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Localização : São Luís-MA
Relato de uma Viagem de 800Km
12/9/2016, 11:29
Fala pessoal!
Quero compartilhar com vocês o relato de uma viagem que fiz com minha família a bordo do Renegade Longitude Diesel da minha sogra, partindo de São Luís/MA até a cidade de Santa Luzia do Paruá/MA, distante 400km.
A VIAGEM
Partimos 07 de setembro, às 05:30 da manhã, com o intuito de pegar menos trânsito, pois dia 08 também foi feriado aqui (aniversário da Cidade) e muita gente imprensaria o dia 09 pra curtir o feriadão...
Podemos dividir a viagem em 02 trechos:
- 1º trecho de aproximadamente 150km, com trânsito moderado, com poucas oportunidades de ultrapassagem e rodovia com nível pouco satisfatório de pavimentação
- 2º trecho de cerca de 250km com trânsito leve ou quase nada, com pavimentação excelente.
A IDA
1º Trecho
Nesse primeiro trecho, quase não consegui usar o cruise control, pois o acelera e reduz era constante, com eventuais paradas...
Nessa parte, deu pra sentir que o câmbio poderia ser melhor escalonado, especialmente da 3ª pra 4ª... Senti o carro meio amarrado na 3ª marcha, tendo que recorrer diversas vezes ao paddle shift - mesmo com o câmbio em D.
Outra coisa sobre o câmbio, é que o paddle shift não dá tanta liberdade assim... Mas... Tudo bem.
Uma coisa que me chamou a atenção foi a maciez da suspensão. Mesmo com desníveis e remendos na estrada, o Jeepinho mostrou-se muito confortável e quase não balançava... Não dava aquele solavanco típico das pickups nas lombadas... A família agradeceu!!! Nota dez!
2º Trecho
Saindo do trânsito moderado e estrada ruim e entrando num trecho de excelentes condições, deu pra sentir melhor a força do Jeepinho...
Travei o cruise control em 130km/h e a média de combustível foi de 11.6 km/l.
Antecipava as trocas de marcha, especialmente da 7ª pra 8ª e pra 9ª e não senti tanta diferença com a 9ª...
Nos episódios de ultrapassagem, os 35kgfm de torque mostraram-se mais que suficientes e quase sempre reduzia pra 5ª ou 6ª pra obter a melhor faixa de torque! Fiquei impressionado com a força do bichinho...
NA FAZENDA
Chegando no destino, o acesso à fazenda é de 6km de terra/piçarra, com alguns desníveis bruscos e buracos que exigem mais cautela.
Novamente, a suspensão fez toda diferença!!!
Nesse trecho, resolvi usar o câmbio no modo sequencial, pra sentir um pouco melhor as trocas de marcha pelo paddle shift. A primeira coisa que notei: o carro geralmente sai de 2ª (!). Acho que a 1ª só é exigida em situações mais específicas, que demandem mais torque... Será?!?
A VOLTA
Retornamos a São Luís da manhã do domingo (11), para evitar o trânsito mais pesado da volta do feriadão, quando todo mundo retorna à cidade no final do dia.
No 2º trecho (que passou a ser o 1º da volta), o trânsito era praticamente inexistente. Quase não havia carros...
Travei o cruise control a 140km/h e senti o consumo de combustível cobrar seu preço: 10,4km/l
Ao chegar no 2º trecho da volta - o de 150km - o trânsito começou a ficar moderado, pois concentra rodovias de 3 origens... Daí, a velocidade caiu, mas o trânsito fluiu melhor que na ida. Dava pra ultrapassar tranquilamente e o Jeepinho mostrou toda sua valentia novamente!
Com cruise control usado com menos frequência e com velocidade média menor, o consumo de combustível melhorou, chegando na casa dos 11km/l.
Disso tudo, só tenho uma única reclamação do carro. Nem é uma reclamação, na verdade... Achei o porta-malas pequeno. Éramos 3 adultos e 2 crianças. Tudo bem que é um carro com uso majoritariamente urbano com eventualmente usado em viagem...
Creio que pra uma viagem mais longa, o porta-malas não nos atenderia bem!
