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Daniel Villaça Souza
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TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 12/2/2016, 18:40
Boa noite a todos! gostaria de tirar algumas dúvida sobre o sistema de tração 4x4 do RN diesel. Comprei um jeep RN Sport a Diesel e este é o meu primeiro carro com tração 4x4. Tentei ler o manual do carro, mas realmente me deixou com mais duvidas sobre a tração do carro. Se alguém poder me tirar as dúvidas agradeceria muito!
O Jeep RN 4x4 Diesel é tração integral quando esta somente no modo Auto? ou neste modo ele fica sem tração nas 4 rodas?
Quando devo usar o Lock e o Low?
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Lucho
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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 13/2/2016, 02:08
Caro Daniel ,
Respondo para abrir o assunto com o resto dos colegas pois deve haver muito a falar e aprender para os novatos como nós ; pois eu também tenho 4x4 por primeira vez e um monte de duvidas , apesar que pesquisei bastante na Net e tive oportunidade de visitar o Off Road Park Jeep (argentina) , brincar de 4x4 , aprender um pouco , e o resumo que eu tirei ..é que 4x4 se aprende na pratica com um cara experiente e em distintas situações inclusive de um mesmo terreno . Qualquer 4x4 fica atolado se o motorista não tem experiencia nesse tipo de condução.
Mas de alguma forma vamos tentar aprender né... .Se é de ajuda como informação básica e entender um pouco mais , vai neste video https://www.youtube.com/watch?v=WHYIDliUxFQ ,
Vai tambem ao site Jeep americano www.jeep.com > Aba Capability > Sistema 4DW . O site tem a opção espanhol se ajuda.
Ou vai a www.jeep.com.ar >> em sistema de tração 4x4 . Os sites jeep brasil e Portugal , não achei nada a respeito.

Como somos curiosos (kkkk) , uma dica inicial para testar os seletores 4x4 lock e low com carro rodando! ....atenta as velocidades que diz o manual para trocar de seleção ! , isto é para não estragar nada ..

abraço
Daniel Villaça Souza
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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 15/2/2016, 09:05
Muito obrigado Lucho pelas dicas! vou dar uma olhada ainda hoje neste videos!!
Abração
Franco Rithele
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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 15/2/2016, 15:40
engraçado que no site americano a versão diesel sport não tem o 4x4 Low, somente na TH
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jeb
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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 16/2/2016, 18:03
@Daniel Villaça Souza escreveu:Boa noite a todos! gostaria de tirar algumas dúvida sobre o sistema de tração 4x4 do RN diesel. Comprei um jeep RN Sport a Diesel e este é o meu primeiro carro com tração 4x4. Tentei ler o manual do carro, mas realmente me deixou com mais duvidas sobre a tração do carro. Se alguém poder me tirar as dúvidas agradeceria muito!
O Jeep RN 4x4 Diesel é tração integral quando esta somente no modo Auto? ou neste modo ele fica sem tração nas 4 rodas?
Quando devo usar o Lock e o Low?

Daniel, já tive outras SUVs 4x4 e conheço alguma coisa sobre o assunto. Vou trazer um pouco do que eu sei, testei e li também em sites internacionais, sobre a versão Sport ou Longitude. Pelo o que tenho lido, funciona assim:

Notação:
ESP: controle de estabilidade
TRC: controle de tração

Auto: só tração dianteira até que o sistema sinta necessidade de tracionar na traseira (perda de aderência), por exemplo, curvas, chuva, estradas de chão, etc. ESP e TRC ficam ligados (por default), pois é o uso "natural" do carro.

4WD lock: torque de 50% (dianteiro) e 50% (traseiro), ou seja, 50/50. ESP e TRC ficam ligados. Embora eu recomendo desativar o controle de estabilidade na estrada de chão.

Snow: torque de 60/40 e mudança na programação do controle de tração para melhor aderência.
Sand: torque de 40/60 e mudança na programação do controle de tração, mas não sei se o ESP desliga ou não.
Mud: torque de 50/50 com ESP e TRC desligados.

O modo 4x4 Low é quando necessitamos de mais torque. No Renegade a relação é de 20:1 em Low. Ou seja, é o famoso "tratorzinho". Mas, o Low, quando ativado, ativa o lock automaticamente junto com a 1a reduzida Literalmente tem-se um "tratorzinho". Desatolei uma Duster estes dias usando o low.

