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21/11/2017, 11:00
Bom Dia,

Antes de ter o Jeep Renegade 1.8 Automatico 17/17 eu tinha um ford focus 2.0 2013 Titanium, mas resolvi trocar o estilo desta vez.
Eu sempre perguntava para alguem que tinha Jeep, o que a pessoa preferia, um sedan ou o próprio Jeep. Nunca obtive uma resposta concreta, pois, agora sei que são mundos totalmente diferentes. E se alguem me fazer a mesma pergunta, tambem não tenho resposta.
Pois bem...
Os pontos mais complicados para o meu perfil (Casado com 2 filhos) são:
1- Consumo: No Alcool 4.0 KM/L na cidade e Estrada: 7.5 KM/L
2- Torque: Comparado ao sedan antigo que eu tinha parece que o carro esta travado
3- Bagageiro: Isto é contornável com um acessório, quando preciso viajar.

Vendo alguns posts na internet me deparei com o F1-Z Supercharger, muitos diziam que não ia ajudar outros que ajudaria bastante nos problemas que eu estava vivenciando... mas decidi comprar, pelo baixo custo que achei. A instalação não demorou mais do que 5 minutos e para isto utilizei 2 ferramentas, 1 chave philips e uma chave de fenda normal.

Relato dos 200 KM que andei.
1- Aquele atraso na aceleração melhorou muito, esta quase próximo, muito pouca diferença, de quando eu ligava a tecla Sport.
2 - Consumo melhorou na estrada. Antes da instalação andando com alcool na velocidade de 120-140 fazia 7.9 agora fez 8.4, mas é dificil saber pois, não foi o mesmo trecho.

Minhas impressões:
Valeu apena colocar este dispositivo, o próximo dispositivo que vou colocar vai ser um filtro intake (cachimbo), mas ainda esta chegando, pois, no Brazil é muito caro para comprar para um teste apenas, por isto comprei no exterior.
Depois faço um outro post de como vai se comportar com os 2 novos acessários e as minhas impressões.

Um grande abraço a todos.

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Volnei C. Garcia
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21/11/2017, 12:37
Volnei,

Desculpe a ignorância, mas o que seria isso?
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21/11/2017, 23:43
A Quatro Rodas fez o teste deste produto, e reprovou o mesmo:
https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/duplo-vortec-cyclone/

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22/11/2017, 09:05
Continuo sem saber o q danado é isso.

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22/11/2017, 21:14
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@Daniel Gadê escreveu:Continuo sem saber o q danado é isso.
Clica no link que esta no meu primeiro post

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23/11/2017, 08:10
@Chamber escreveu:
@Daniel Gadê escreveu:Continuo sem saber o q danado é isso.
Clica no link que esta no meu primeiro post

É como se fosse uma turbina, com muito menos (muito menos) pressão, pelo menos é isto que eu entendo.

Minha experiência pessoal com o acessório foi satisfatória para reduzir a minha reclamação sobre o torque, principalmente na arrancada, melhorou aquele problema de acelerar e só depois o carro começar a realmente arrancar. (atraso do acelerador, acho que chamam por este nome)
Já no consumo, como eu disse, agora já andei 300 KM com etanol e a diferença não foi muita entre 0.4-0.5 KM/L a mais. Antes fazia 7.9 agora ta fazendo 8.3-8.4 KM/L em um percurso 70% estrada e 30% urbano.

Se alguma oficina especializada ou revista reprovou... então não é a minha realidade e contesto, pois minha experiência esta descrita acima

O meu eu comprei no aliexpress e não tenho interesse algum em fazer propaganda do acessório, mas tentar ajudar, quem como eu acha que o jeep tem alto consumo de combústível.

Se alguem tiver alguma outra dica, agradeço imenso.

Muito Obrigado

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Volnei C. Garcia
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23/11/2017, 10:23
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Esses chips, modes, filtros acessórios mágicos, conseguem melhorar a potência e diminuir o consumo..
Incrível.. a engenharia que projetou o carro não sabe, mas um cara entusiasmado conseguiu...
É possível? possível é...
É provável? não.
Tirar o atraso do acelerador é fácil.. isso não aumenta a potência.
Melhorar o consumo??
Com uma reprogramação?
Enfim, o que importa é a satisfação do usuário
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Andershow
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23/11/2017, 16:05
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É engraçado que sempre que o assunto é alterações na mecânica do carro, na suspensão, iluminação, etc, sempre fazem este comentário "se fosse fácil assim a fábrica já teria feito" ou "o engenheiro passa anos pesquisando um arranjo de suspensão, tu vai lá e muda achando que vai ficar melhor".

O fato é que estes veículos considerados "de passeio" (diferente dos esportivos, aonde a ideia é tirar o máximo de desempenho do conjunto) são projetados visando atender uma série de normas regulamentadoras de emissão e segurança, mas especialmente, são feitos para suportarem diversos usos e abusos, desde combustível ruim até o dono que se passa na troca de óleo ou aquela pessoa que já sai da garagem com o pé no fundo, sem respeitar o tempo de aquecimento do motor para o óleo atingir a viscosidade certa.

Então todo motor é feito com uma "margem de segurança", e o que é feito quando o motor é reprogramado (a chipagem) é "remover" esta margem de segurança, de modo que o motor vai ter um desempenho melhor, mas o dono precisa fazer a troca de óleo no tempo certo e ter o cuidado de usar combustível de qualidade, em algumas reprogramações o carro passa a rodar somente no álcool ou podium, a seguir vou explicar porque.