Algumas fotos do bichinho...
Quero compartilhar com vocês o relato de uma viagem que fiz com minha família a bordo do Renegade Longitude Diesel da minha sogra, partindo de São Luís/MA até a cidade de Santa Luzia do Paruá/MA, distante 400km.
A VIAGEM
Partimos 07 de setembro, às 05:30 da manhã, com o intuito de pegar menos trânsito, pois dia 08 também foi feriado aqui (aniversário da Cidade) e muita gente imprensaria o dia 09 pra curtir o feriadão...
Podemos dividir a viagem em 02 trechos:
- 1º trecho de aproximadamente 150km, com trânsito moderado, com poucas oportunidades de ultrapassagem e rodovia com nível pouco satisfatório de pavimentação
- 2º trecho de cerca de 250km com trânsito leve ou quase nada, com pavimentação excelente.
A IDA
1º Trecho
Nesse primeiro trecho, quase não consegui usar o cruise control, pois o acelera e reduz era constante, com eventuais paradas...
Nessa parte, deu pra sentir que o câmbio poderia ser melhor escalonado, especialmente da 3ª pra 4ª... Senti o carro meio amarrado na 3ª marcha, tendo que recorrer diversas vezes ao paddle shift - mesmo com o câmbio em D.
Outra coisa sobre o câmbio, é que o paddle shift não dá tanta liberdade assim... Mas... Tudo bem.
Uma coisa que me chamou a atenção foi a maciez da suspensão. Mesmo com desníveis e remendos na estrada, o Jeepinho mostrou-se muito confortável e quase não balançava... Não dava aquele solavanco típico das pickups nas lombadas... A família agradeceu!!! Nota dez!
2º Trecho
Saindo do trânsito moderado e estrada ruim e entrando num trecho de excelentes condições, deu pra sentir melhor a força do Jeepinho...
Travei o cruise control em 130km/h e a média de combustível foi de 11.6 km/l.
Antecipava as trocas de marcha, especialmente da 7ª pra 8ª e pra 9ª e não senti tanta diferença com a 9ª...
Nos episódios de ultrapassagem, os 35kgfm de torque mostraram-se mais que suficientes e quase sempre reduzia pra 5ª ou 6ª pra obter a melhor faixa de torque! Fiquei impressionado com a força do bichinho...
NA FAZENDA
Chegando no destino, o acesso à fazenda é de 6km de terra/piçarra, com alguns desníveis bruscos e buracos que exigem mais cautela.
Novamente, a suspensão fez toda diferença!!!
Nesse trecho, resolvi usar o câmbio no modo sequencial, pra sentir um pouco melhor as trocas de marcha pelo paddle shift. A primeira coisa que notei: o carro geralmente sai de 2ª (!). Acho que a 1ª só é exigida em situações mais específicas, que demandem mais torque... Será?!?
A VOLTA
Retornamos a São Luís da manhã do domingo (11), para evitar o trânsito mais pesado da volta do feriadão, quando todo mundo retorna à cidade no final do dia.
No 2º trecho (que passou a ser o 1º da volta), o trânsito era praticamente inexistente. Quase não havia carros...
Travei o cruise control a 140km/h e senti o consumo de combustível cobrar seu preço: 10,4km/l
Ao chegar no 2º trecho da volta - o de 150km - o trânsito começou a ficar moderado, pois concentra rodovias de 3 origens... Daí, a velocidade caiu, mas o trânsito fluiu melhor que na ida. Dava pra ultrapassar tranquilamente e o Jeepinho mostrou toda sua valentia novamente!
Com cruise control usado com menos frequência e com velocidade média menor, o consumo de combustível melhorou, chegando na casa dos 11km/l.
Disso tudo, só tenho uma única reclamação do carro. Nem é uma reclamação, na verdade... Achei o porta-malas pequeno. Éramos 3 adultos e 2 crianças. Tudo bem que é um carro com uso majoritariamente urbano com eventualmente usado em viagem...
Creio que pra uma viagem mais longa, o porta-malas não nos atenderia bem!
Algumas fotos do bichinho...
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