Aqui tem um video interessante sobre isso. Ah, sempre que acionar o low, sugiro parar o carro, colocar em N, ligar o low, D e continuar.



Lembro que o RN não tem bloqueio de eixo, somente as cherokees, que tem um botão com um cadeado para isso (rear lock).

J.

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Daniel Villaça Souza
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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 16/2/2016, 18:29
Irado Jeb as informações!
Quando eu ativo o Lock no meu no Snow, Sand e Mund ele não ativa o Low. O Low seria mais para uma tração 4x4 com velocidades baixas e reduzidas para ele ter mais força e o Lock seria para uma tração 4x4 com velocidades maiores?
Valeu pelas dicas!
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jeb
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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 17/2/2016, 08:40
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
@Daniel Villaça Souza escreveu:Irado Jeb as informações!
Quando eu ativo o Lock no meu no Snow, Sand e Mund ele não ativa o Low. O Low seria mais para uma tração 4x4 com velocidades baixas e reduzidas para ele ter mais força e o Lock seria para uma tração 4x4 com velocidades maiores?
Valeu pelas dicas!

Daniel, justamente. Para poder se ter, teoricamente, velocidades maiores. Veja que, por exemplo, no gelo, o carro deve andar com velocidades normais de estrada. O low é para situações extremas mesmo, pois perde-se velocidade (pela nova relação na tração) mas ganha-se força. Por exemplo, sair de um atoleiro (ou tirar um carro de um atoleiro), tirar um barco pesado da água, etc...

Mas recomendo sempre, antes de testar qualquer uma das trações, fazê-los em local sem carro e conhecido, para pegar a "manha" de quando utilizá-las.

J.

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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 17/2/2016, 10:54
Showww...ótimas explicações...
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Lucho
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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 17/2/2016, 16:27
pessoal , ótima troca de duvidas e informações , obrigado !
jasalgado82
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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 12/7/2017, 18:44
Tem um video no youtube em inglês da Mopar explica um pouco tmb. Tentei postar, mas falou que não tenho permissão para postar videos
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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 12/7/2017, 20:10
@jasalgado82 escreveu:Tem um video no youtube em inglês da Mopar explica um pouco tmb. Tentei postar, mas falou que não tenho permissão para postar videos

Coloque o link!!
jasalgado82
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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 13/7/2017, 07:21
Link Mopar
https://
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ArthurMV
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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 4/8/2017, 20:27
Aproveitando o tópico: Por gentileza, poderia explicar o funcionamento do assistente de descida? Tentei ativá-lo em uma ladeira mas não consegui.

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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 5/8/2017, 13:54
@ArthurMV escreveu:Aproveitando o tópico: Por gentileza, poderia explicar o funcionamento do assistente de descida? Tentei ativá-lo em uma ladeira mas não consegui.



Paulo Frosi
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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 20/2/2018, 12:32
Perdão pela minha ignorância, sou muuuuuito novo na arte 4X4, mas por que desligar o controle de estabilidade na estrada de chão? Não seria exatamente para evitar as saídas que ele existe? E justamente onde mais ocorrem as tais "saídas de lado" é na estrada de chão. Por favor, estou questionando por não saber mesmo.
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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 20/2/2018, 14:11
@Paulo Frosi escreveu:Perdão pela minha ignorância, sou muuuuuito novo na arte 4X4, mas por que desligar o controle de estabilidade na estrada de chão? Não seria exatamente para evitar as saídas que ele existe? E justamente onde mais ocorrem as tais "saídas de lado" é na estrada de chão. Por favor, estou questionando por não saber mesmo.

Paulo, o controle de estabilidade ou (ESP - Electronic Stability Program) é um sistema eletrônico que atua diretamente nos freios ABS e funciona basicamente assim: o sistema analisa a rotação das rodas individualmente e identifica aquela que está perdendo aderência. Com o objetivo de corrigir a trajetória, são dadas "micro freadas", diminuindo (não bruscamente) a velocidade e, no caso do Renegade, ainda tem perda de torque do motor (motor perde força).