É sim possível tornar o carro mais potente e econômico (sim, os dois) com uma reprogramação do motor, basta atrasar o ponto de ignição da mistura ar/combustível, desta forma o aproveitamento da energia liberada pela detonação será maior. Mas então por que não vem assim de fábrica? Porque se for usado um combustível de má qualidade pode ocorrer a pré-detonação da mistura, e isso é ruim... Tão ruim que pode quebrar o motor! Por isso que alguns motores são reprogramados e só podem rodar usando gasolina de alta octanagem (ex.: podium) ou álcool, pois estes combustíveis possuem uma maior resistência à detonação. Por isso que alguns carros esportivos SÓ podem usar gasolina de alta octanagem, pois eles já vem com o motor ajustado para uma maior taxa de compressão de fábrica.

Ponto de ignição é só um exemplo, vários outros ajustes podem ser feitos na reprogramação do motor, é uma infinidade de parâmetros que podem ser alterados na central do carro, de modo que sim, o carro fica mais potente em situações em que você exige mais do motor e mais econômico em situações que você anda "na boa". Mas a consequência é a de que isto torna o motor mais sensível, cuidados devem ser tomados.

Outra questão é o fator comercial, o mesmo motor é usado em vários carros da mesma marca. Por isso os engenheiros não tem a intenção de extrair o máximo de potência possível dele, eles podem vender o carro com o motor mais limitado, para depois lançar uma versão "sport" com mais potência apenas reprogramando o mesmo motor, ou reservar este aumento de potência para a versão do ano seguinte do veículo, tendo uma potência maior como argumento de venda.

Peço desculpas pelo post longo, só acho muita ingenuidade achar que todos os carros já vem otimizados ao máximo de fábrica, e se basear nisso pra dizer que todas as soluções de aumento de potência sem alterações físicas no motor são pura enganação.

Fonte: http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/tecnica/tecnologia-por-que-os-motores-andam-tao-complicados/ e http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons-tecnico/detonacao-motor-batendo-pino-por-que-acontece-e-como-evitar/

Sobre esse F1-Z Supercharge, acho muito improvável que um ventilador elétrico consiga produzir uma pressão de ar suficiente para causar um aumento de potência no motor. Acho que tem mais chance disso piorar, limitando a passagem de ar em altas rotações, do que causar alguma melhora. Só acredito nos ganhos se for provado com teste em dinamômetro, mas por via das dúvidas, eu iria sugerir tirar ele e ver se o consumo realmente piora e se o atraso no acelerador volta a acontecer imediatamente após retirar. Depois coloca de volta e vê se volta a melhorar.
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23/11/2017, 20:45
Há que se considerar que Toda mudança tem um lado psicológico.
Qualquer coisa que se altera, o dono vai jurar de "pé junto" que o carro melhorou. É o famoso efeito placebo

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24/11/2017, 08:05
Com certeza, por isso que eu recomendei tirar, testar novamente sem ele e depois recolocar. Até porque, se o carro é novo tem o amaciamento do motor, talvez o referido ganho tenha sido só o motor que tenha amaciado.

Mas como eu falei, a única maneira de ter certeza que o negócio traz ganhos de potência é através de teste no dinamômetro.

@Chamber escreveu:Há que se considerar que Toda mudança tem um lado psicológico.
Qualquer coisa que se altera, o dono vai jurar de "pé junto" que o carro melhorou. É o famoso efeito placebo
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24/11/2017, 12:49
Aumentar desempenho? Parece possível.
Melhorar consumo? Parece possível
Melhorar os dois, sem consequência alguma para o carro?
Extrair mais performance de um motor que já parece no limite para o peso do carro e, de quebra, melhorar o consumo?
A própria explicação acima corrobora essa dificuldade, pelo risco ao motor.
Enfim.. cada um com suas impressões  né?



@Chamber escreveu:Há que se considerar que Toda mudança tem um lado psicológico.
Qualquer coisa que se altera, o dono vai jurar de "pé junto" que o carro melhorou. É o famoso efeito placebo
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24/11/2017, 13:22
@Andershow escreveu:Com certeza, por isso que eu recomendei tirar, testar novamente sem ele e depois recolocar. Até porque, se o carro é novo tem o amaciamento do motor, talvez o referido ganho tenha sido só o motor que tenha amaciado.

Mas como eu falei, a única maneira de ter certeza que o negócio traz ganhos de potência é através de teste no dinamômetro.

@Chamber escreveu:Há que se considerar que Toda mudança tem um lado psicológico.
Qualquer coisa que se altera, o dono vai jurar de "pé junto" que o carro melhorou. É o famoso efeito placebo

Anderson,
Muito obrigado pela explicação, como sou leigo no assunto, foi realmente de grande valia.

Vou fazer o teste que vc esta falando e coloco o resultado aqui em um post tambem.

Valeu pela atenção e pela forma realmente bacana que vc respondeu.

Um grande abraço.

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7/1/2018, 16:44
De fato é possível conseguir um melhor consumo e um pouco mais de potência alterando mistura e ponto de ignição.O que ocorre é que as fábricas "protegem" um pouco a durabilidade do motor para evitar situações de quebras e garantia.Desta forma as fábricas deixam a mistura um pouco rica em excesso em situações de carga e também sacrificam a curva de ignição.A Dastek da Africa atravez de um pequeno modulo instalado no chicote consegue empobrecer a mistura e recurvar a ignição de forma que se tenha ganhos,mas o combustível tem que estar correto sem adulterações.Tudo gira em torno de razão estequiométrica ar x combustível.No RJ a Dastek instala,testa em dinamômetro e imprimi as novas curvas onde fica claro e explicada a diferença.
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