Siga-nos:
Instagram--------------------------------------------Facebook--------------------------------------------Youtube--------------------------------------------
Anuncios
Compartilhe
Ir em baixo
CAIO1987
Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/04/2018
Idade : 31
Localização : São Luiz

ELIMINAÇÃO DPF - FUMAÇA

em 6/4/2018, 03:58
Olá amigos. Sou novo no forum. Tenho um RN Sport Diesel 2015, dos primeiros que saíram, com 90 mil km rodados. Por algumas vezes tive que levar meu carro na concessionária para fazer regeneração do filtro DPF, onde me foi informado que era pelo fato de eu rodar muito na cidade e o sistema não ter tempo para fazer o processo. Depois que saiu da garantia pensei em mandar remover esse filtro e fiz o serviço em uma dessas casas de reprogramação, processo que eles chamam de DPF OFF. No processo além de reprogramarem a central, foram retirados alguns sensores que ficam no escapamento. Rodei vários dias e tudo normal. Ocorre que fiquei pensando que o filtro iria ficar obstruído e como o sistema estava desligado, não iria acusar no painel. Por esse motivo resolvi mandar remover fisicamente o DPF. Durante o processo nos deparamos com mais sensores, ao todo, contando com os já retirados quando da reprogramação e com os os demais que só foram removidos após a retirada física do DPF, foram ao todo 6 sensores pro meu espanto. Feito a remoção do DPF, de logo começou uma fumaça meio clara azulada e apareceu uma mensagem de verificar motor no painel. Agora fiquei bem preocupado de ter dado algum problema no motor ou na turbina, embora não tenha sido feito nada neles, somente a remoção do DPF. Sei que não tem nada haver com a emissão normal de fumaça de motor diesel sem DPF pq a fumaça teria de ser preta, e nessa cor meio azulada parece ser queima de óleo do motor. O estranho é que foi somente quando retirado fisicamente o DPF e desligado esses outros 4 sensores que não foram retirados fisicamente na reprogramação. Por medo, já estou pensando em reinstalar o DPF e mandar reprogramar pra voltar a programação original, ou seja, tudo de volta, depois de todo o dinheiro gasto. Alguém pode me dar uma opinião do que pode ser essa fumaça e de como proceder?
luizeduardo
Mensagens : 110
Pontos : 132
Reputação : 10
Data de inscrição : 21/09/2016
Idade : 42
Localização : São Paulo
Modelo do Carro : A3 Ambition

Re: ELIMINAÇÃO DPF - FUMAÇA

em 6/4/2018, 08:26
Afeeee... o que vc foi fazer colega?
Volte tudo pro lugar e acenda uma vela p/ dar tudo certo!
Andershow
Mensagens : 22
Pontos : 34
Reputação : 12
Data de inscrição : 27/11/2016
Idade : 30
Localização : Serra gaúcha

Re: ELIMINAÇÃO DPF - FUMAÇA

em 6/4/2018, 09:46
Achei o procedimento muito sem noção! No escapamento dos carros temos sensores que auxiliam no funcionamento do motor, como por exemplo a sonda lambda, que indica a presença de oxigênio no escapamento e auxilia no ajuste da mistura ar/combustível.

Existem outros sensores que verificam a presença de poluentes no escapamento, e podem limitar a potência do motor para evitar que ele gera muita poluição. Já tive um carro que a cerâmica do catalisador quebrou, e como a filtragem não era mais eficiente, o painel começou a acusar um erro devido ao nível de poluição fora do normal que o veículo estava gerando.

Te recomendo desfazer tudo o que fez, até porque é uma atitude um pouco irresponsável andar por aí sem filtro, gerando poluição desnecessária.
CAIO1987
Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/04/2018
Idade : 31
Localização : São Luiz

Re: ELIMINAÇÃO DPF - FUMAÇA

em 9/4/2018, 17:15
Obrigado amigos, na verdade era só o sensor mesmo, aí a fumaça era em decorrência da mistura errada de ar - combustível. Trocado o sensor, problema da fumaça resolvido.
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum