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Flávio Roberto Abreu Bran
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Friso lateral  Empty Friso lateral

em 11/5/2018, 10:53
Bom dia. Comprei o friso original MOPAR pela internet, porém a concessionária não instala nada que não seja comprado lá. Um instalador da concessionária me relatou que estão usando uma tal cola chamada primer para dupla face, pois sem essa cola o friso rapidamente se solta da lataria do carro. Alguém aqui instalou com e sem essa cola primer? Ela mancha ou estraga a pintura ?
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Friso lateral  Empty Re: Friso lateral

em 11/5/2018, 11:52
Tbém queria saber dessa cola. Instalei na css e voltei 4 vezes, pq estava descolando. Fui numa oficina que só faz embelezamento de carros, tbém não conseguiu. Em resumo, fico apertando sempre as pontas e vou levando. Todas as vezes foi com fitas 3M. Por fim a css me ofereceu devolver o dinheiro dos protetores e falou q nunca mais ía trabalhar com esses frisos. Só que eu preciso deles, garagens e estacionamentos muito apertados. Por isso tenho interesse.
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Friso lateral  Empty Re: Friso lateral

em 11/5/2018, 17:07
Pessoal

No meu instalei há quase 2.5 anos sem essa cola e até agora está ok. Porém, fiz um esquema diferente do usual. Meu friso é original Mopar.

Na primeira instalação, instalei normal. Uns dias depois começou a descolar. Acabei tirando tudo.

Desanimado e conversando com um amigo funileiro (contando o caso), ele me indicou limpar a lataria com um desengraxante profissional, usado por funileiros. Aí, ele me deu um pouco e limpa tudo mesmo, uma beleza.

Mas como eu havia tirado, perdeu a cola do friso. Foi aí que tive a ideia de (re)aplicá-la, mas usando uma fita específica, a 3M duplaface automotiva.

Friso lateral  Fita-automotiva-5369-12mm-x-3m-frisos-e-calhas-3m-D_NQ_NP_865635-MLB27119848566_042018-F

Deu um trabalhão "limpar" a fita original, mas deu certo. Antes de aplicar a fita nova, eu utilizei uma cola forte (tipo araldite) para fixar entre a fita e o friso (não na lataria, pelo amor de Deus!).

Nunca mais tive problema. Inclusive consegui aplicar a fita em volta do retângulo do emblema "Renegade" que entra poeira e água, vedando 100%.

ps: uma informação adicional. Tem que segurar o friso por uns 10 minutos para a cola da fita fixar definitivamente. Para isso eu deixei o carro ao lado de um muro e com um pedaço de madeira (e feltro nas pontas), ficou segurando o friso.

J.

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em 11/5/2018, 17:56
Jeb no meu foi feito tudo isso, lógico que se deve ter feito alguma coisa errada. Na ultima, a oficina, falou que deveria passar um desengraxante etc e tal. Foi a que ficou, só q vai se soltando..rsrsrs. Fiz ate o escoramento nas paredes, como vc fez...Só faltou a cola na fita e friso. Quem sabe...em tempo, o friso é mopar.
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em 11/5/2018, 18:25
Existe um primer promotor de aderência da fita dupla face. No ML vc encontra para venda. Vi embalagens pequenas, O pessoal deve comprar a lata da 3M e reemblar para diminuir o custo.
Vc aplica o primer na peça. deixa secar um período e depois a fita dupla face...

https://lista.mercadolivre.com.br/primer-promotor-de-aderencia-para-fita-dupla-face

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em 11/5/2018, 19:52
Lorenzo, vou pesquisar isso.
Obrigado
Tonsic
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em 11/5/2018, 20:21
Andei dando uma lida no assunto. Fiquei preocupado pq parece que tem que passar na lataria tbém. Será que não fiaria bom se aplicasse só no friso? Vc aplicou na lataria tbém?? Poderia dar uma orientação.
Obg
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em 12/5/2018, 14:23
O manual de serviço diz para lavar o carro, depois limpar o lugar onde vai ser fixado o friso com álcool isopropílico e o friso é colado com fita dupla face da 3M que já vem no friso. Tem uma dica para fazer a instalação com temperatura entre 25 e 40 graus e tem também a indicação para não instalar em dias chuvosos ou de muita umidade e não molhar nas 48 horas após a instalação.
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em 13/5/2018, 08:16
@fernandosousa escreveu:O manual de serviço diz para lavar o carro, depois limpar o lugar onde vai ser fixado o friso com  álcool isopropílico e o friso é colado com fita dupla face da 3M que já vem no friso. Tem uma dica para fazer a instalação com temperatura entre 25 e 40 graus e tem também a indicação para não instalar em dias chuvosos ou de muita umidade e não molhar nas 48 horas após a instalação.

Não colei friso no meu RN - acho-o mais bonito com a lateral "limpa" e o nome do modelo em destaque -, mas, qdo o fiz na Duster que tinha, bastaram limpar a região com álcool, aplicar o produto na sombra e o carro não tomar chuva. Fiquei 3 anos com o carro e ficou perfeito.
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Flávio Roberto Abreu Bran
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em 16/5/2018, 17:17
Instalei o friso MOPAR hoje. Um ex funcionário da concessionária e que instalava os acessórios lá colocou pra mim. Limpamos a região com álcool, passamos a tal cola primer na lataria e por fim fixamos o friso com a fita dupla face que acompanha ele. Segundo o instalador, com essa cola primer não terei problemas. Antes as concessionárias instalavam apenas com fita dupla face e rapidamente o friso se soltava causando diversos retornos e retrabalhos. Friso lateral  20180511
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em 6/5/2020, 15:08
Pessoal fui instalar o friso hj no meu RN e o emblema está mais pra trás. Alguém ja pegou assim?
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moscanogelo
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em 16/6/2020, 09:15
Pessoal, seguinte. No meu PCD eu mesmo instalei o friso. Vou tentar relatar aqui o passo a passo:
=> coloquei o friso apoiado na porta para demarcar o lugar e verificar o nível, para não ficar torto.;
=> feito isso , marquei com fita crepe em cima e em baixo do friso;
=> em vez de primer, utilizei cola de contato (a famosa cola de sapateiro); boa viscosidade, dá para espalhar legal e tem ótima aderência;
=> esperei a cola secar, vim com o friso, retirei a película protetora da fita dupla face aos poucos e fui colando ele;

Trabalho perfeito, sem rebarbas e todos os cantos devidamente colados.

Espero ter ajudado.
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