvida se colocava no sand ou deixava no auto. No começo coloquei no sand e percebi que o conta giros subia um pouco a rotação. Deduzi que deveria ser pelo 4x4 lock.
Logo depois coloquei no auto e ele se comportou como se estivesse na estrada. Em nenhum momento apareceu no painel 4x4 lock e nem selecionou o sand. No manual do proprietário diz que no auto ele joga a tração na traseira quando o carro necessitar mas será que informa algo no painel ou até mesmo no seletor de terreno?
Franco Rithele
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Re: Renegade Diesel na Trilha

em 16/9/2016, 12:16
no auto ele não informa nada, você consegue usar o auto com o 4lock e 4lock low ele decidindo como vai ficar, nos outros modos existe uma predefinição por exemplo de proporção de tração na frente ou atrás... além de outras características como desligar controles...

é sempre legal ler o manual e/ou ver uns videos na internet que explica isso...
Renato007
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Re: Renegade Diesel na Trilha

em 16/9/2016, 12:30
Você já fez trilhas com seu renegade? O que acha melhor? Deixar no auto ou selecionar manualmente? Há algum ganho em selecionar manualmente?
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drw
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Re: Renegade Diesel na Trilha

em 7/10/2018, 12:49
Ola a todos, vou deixar minha modesta contribuição, fiz varios passeios 4x4 com meu Jeep e posso dizer que nenhum sistema automatico pode substituir a experiencia do motorista.
Em competições temos varios exemplos de recursos tecnologicos que melhoram o desempenho e a segurança dos pilotos como controle de tração, suspensão inteligente, pneus especias, etc. Tudo isso os fabricantes trazem ou tentam trazer para o nosso dia a dia incorporando nos veiculos de rua essas melhorias. Apesar de tudo isso a grande maioria utiliza o veiculo no modo normal ou seja, urbano ou estrada pavimentada. Nessa situação os avanços em segurança e auxilio a condução para o motorista comum é fundamental pois mesmo no uso normal podem ocorrer situações anormais como buracos, animais na pista, alagamentos, entre outros que a tecnologia embarcada pode fazer a diferença entre apenas levar um susto ou um tragico acidente.
Posso dizer que nos passeios que fiz onde a presença do 4X4 era imprecindivel que a escolha do tipo de uso atraves do seletor de terreno, reduzida e a utilização da alavanca de cambio na posição manual fazem toda a diferença entre vencer obstaculos ou não.
O carro muda bastante de comportamento dependendo do tipo de terreno, das escolhas feitas pelo condutor nos ajustes do veiculo e da condução propriamente dita.
Nos modos de neve, areia, lama ou pedra alguns recursos de segurança e auxilio à condução são desabilitados e outros são ativados para poder deixar por conta do motorista escolher qual melhor forma de ultrapassar determinada dificuldade do terreno.
Se voce esta num local de areia fofa baixou a pressão dos pneus e tem que encarar uma duna de 20M de altura vai precisar embalar a viatura para ultrapassar esse obstaculo e não tem como fazer isso com o seletor de terreno em modo automatico porque nesses momentos o controle de tração ou estabilidade ou a troca automatica de marcha alem não ajudar vão atrapalhar e ai entra a experiencia do motorista em ajustar corretamente o seletor de terreno para areia/sand ou apenas 4X4 e cambio na posição manual, avaliar qual a velocidade necessaria para realizar a manobra, criar coragem e encarar o desafio.
Portanto cabe ao motorista avaliar o que fazer e executar a condução de forma adequada para ir  vencendo os obstaculos do caminho e isso é uma arte que que se aprende errando e acertando e por mais que voce possa assistir videos ou ler o manual só vai poder sentir na pratica e isso é muito gratificante. Até agora rodei 14.000km e só alegria com meu jeep. A cada passeio aprendo alguma coisa que que vai para o caderninho. A solidariedade na trilha, pra mim, é o principal.
A trilha vicia, portanto cuidado.
Smile
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