No off-road isso é péssimo, pois a condução e aderência são diferentes do asfalto e perda de aderência faz parte do off-road....

Imagine você atolado no barro e o ESP entende que você está perdendo "estabilidade".... o motor perde força e o carro fica freando... justamente no barro é o contrário, torque máximo, alta rotação e rodas "patinando".....

Esse video explica melhor o que ocorre com e sem ESP. Lembrando que somente nas versões diesel o controle de tração estabilidade pode ser ligado ou desligado, independentemente do ESP controle de tração.



J.


Última edição por jeb em 22/2/2018, 10:43, editado 3 vez(es)

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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 20/2/2018, 14:54
Jeb, tem certeza de que quando se desliga o controle de estabilidade nos flex também não desliga o controle de tração?

Tinha quase certeza de que desligava o TC também...

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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 22/2/2018, 10:42
@Chamber escreveu:Jeb, tem certeza de que quando se desliga o controle de estabilidade nos flex também não desliga o controle de tração?

Tinha quase certeza de que desligava o TC também...

Chamber. Fiz o teste aqui em casa na versão flex, e quando acionamos o botão, aparece que o controle de tração está desligado. Teoricamente o controle de estabilidade continua ligado.

Na versão diesel idem, porém ainda se segurar o botão por +- 5 segundos, ele mostra no painel que o controle de estabilidade está sendo desligado. Acredito que, se no flex desligasse o controle de estabilidade, ele teria o mesmo recurso.

Aqui tem uma discussão interessante sobre o assunto: http://jeeprenegadeclube.forumeiros.com/t1221-afinal-quando-utilizar-o-controle-de-tracao

J.
ps: na hora de escrever eu troquei as bolas da mensagem, já fiz a correção.

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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 23/2/2018, 08:45
Sobre o controle de tração, eu aprendi que ele tem duas formas de atuação

Quando apenas uma das rodas perde tração, ele aciona o freio individualmente dessa roda. Quando ambas as rodas perdem tração, ele atua na força do motor, diminuindo o torque

Ao se apertar o botão de desligar o controle de estabilidade, o TC também é desligado apenas na atuação do torque do motor

Minha dúvida é se ao fazer o pressionamento por 5 segundos do botão, também se desabilita a atuação dos freios do TC

A hora que pegar uma estradinha de terra vou testar isso...

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Re: TRAÇÃO 4X4 - RENEGADE DIESEL

em 23/2/2018, 10:25
Chamber.

É verdade que o controle de tração (TRC) controla motor e o freio (pode sim aplicar frenagens), porém a calibragem da frenagem é em relação à tração, ou seja, digamos que o sistema percebe que precisa abruptamente diminuir o torque, ele irá acionar os freios. Lembrando que a leitura da velocidade de roda é feita pelo ABS.

Já o controle de estabilidade (ESC) só atua nos freios, mas existe um módulo que determina se o veículo está saindo da trajetória em subesterço... aí o sistema freia tentando corrigir a trajetória.

Pensando assim, temos 4 possibilidades:

1. TRC ON / ESC ON : motor e freios sendo controlados.
2. TRC OFF / ESC OFF : nada controlado (se bem que tem alguns mercedes e audis que, mesmo o ESC desligado, ele pode ser ligado automaticamente em casos extremos).
3. TRC OFF/ ESC ON : o sistema só atuará nos freios quando sair da trajetória.
4. TRC ON / ESC OFF : o sistema atuará no motor e nos freios, a favor da tração.

Mas, como o sistema do Renegade trabalha TRC + ESP, é possível que haja uma atuação distinta do usual da literatura desses sistemas, ainda mais na versão 4x4 em que o controle de tração atua nas 4 rodas.

Só não entendi quando diz que "Ao se apertar o botão de desligar o controle de estabilidade, o TC também é desligado apenas na atuação do torque do motor", pois não se tem no flex o botão de desligar o ESC, mas sim o de TRC.

Sobre "Minha dúvida é se ao fazer o pressionamento por 5 segundos do botão, também se desabilita a atuação dos freios do TC", no caso do diesel, o desligamento é por completo do sistema de TRC, pois já fiz este teste... é incrível a diferença, principalmente am aclives lisos e em baixa velocidade.

O bom mesmo é fazer o teste no flex, como você disse.
J.

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